• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

    REITZ-Bruna-Tuon-CasaCor-

    Refúgio de Memórias promove encontro de gerações

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

    academia fiesc de negócios

    FIESC incentiva o design autoral como diferencial estratégico

    exposição veras design-foto-soninha vill

    Abertura da exposição de design catarinense Veras Design lota centro cultural

    concurso-GUERRA SIARCOS ARQUITETURA

    Concurso promovido pelo NCD tem inscrições abertas até final de abril

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

    REITZ-Bruna-Tuon-CasaCor-

    Refúgio de Memórias promove encontro de gerações

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

    academia fiesc de negócios

    FIESC incentiva o design autoral como diferencial estratégico

    exposição veras design-foto-soninha vill

    Abertura da exposição de design catarinense Veras Design lota centro cultural

    concurso-GUERRA SIARCOS ARQUITETURA

    Concurso promovido pelo NCD tem inscrições abertas até final de abril

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Artigos › Requalificação Urbana e a valorização imobiliária: é necessário temer a gentrificação?

Requalificação Urbana e a valorização imobiliária: é necessário temer a gentrificação?

Por Geise Brizotti Pasquotto
22 jan 2019
em Artigos, Anuário: últimas notícias
CompartilharTweetarEnviar

Artigo publicado originalmente no anuário impresso ArqSC 9ª edição. 

 

O conceito de qualificar um espaço público ao aprimorar ambientes que conectem pessoas não deveria suscitar desconfianças ou receios. Porém, experiências específicas de áreas que observaram o custo de vida aumentar após a sua revitalização vêm gerando contradições. Esta ação foi chamada de gentrificação e vem assombrando, tanto a população como os planejadores.

A palavra gentrificação pode ser entendida como o processo de melhoramento e consequente valorização do local, resultando em uma expulsão dos antigos moradores e a inserção de grupos com poder aquisitivo mais alto. O termo, do inglês gentrification, é derivado de um neologismo criado pela socióloga britânica Ruth Glass em 1963, em um artigo onde falava sobre as mudanças urbanas em Londres. Ela se referia ao “aburguesamento” do centro da cidade, usando o termo irônico “gentry” (berço de ouro), como consequência da ocupação em bairros operários por classes de poder aquisitivo mais alto.

A gentrificação ocorre, em maior ou menor força, em diversas cidades. Possivelmente, se você mora em uma cidade de porte médio ou grande, onde ocorreram revitalizações, já deve ter ouvido falar sobre ela. Evidentemente que alguns exemplos são mais paradigmáticos, por sua escala, força de abrangência, contexto histórico, etc. Um dos exemplos estudados por diversos acadêmicos em relação ao enobrecimento da área é Puerto Madero, intervenção nas margens do rio Dique e Darsena Sur na cidade de Buenos Aires.

A área que contempla 16 docas foi construída em 1887 para satisfazer um modelo agroexportador. Com o tempo o local tornou-se obsoleto, se degradando. Com a Operação Urbana Puerto Madero, aumentou-se o potencial construtivo da área, valorizando-a (Figura 01). Muitas empresas e comércios mudaram-se para o local. Também utilizou-se de uma estratégia muito conhecida no planejamento estratégico: inserir obras de arquitetos famosos para maior divulgação da intervenção realizada. No caso de Buenos Aires, foi convidado o arquiteto Santiago Calatrava para realizar uma ponte móvel na área (Figura 02).

 

12772042844_0abd651b75_o - Copia
Enobrecimento da área das docas em Puerto Madero, Buenos Aires. Foto: Geise Brizotti Pasquotto
12771906224_812801e527_o - Copia
Ponte da mulher, do arquiteto Santiago Calatrava, Buenos Aires. Foto Geise Brizotti Pasquotto

 

Existe um dilema quando se fala sobre o tema: se a área permanecer degradada é ruim para os habitantes que nela residem, mas se houver a revitalização e acontecer a gentrificação, é também prejudicial para a população. A pergunta que muitas pessoas refletem é se devemos nos preocupar com ela e a resposta é relativa. Como dito acima, esse é um processo inerente da valorização imobiliária decorrente da revitalização de uma área. Estamos em uma Sociedade Pós-industrial, onde as relações de demanda e oferta regem o desenvolvimento urbano. No entanto, a forma com que ela acontece pode gerar uma fragilidade ou uma potencialidade para o local.

Se a gentrificação for diminuta, processo natural de qualquer revitalização, ela pode ser benéfica para a população ou pelo menos, não comprometer os habitantes do local. Estudos recentes realizados nos Estados Unidos apontaram que moradores antigos de bairros gentrificados não foram “expulsos” por conta da valorização imobiliária e conseguiram ampliar suas rendas.

No entanto, se existir uma falta de equilíbrio entre as forças do projeto, do setor imobiliário e da vida da população, os resultados podem ser insatisfatórios. Um exemplo paradigmático é a Operação Urbana Nova Luz. O projeto realizado para o quadrilátero inserido na área da Luz em São Paulo, onde a cracolândia também está inserida, não levou em consideração a dinâmica que ocorre no local (Figura 3). Desconsiderou os comerciantes e também a Zona Especial de Interesse Social que ali incidia pelo Plano Diretor. O projeto de alto impacto visava a mudança de perfil socio-econômico daquela região, resultando em um projeto desenvolvido para o setor privado e com um número altíssimo de demolições. Pelos protestos da população (que geraram diversos processos contra a operação urbana) e pela falta de interesse do setor privado, as obras estão paralisadas.

12072405184_e38dd396f9_o - Copia
Estação da Luz, São Paulo. Foto Geise Brizotti Pasquotto

 

Portanto, é importante ressaltar que a maioria das revitalizações podem resultar na alteração da dinâmica da área e na possível valorização, no entanto, o importante é verificar como o projeto está sendo realizado para que ele se adeque a cultura local, no sentido de harmonizar-se com a região. O arquiteto e urbanista deve ter a delicadeza para entender o objeto que está intervindo para adequá-lo da melhor maneira possível equilibrando as forças e interesses muitas vezes contrastantes do poder público, setor privado e população.

 

 

20160628_205540 - Copia

Geise Brizotti Pasquotto – prof. Dra na Universidade Paulista e professora convidada da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em planejamento estratégico e marketing urbano.

Artigo publicado originalmente no anuário impresso ArqSC 9ª edição. Reprodução somente citando a fonte e nome da autora.

Tags: arquiteturaurbanismoArqSCanuárioartigoanuário 9ª ediçãoGeise Brizotti Pasquottogentrificação
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre
Artigos

O que é uma escola livre de arquitetura

ainda estou aqui
Artigos

O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

colapsos-foto-lucas reitz
Artigos

COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Fontello-1df01912-apple-podcast
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR