• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    casacor parana-foto-eduardo-macarios

    Pavilhão Araucária por Cor Arquitetura para CASACOR Paraná

    projeto-Woho Arquitetura-foto-mariana-boro

    Projeto do Woho Arquitetura muda layout e transforma apartamento em refúgio da família

    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    foto fernando willadinoi

    Etapa Florianópolis do IV Congresso de Arquitetura e Urbanismo será realizada dentro do Summit Cidades

    loro lima-foto-Juliano Zanotelli

    Obra do artista Loro Lima feita com sucata e pesando meia tonelada ocupa o Fundação Cultural BADESC

    casarão-campo-alegre

    Moinho da década de 30, em Campo Alegre, é restaurado e reabre atualizado

    arte-juliana-hoffmann-foto luma reimann

    Muito além das galerias: quando a arte ocupa espaços não convencionais

    design-du design

    Design regenerativo como resposta aos desafios do presente

    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    casacor parana-foto-eduardo-macarios

    Pavilhão Araucária por Cor Arquitetura para CASACOR Paraná

    projeto-Woho Arquitetura-foto-mariana-boro

    Projeto do Woho Arquitetura muda layout e transforma apartamento em refúgio da família

    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    foto fernando willadinoi

    Etapa Florianópolis do IV Congresso de Arquitetura e Urbanismo será realizada dentro do Summit Cidades

    loro lima-foto-Juliano Zanotelli

    Obra do artista Loro Lima feita com sucata e pesando meia tonelada ocupa o Fundação Cultural BADESC

    casarão-campo-alegre

    Moinho da década de 30, em Campo Alegre, é restaurado e reabre atualizado

    arte-juliana-hoffmann-foto luma reimann

    Muito além das galerias: quando a arte ocupa espaços não convencionais

    design-du design

    Design regenerativo como resposta aos desafios do presente

    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Artigos › Fogo e Imagem

Fogo e Imagem

Arquiteto e fotógrafo Lucas Reitz estreia como colaborador no Portal com texto que discorre sobre imagens incendiárias, inteligência artificial e uma arquitetura após conforto

Por Lucas Reitz
20 set 2024
em Arquitetura, Artigos, Arte
REITZ-Fogo-Imagem

Imagem feita Chat GPT 4

CompartilharTweetarEnviar

Na filosofia clássica, no iluminismo e em algumas cosmologias indígenas do Brasil, o fogo era tanto o símbolo da verdade, como o símbolo da iluminação e da transcendência. A imagem é um complexo sistema óptico e subjetivo que depende de luz e tem evocado diálogos sobre a verdade e existências humanas. Então, fogo e imagem podem ser entrelaçados para discutir o papel incendiário que as imagens de arquitetura (e do mundo) tem nos legado.

Estar constantemente escrevendo sobre o projeto dos outros e emprestando minha voz para paredes, vidros, tijolos e mãos, me faz, às vezes, precisar de um espaço pra escrever sobre as minhas coisas, minhas imagens, minhas paredes, minhas mãos. Resulta que, junto à escrita, o trabalho de fotografia também é um trabalho solitário. Cabem a mim, portanto, trabalhos de um contínuo exercício de empréstimo: emprestar a letra, emprestar a voz e emprestar o olho. Mas, talvez, no desaterrado mar da incerteza, o empréstimo pode ser uma arma de resistência em um mundo de trocas marcadas por dar, pagar, obter, usurpar. Trocas duras que ateiam fogo e que degradam até a destruição.

Coluna

Começo propondo esse espaço de algumas palavras como um campo de experimentação para mim e de conexão com pessoas que queiram ler e debater sobre uma arquitetura que se faz na imagem, na escrita e no espaço. Essa será uma coleção de palavras, links e caracteres na tentativa de colocar um pouco do que eu absorvi no espaço de uns 30 dias – que, às vezes, coincide ser um mês.

Nomeei essa série de textos de COLUNA porque é uma palavra que insiste em sambar pela semântica e tem dias que é vertebral, outro estrutural ou e, habitualmente, jornalística e opinativa. O samba-enredo da COLUNA vai falar de fotografia e imagem, projetos de arquitetura, arte, experiência do mundo, desesperos e muitas maravilhas coletivas.  COLUNA vai estar disponível mensalmente no Substack e no Portal ArqSC.

Para produzir arquitetura, uma quantidade imensa de energia que consome o nosso planeta é requerida. Daí que continuar propagando imagens e relatos de uma arquitetura dispendiosa me parece um dos muitos atos de contribuição nas lenhas do apocalipse. O artigo da Nuria Ribas Costa no Failed Architecture fala um pouco sobre a iminência do apocalipse na arquitetura e sobre as ruínas da atualidade. Na entrevista conduzida pela autora, é discutido um apocalipse na sua dimensão cotidiana, que está na esquina, e não mais um presságio do que está por vir.

A iminência apocalíptica traz consigo reflexões para uma arquitetura após conforto, termo chave que a série After Comfort do e-flux tem explorado nos últimos anos.  A posterioridade do conforto é justamente a insuficiência dos meios arquitetônicos em barrar o desconforto das crises climáticas e também o questionamento se a centralidade do pensamento em arquitetura pode deslocar-se para outros paradigmas.

 

Se o desenvolvimento da arquitetura moderna e contemporânea se pautou na busca pelo conforto térmico, acústico, das privacidades e das coletividades, o que nos resta quando ultrapassamos essas linhas do confortável? 

 

Às vezes, parece que têm sido insuficientes os esforços projetuais para mitigar os efeitos das crises climáticas e éticas a partir do design. Nossos corpos em arquitetura vão vivendo um misto de imagens de confinamento e paralisia: um nu ardente de Fefa Lins sendo observado pela vitrine ascética do Edward Hopper. Evoco esse hibridismo de artistas da pintura para pensar a produção de imagens e fotografias de arquitetura em tempos de crises, conforto e apocalipses.

Na década de 1940, os americanos vieram ao Brasil financiados pela sua embaixada com a finalidade de documentar os brises e as soluções de conforto do modernismo tropical. A exposição e livro Brazil Builds (MoMA, 1943) é um apanhado de fotografias ascéticas – assim como as vitrines do Hopper – que vão do barroco mineiro ao modernismo carioca e buscam criar uma antologia da arquitetura brasileira. O livro moldou o jeito que olhamos para nossa cultura arquitetônica e a nossa produção dos últimos quatro séculos. Inclusive, a seleção de obras modernas em grandes centros e o privilégio das arquiteturas coloniais estabeleceram uma seleção canônica da arquitetura brasileira nas décadas seguintes.

 

Essa documentação e construção da narrativa do modernismo tropical no Brasil pelos olhos do MoMA veio com o custo caro da dominação cultural norte-americana nas décadas de 1940 e 1950, na esteira de Carmen Miranda e Zé Carioca. Brazil Builds, no fim, é uma produção-coleção de imagens que ateou fogo na construção discursiva autônoma do país – propositalmente.

 

E se a imagem moderna já era uma grande incendiária discursiva, como lidar com as labaredas e regulações de pequenas chamas da era das imagens digitais?

 

Tecnologias de edição

Desde a década de 1990, as tecnologias de edição mudaram drasticamente o resultado de imagens digitais na arquitetura, moda, publicidade e demais artes criativas. Vocês devem se lembrar da comoção e da chuva preconceituosa que foi a capa do CD Prêt-à Porter, lá em 2003. Na época, os comentários gordofóbicos e racistas se misturavam às labaredas de acusações sobre a edição da imagem, de como o tinham “photoshopado” as celulites, as curvas. Anos após a polêmica, a edição da (importantíssima) imagem de Preta fotografada por Vânia Toledo parecem jogos de criança se comparadas aos inúmeros filtros do Instagram, Tiktok, doses de ácido hialurônico e, claro, dos resultados alcançados com Inteligência Artificial.

A inteligência artificial (AI/IA) mudou nossa concepção de veracidade e foi quando o Papa Francisco II usou Balenciaga, o mundo avisou que não seria mais o mesmo depois dessas tecnologias. Os poderes instantâneos de mudança e personalização que a AI trouxe para os profissionais da imagem e na palma da mão é incalculável, como mostra a última atualização do telefone Google Pixel. Nele, é possível remover e adicionar conteúdo imagético com poucas instruções e sem nenhum preparo técnico. O que profissionais de edição e retoque demoravam dias para executar há uma década, o telefone passa a fazer em segundos. E, se por um lado, a fotografia e edição ficam mais acessíveis com essas tecnologias, por outro, também ficam mais perigosas de serem usadas para fins discursivos, como mostram as imagens da candidata à presidência norte-americana Kamala Harris vestida em uniforme comunista.

Há quem diga que a arte e a fotografia vão morrer com a AI, que não existem mais artistas e fotógrafos. Essas pessoas não entenderam que a Adriana Varejão vive no mesmo mundo que o Lucas Cordeiro e a avatar Magalu, ou que Rosana Paulino costura e fotografa para compor suas obras. Um exemplo de que a AI pode nos mostrar caminhos menos incendiários para as imagens é o trabalho da Dariane Martiól, artista visual finalista do Prêmio AF de Arte Contemporânea 2024. Suas montagens usam inteligência artificial como suporte e ferramenta de bordado, foto-performance, pintura, vídeo, genealogia. Dariane está bem viva e faz a arte (sobre)viver assim como a fotografia vive depois do cinema ou do Photoshop. Os meios mudaram e, com as mudanças, vieram também os alargamentos do sensível.

 

E nesse alargamento, os dias de apagar fogo de um fotógrafo de arquitetura são, na verdade, dias de explorar técnicas para regular os pequenos raios do sol que entram no sensor da câmera ou reparar as rupturas que uma imagem comercial de arquitetura não suporta: fios, manchas, cabos, pessoas indesejadas, uma luz feia, um elemento fora do lugar.

Na pós-produção de um dos últimos ensaios que fiz, passei cerca de duas horas apagando um ventilador de parede, que não combinava com a imagem. Até os elementos de conforto e de mitigação de temperatura não passam no crivo da limpeza estética. E sim, eu concordo que a imagem esteja melhor sem o ventilador.

É que, assim como  informou recentemente a fotógrafa Helène Binet, todas as imagens de arquitetura parecem querer ser iguais. Seja antes ou depois do conforto em tempos de apocalipse, a imagem tem seu próprio ritmo e império. Talvez o que morre com a AI é a ilusão da confiança e da idealização de estabilidade da imagem. Entretanto, quero acreditar que é possível transcender por esse fogo antes de negar completamente seu brilho.

 

OUTROS COLABORADORES

Tags: arquiteturadesignartecolaboradoresimagemLucas Reitz
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

foto fernando willadinoi
Arquitetura

Etapa Florianópolis do IV Congresso de Arquitetura e Urbanismo será realizada dentro do Summit Cidades

loro lima-foto-Juliano Zanotelli
Notícias

Obra do artista Loro Lima feita com sucata e pesando meia tonelada ocupa o Fundação Cultural BADESC

casarão-campo-alegre
Arquitetura

Moinho da década de 30, em Campo Alegre, é restaurado e reabre atualizado

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Apple Podcast Deezer Google
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR