• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    arte-juliana-hoffmann-foto luma reimann

    Muito além das galerias: quando a arte ocupa espaços não convencionais

    design-du design

    Design regenerativo como resposta aos desafios do presente

    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    arte-juliana-hoffmann-foto luma reimann

    Muito além das galerias: quando a arte ocupa espaços não convencionais

    design-du design

    Design regenerativo como resposta aos desafios do presente

    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Notícias › Pintura por excelência na exposição que inaugura o Instituto Collaço Paulo

Pintura por excelência na exposição que inaugura o Instituto Collaço Paulo

“Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” reúne em torno de 70 telas e duas esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros.

Por Redação
24 jul 2022
em Notícias, Arte
instituto-collaço-paulo

Instituto Collaço Paulo. Foto Simone Bobsin.

CompartilharTweetarEnviar

Francine Goudel, curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, assina a exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” que abre um novo projeto de arte e educação no bairro Coqueiros idealizado como um caminho para a compreensão da arte e instrumento para o exercício da sensibilidade. Com essa dimensão, a pesquisadora embasa a proposta curatorial na urgente necessidade de expansão do olhar sobre temas históricos nas artes visuais. Conhecedora do acervo e dos interesses institucionais, ela propõe a um amplo público, cuja maioria ainda não teve o privilégio de estar diante de uma obra de arte, a possibilidade de conhecer sob diferentes formas a produção artística do século 19 e 20. A arte amplia os sentidos e ensina a pensar o mundo como cidadão mais consciente sobre o próprio passado, o presente e o futuro.

instituto-collaço-paulo-foto-acervo-pessoal
Exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” inaugura o Instituto Collaço Paulo, em Florianópolis. Foto Simone Bobsin.

A primeira leitura de Goudel sobre o acervo incorpora a missão de disponibilizar algumas obras inéditas no contexto expositivo de Santa Catarina numa perspectiva bem didática. Com nitidez, a exposição precisa trazer provocações a partir de um conceito capaz de afetar de algum modo os espectadores.

instituto-collaço-paulo-foto-arquivo-pessoal
Fachada do Instituto Collaço Paulo. Foto Simone Bobsin.

Do ponto de vista estrutural, os blocos de interlocução para análise das obras criam conexões com o tempo presente. “Importante pensar que possivelmente é o primeiro contato de um certo público com esse acervo. Tratam-se de obras pautadas pela história, pois diferente de uma mostra contemporânea, requer um contexto, um pouco de chão e reforço para poder gerar novas leituras”, diz Francine. Para isso, ela conta com o conhecimento da museóloga Cristina Maria Dalla Nora, a coordenação educativa de Joana Amarante e a montagem de Flávio Xanxa Brunetto.

instituto-collaço-paulo-foto-simone-bobsin

Exposição inaugural

A exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 185-1930” reúne aproximadamente 70 telas e duas esculturas de mais de 30 artistas brasileiros e estrangeiros radicados ou com produção no país, oriundas das concepções acadêmicas de arte e do princípio das ideações do modernismo no Brasil. A seleção representa um pequeno recorte da Coleção Collaço Paulo e busca fazer as pazes com as possíveis abordagens do século 19 e início do 20, que compreende o contexto da criação, mas, também e sobretudo, destaca a importância de olhar a obra na vertente dos estudos recentes da história da arte.

Victor Meirelles Foto Divulgação
Victor Meirelles. Foto CR2/ Divulgação.

Em cinco eixos de exploração, os núcleos “Personas & Personagens” “Alegorias do Sensível – Nueza e Nudez”, “Demorar no Horizonte”, “Costumário” e “Ainda-vive” convidam a olhar com atenção para aprender sobre a complexidade da obra com base nos gêneros (retrato, nu, paisagem, cenas de costume e natureza-morta).
Do conjunto ao detalhe, a mostra traz a melhor qualidade, pintura por excelência, capaz de provocar impacto naquele que vê pela primeira vez. Aos especializados, do gênero à potência das descobertas de uma atenta observação, um mundo que se abre para pensar no entre séculos, no humano e nas representações de artistas que só agora à luz da Semana de Arte Moderna de 1922 ganham reconhecimento por suas tentativas de rupturas com os cânones da tradição.

Eliseu-Visconti-Raios de Sol, 1935-Divulgação
Eliseu Visconti – Raios de Sol, 1935. Foto CR2/ Divulgação.

Neste contexto, na amplitude das abrangências do acervo, tanto no cenário de produção local como internacional, a curadoria detém o papel de propor meios de interlocução para garantir o acesso aos bens culturais constituintes da coleção, o cerne das proposições de arte e educação. Pilar das ações, a curadoria projeta o caráter educativo da instituição, possibilita a fruição dos objetos artísticos, instrumentaliza pensamentos e elabora um substrato pelo qual pode-se transitar, imaginar e interrogar mundos possíveis. A mostra é de longa duração, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação abre de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30. A entrada é gratuita.

instituto-collaço-paulo
Obra mais antiga da exposição, Righini, 1857. Foto Simone Bobsin.
Marcelo Collaço Paulo Foto Fran Goudel
Marcelo Collaço Paulo. Foto Fran Goudel.

 

Francine Goudel FotoDivulgação
Curadora Francine Goudel. Foto CR2/Divulgação.

Vida de estudos e múltiplas atuações

Natural de Florianópolis, nascida em 1984, Francine Goudel, a curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo, coloca a serviço os conhecimentos e a experiência como doutora em artes visuais – teoria e história, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mestre em estudos avançados em história da arte pela Universidade de Barcelona (UB), Espanha, pós-graduada em gestão cultural pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina, e graduada em educação artística – artes plásticas pela Udesc.

Nesta nova atuação institucional, Francine aproveita a prática de pesquisadora, curadora, produtora cultural e professora, constituidora de um currículo amplo de múltiplos direcionamentos e focos. É a atual tesoureira da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), na gestão 2022-24 e, desde 2016 participa do grupo de pesquisa História da Arte: Imagem-Acontecimento (CNPq/Udesc).

Outras facetas

Além da trajetória acadêmica, aparece como fundadora da marca Lugar Específico, uma plataforma de serviços para artistas e agentes do circuito de arte (2014-18). Como produtora cultural, desde 2008 idealiza, desenvolve e executa projetos ligados à promoção das artes visuais. Como curadora, assina projetos que evidenciam a produção de artistas, sobretudo os de Santa Catarina.

Como pesquisadora desenvolve investigações e textos abarcando temas sobre gestão e sistema das artes visuais, residência de artista e história da arte de Santa Catarina. Em 2020 publica a tese “O Sistema das Artes Visuais em Florianópolis”, um estudo inédito que detalha o modo de produção, circulação, validação e consumo do objeto artístico na capital catarinense. Entre 2020-21, esteve à frente da Diretoria de Artes e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Desde 2021, é curadora-chefe da Coleção Collaço Paulo.

Artistas integrantes da exposição Mais Humano: Arte no Brasil de 185-1930

Almeida Júnior (1850-1899), Angelo Cantù (1881-1955), Antônio Ferrigno (1863-1940), Antônio Parreiras (1860-1937), Arthur Timótheo da Costa (1882- 1922), Aurélio de Figueiredo (1854-1916), Baptista da Costa (1865-1926), Belmiro de Almeida (1858-1935), Bruggemann (1825–1894), Castagneto (1862-1905), Décio Villares (1851-1931), De Martino (1838-1912), Eduardo Dias (1872–1945), Eliseu Visconti (1866-1944), Estêvão Silva (1844-1891), Garcia Bento (1897-1929),Garcia Y Vázquez (1859-1912), Georgina de Albuquerque (1885-1962), Joseph Léon Righini (1820-1884), Hélios Seelinger (1878-1965), Henrique Bernardelli (1862-1831), João Timótheo da Costa (1879-1932), Leopoldo e Silva (1879-1948), Marques Júnior (1887-1960), Modesto Brocos (1852-1936), Pedro Américo (1843-1905), Pedro Perez (1850-1923), Rafael Frederico (1865-1934), Rodolfo Amoedo (1857-1941), Rodolfo Bernardelli (1852-193 1), Sebastião Vieira Fernandes (1866-1943), Telles Júnior (1851-1914), Victor Meirelles (1832-1903) e Weingartner (1853-1929)

SINOPSE
A mostra “Mais Humano: Arte do Brasil de 1950-1930” reúne obras realizadas por artistas brasileiros e estrangeiros radicados ou com produção no Brasil, oriundas das concepções acadêmicas e do princípio das ideações do modernismo no país. Ao assumir um caráter didático, o caminho a ser percorrido no espaço expositivo foi idealizado através de eixos de exploração, aglutinados por gêneros artísticos e títulos que possibilitam leituras em seu conjunto e sobretudo na contemporaneidade. A reunião destas obras, significativas na Coleção Collaço Paulo, promove nesta ocasião, para além da oportunidade de ver o caráter contextual de um período, a possibilidade de pensar no tempo presente, em especial sobre os aspectos mais humanos.

SERVIÇO
O quê: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Cultura, exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”
Quando: 30.7.2022 a 21 de janeiro de 2023, segunda a sábado, 13h30 às 18h30
Onde: Rua Desembargador Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), Brasil
Quanto: Gratuito

SAIBA MAIS

“Sensos e Sentidos”, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), Florianópolis. Uma Enriquecedora Viagem pela História da Arte. Texto de João Otávio Neves Filho (Co´a pá virada!)

Telas de Martinho de Haro Contam História de Florianópolis. Programa Missão Casa, de Simone Bobsin, portal ArqSC

“Eliseu Visconti – 150 anos”, na Galeria Almeida & Dale, São Paulo. Curadoria de Denise Mattar

“Iconografia 344”, na Fundação Cultural Badesc, Florianópolis. Curadoria de Ylmar Corrêa

Por que o “Nu Masculino Sentado com Bastão” do Visconti É Uma Tela Moderna?, no Masc, palestra de Raul Antelo

“A Arte de Colecionar”, texto de Urbano Salles, na revista Mural, Florianópolis (SC)

Fonte: assessoria de imprensa.

Tags: Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930marcelo collaçoarquiteturacolecionadordesignarteexposiçãoFrancine Goudelcuradoriainstituto collaço pauloeducação
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

arte-juliana-hoffmann-foto luma reimann
Arquitetura

Muito além das galerias: quando a arte ocupa espaços não convencionais

design-du design
Arquitetura

Design regenerativo como resposta aos desafios do presente

casacor sc
Projetos

CASACOR SC retoma premiação

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Fontello-1df01912-apple-podcast
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR