Arrisco a dizer que o vasto conhecimento produzido dentro das universidades pouco é compartilhado com a sociedade. Projetos no sentido de romper essas barreiras são muito bem-vindos e necessários. É o caso do colóquio “Vanguardas do Entreguerras e Desdobramentos Contemporâneos”, conversas abertas sobre arte que propõem o registro do que está sendo produzido pelos pesquisadores dentro da academia, uma documentação importante para os próprios estudantes – graduandos e pós-graduandos – e professores.
Para além dessa documentação aberta, o projeto oferece ao público uma oportunidade de estudo, de troca e compartilhamento dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores que se articulam em torno do Projeto de Pesquisa Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões, a partir de um recorte extraído da disciplina Teoria e História da Arte, do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Desenvolvimento Estadual de Santa Catarina (Udesc).
O conteúdo das conversas relaciona a pesquisa dos doutorandos com as vanguardas artísticas da primeira metade do século XX. Cinema surrealista, presença das mulheres no construtivismo russo, a fotografia surrealista e construtivista, como as plantas são inseridas na paisagem são alguns dos assuntos abordados nos sete encontros, onde os pesquisadores apresentam temas ligados ao seu objeto de estudo, num processo de interação entre graduandos e pós- graduandos.
Os encontros são organizados pela professora doutora Rosângela Cherem e os pesquisadores Thays Tonin e Andrey Parmigiani.
O Arqsc é parceiro do projeto “Vanguardas do Entreguerras e Desdobramentos Contemporâneos”, junto com a livraria Humana Sebo e a galeria Helena Fretta. Acreditamos na democratização da informação e queremos contribuir, de alguma maneira, para encurtar a distância entre o potente conteúdo da academia e a comunidade do entorno, criando pontes fundamentais à formação crítica.
O acesso ao Colóquio ao vivo é gratuito e livre para o público interessado na relação entre arte, vanguarda e contemporaneidade.
Para participar, acesse o link do zoom que é compartilhado toda semana nas redes sociais….
Ou assista as conversas pelo canal do YouTube

Encontro todas as quintas-feiras, às 18h30
O acesso ao Colóquio ao vivo é gratuito e livre para o público interessado na relação entre arte, vanguarda e contemporaneidade.
Zoom – acesso na descrição do vídeo do youtube
Em caso de dúvidas encaminhe um email para: acervosearquivos@gmail.com
Dia 25/03 – 18h30
Luciana Knabben – Plantas enquadradas nas obras de Picasso, Zinaida Serebryakova e Matisse/ Híbridos: Max Enst.
Kethln Kohl – As cabeças no construtivismo: Naum Gabo e Rodchenko.
Debatedor: Viviane Baschirotto
Dia 01/04 – 18h30

Luciana Knabben – Animais enquadrados nas obras de Andre Masson, Leonora Carrington, Sophie Tauber Arp, Francis Picabia, Alexander Rodchenko, Raoul Hausmann.
Kethlen Kohl – Surrealismo: Claude Cahun as cabeças e o informe.
Dia 08/04 – 18h30
Flávia Person – O Cinema Surrealista com enfoque na parceria de Luís Buñuel e Salvador Dalí (filme O cão andaluz, 1929) e Germaine Dulac (diretora do primeiro filme surrealista A concha e o clérigo, 1928).
Mario Oliveira – A fotografia e o surrealismo.
Debatedor: Eneléo Alcides
- link do formulário com certificado de horas de participação será disponibilizado somente na chamada do Zoom durante a apresentação
Dia 15/04 – 18h30
Flávia Person – O cinema soviético e o movimento construtivista, a questão da montagem e da
política nos cineastas Sergei Eisenstein, Dziga Vertov e Esfir Chub (pioneira do cinema
documentário de arquivo).
Mario Oliveira – A fotografia construtivista.
Debatora: Luana Wedekin

Dia 22/04 – 18h30
Luiza Melo – Presença das mulheres no construtivismo russo: Liubov Popova, Olga Rosanova, Vera Pestel e Nadejda Udaltsova.
Karoline Silva – Presença das mulheres no construtivismo
Link Zoom.
Dia 29/04 – 18h30
Andrey Parmigiani – Vestir a arte(Sophie Taeuber-Arp, Varvara Stepanova, Hélio Oiticica)
19h30 – NO YOUTUBE: Humana Sebo e Livraria
Lançamento do livro – “Félix”, de Ricardo Machado
Mediação Fernando Boppré