• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

    REITZ-Bruna-Tuon-CasaCor-

    Refúgio de Memórias promove encontro de gerações

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

    academia fiesc de negócios

    FIESC incentiva o design autoral como diferencial estratégico

    exposição veras design-foto-soninha vill

    Abertura da exposição de design catarinense Veras Design lota centro cultural

    concurso-GUERRA SIARCOS ARQUITETURA

    Concurso promovido pelo NCD tem inscrições abertas até final de abril

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

    REITZ-Bruna-Tuon-CasaCor-

    Refúgio de Memórias promove encontro de gerações

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

    academia fiesc de negócios

    FIESC incentiva o design autoral como diferencial estratégico

    exposição veras design-foto-soninha vill

    Abertura da exposição de design catarinense Veras Design lota centro cultural

    concurso-GUERRA SIARCOS ARQUITETURA

    Concurso promovido pelo NCD tem inscrições abertas até final de abril

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Artigos › ARTE ROMÂNICA – a força do cristianismo nas artes

ARTE ROMÂNICA – a força do cristianismo nas artes

Por Maria Pilar Arantes
09 out 2018
em Artigos
Figura 5: Portada de pedra entalhada da Igreja do Monastério de Santa Maria de Ripoll, século XI.

Figura 5: Portada de pedra entalhada da Igreja do Monastério de Santa Maria de Ripoll, século XI.

CompartilharTweetarEnviar

Este é o terceiro artigo da arquiteta Maria Pilar Arantes, que atualmente mora na Espanha onde cursa História da Arte. Pilar é colaboradora do portal ArqSC para o qual escreve apontando seu olhar para o país. Pilar é pós-graduada em Arquitetura e História das Cidades pela Universidade Federal de Santa Catarina e fundadora e diretora do Centro de Artes e Design, um centro de pesquisa, formação e difusão do design de interiores e das artes, em cujos cursos já se formaram, desde 1999, mais de 5 mil pessoas. É escritora e registra suas viagens por meio de fotografias.

Acesse aqui o primeiro artigo Olhar sobre Espanha – arquitetura e arte na península ibérica e o segundo Uma viagem no tempo da arquitetura e da arte espanhola

Um dos estilos mais representativos da Espanha medieval é o românico. Encontramos igrejas, monastérios e castelos românicos tanto no pequenino pueblo de 200 habitantes, quanto em cidades enormes como Madrid e Barcelona.

Figura_1_Ripoll_fachada (600x800)
Figura 1: Fachada da Igreja de Santa Maria de Ripoll, século X, Catalunha.

O românico surge em meados do século XI e se estende até próximo do XIII. A arquitetura, a escultura e a pintura monumental se uniram para compor o edifício religioso, experimentando um florescimento de visão de conjunto nunca visto antes no mundo cristão. Em torno do ano 1100 ocorre a maturidade do estilo na Espanha, quando existe uma linguagem plástica comum em todos os reinos cristãos ocidentais.

O século XI então, representa um ponto de inflexão na história ocidental devido ao esplendor cultural e econômico que se inicia, e impulsiona a construção de edifícios com diretrizes estéticas semelhantes e que vão dar um impulso ao cristianismo como jamais visto, iniciando uma grande fase de peregrinações religiosas que também serão responsáveis por grande parte da configuração arquitetônica das igrejas.

Figura_2_Sant_Joan_Abadesses_abside (800x389)
Figura 2: Igreja de San Joan de les Abadesses, século XI. Os típicos elementos românicos na fachada.
Figura 3: Fachada posterior (ábside e campanário) da Igreja de Sant Vicenç de Torelló, Catalunha.
Figura 3: Fachada posterior (ábside e campanário) da Igreja de Sant Vicenç de Torelló, Catalunha.

Na arquitetura, o românico se impõe com uma estética que impressiona pela robustez, pela força, pela qualidade artística dos relevos em suas fachadas repletas de símbolos da história do cristianismo. Recebe por isso dois apelidos significativos: “as fortalezas de Deus” – indicando que dentro da igreja (como instituição) você está protegido do mal – e para isso todo um arsenal de símbolos como as gárgulas que se projetam da fachada lembram dos perigos do pecado; os evangelistas e Jesus Cristo representados nos portais das igrejas lembram a proteção de Deus a quem tem fidelidade e leva uma vida imitando a Cristo e os mártires; e as impressionantes paredes, teto e piso construídos em pedras cuidadosamente talhadas e encaixadas, formando grossos volumes que te fazem sentir pequeno frente à grandiosidade de Deus, e suscetível às tentações do pecado se não estiver devidamente blindado pela igreja.

Figura 4: Capitéis românicos do Claustro do Monastério de Sant Maria de Ripoll, século XI, Catalunha.
Figura 4: Capitéis românicos do Claustro do Monastério de Sant Maria de Ripoll, século XI, Catalunha.

Outro apelido dado às igrejas românicas é “bíblias de pedra”, devido à riqueza de informações na forma de entalhe de pedra dispostos nos portais, nos capitéis das colunas, nas pinturas murais, nos retábulos das igrejas e nas esculturas, que catequizam o povo iletrado e ignorante da Idade Média. Passagens bíblicas do antigo e novo testamentos, o exemplo de vida e fé dos evangelistas, e por fim a escatologia apresentando o Cristo vitorioso sobre a morte e o mal (nesta época ainda não se representava o Cristo padecendo dores).

Figura 5: Portada de pedra entalhada da Igreja do Monastério de Santa Maria de Ripoll, século XI.
Figura 5: Portada de pedra entalhada da Igreja do Monastério de Santa Maria de Ripoll, século XI.

Todos dizem que Deus não pode ser contido dentro de edifícios, com o que eu particularmente concordo. Mas é inegável que a habilidade humana para as artes conseguiu através da arquitetura, da pintura e da escultura, emocionar as pessoas  a tal ponto de transcendência que é impossível sair de uma igreja românica sem ter feito ao menos uma singela oração. Quando você tem a oportunidade de visitar uma igreja românica e sentar-se durante alguns momentos para contemplar o impressionante silêncio do qual se desfruta em seu interior, somado à penumbra que é quebrada apenas pelos pequenos fachos de luz que entram pelas pequenas aberturas, será induzido a meditar por alguns minutos pelo menos. Entrará num estado de calma interior, de quietude da mente, que te levará a elevar alguns pensamentos sobre o que há além deste mundo barulhento e materialista que vivemos.

Mesmo quando se sabe que uma das motivações para as construções das imponentes igrejas românicas tenha sido mostrar o poder eclesiástico e real, parece que Deus permitiu já desde os primórdios que a arquitetura fosse usada para levar o homem a transcender a uma dimensão espiritual muito especial. Nunca se sai de uma igreja românica com a mesma condição emocional com que entrou. E isso sem citar ainda os monastérios! Pois a maioria das igrejas românicas tiveram em sua origem a implantação de um monastério que na sequência incorporava a igreja principal além de outras capelas adjuntas.

Figura_6_Ripoll_iglesia
Figura 6: Interior da Igreja do conjunto Monastério de Santa Maria de Ripoll, século XI, Catalunha. Na foto inferior há duas urnas funerárias com restos mortais de nobres que ajudaram a construção da igreja – algo comum na época era que se enterrassem os clérigos e nobres importantes nos interiores das igrejas.

 

Os impressionantes campanários românicos, com seus sinos de ferro fundido pendendo imponentes do alto e ainda ativos, são um deleite para os olhos e ouvidos quando se tem a sorte ou a paciência de esperar os quartos de hora para ouvi-los tocar.

Figura 7: As vezes a igreja era demasiado simples ou pequena para ter um campanário imponente. Daí surgiram as espadanhas - elevações na fachada para sustentar uma ou duas campanas.
Figura 7: As vezes a igreja era demasiado simples ou pequena para ter um campanário imponente. Daí surgiram as espadanhas – elevações na fachada para sustentar uma ou duas campanas.

As portadas ricamente ornamentadas com figuras da história do cristianismo, podem te fazer ficar com dor no pescoço de tanto que se tem para olhar e descobrir. Para quem conhece um pouco da Bíblia, um desfrute é descobrir a que parte se refere e como foi interpretado pelo arquiteto e pelo escultor cada passagem.

A pintura e a escultura não tinham a função de chamar a atenção pelo realismo nem pela estética, mas sim pela sua mensagem.

Praticamente todas as igrejas românicas possuíam decoração figurada. Tudo isso criava o ambiente específico da fé. As paredes pintadas ou com esculturas em relevo são um eco plástico da liturgia e envolvem o crente como uma couraça protetora e santificadora.

Figura 8: Fachada da Igreja de Sant Pol, princípios século XI, Catalunha.
Figura 8: Fachada da Igreja de Sant Pol, princípios século XI, Catalunha.

Os monastérios românicos são realmente um convite para o recolhimento à vida religiosa. Passear pelo claustro, visitar as salas capitulares onde se decidiam sobre aspectos da vida em comunidade e sobre outros assuntos da ordem religiosa, adentrar nas pequenas capelas internas e imaginar monges ali ajoelhados várias vezes ao dia, e principalmente conhecer as pequeninas habitações onde eles dormiam, com toda singeleza possível e o mínimo do básico para se viver, te faz ver com olhos de surpresa,  admiração e respeito a escolha de vida reclusa e materialmente limitada que tantos milhares de homens e mulheres elegeram para viver a sua fé.

Figura 9: Pátio e interior do Claustro do Monastério de Sant Joan de les Abadesses, século XI, Catalunha.
Figura 9: Pátio e interior do Claustro do Monastério de Sant Joan de les Abadesses, século XI, Catalunha.

Nas palavras de Ricardo de San Victor (1110-1173), teólogo e filósofo escocês, “nunca se poderia elevar a razão para contemplar o invisível se a imaginação não se fizesse presente e se mostrasse as formas das coisas visíveis”. 

 

Fontes das imagens:

Todas as fotos : fotos de Maria Pilar Arantes

 

Referências:

ARIAS, Inés Monteiro. Historia del arte de la Alta y la Plena Edad Media. Madrid: UNED. 2009.

LADERO QUESADA, M.F. y LÓPEZ PITA, P.. Los siglos medievales del Occidente europeo. Madrid: Ed. Ramón Areces, 2016.

 

 

Tags: arteMaria pilar Arantesespanhacentro de artes e designBarcelonacristianismoarte românucaarte românica
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre
Artigos

O que é uma escola livre de arquitetura

ainda estou aqui
Artigos

O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

colapsos-foto-lucas reitz
Artigos

COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Fontello-1df01912-apple-podcast
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR