• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino

    MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

    Projeto de Intervenção Sankofa e a Trama da Pequena África_equipePatriciaAKINAGA

    Projeto de requalificação para região histórica do RJ resgata memória negra

    Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Granatti Studio. Foto Fabio Jr Severo

    Mostra Artefacto propõe diálogo entre design e arte

    terrace golfe-foto-fabio jr severo

    Golfe inspira ambiente de Fernando Luiz Dal Bosco na CASACOR SC Itapema

    acolhimento-matheus=xavier-foto-fabiojrsevero

    Projeto de Matheus Xavier para CASACOR SC Itapema foca no acolhimento

    casacor sc itapema-entre raizes-foto-fabio-jr severo

    A força das raízes inspira o ambiente de Amanda Rocha na CASACOR SC Itapema

    casacor parana-foto-eduardo-macarios

    Pavilhão Araucária por Cor Arquitetura para CASACOR Paraná

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    festival inflamável-foto divulgação

    Cinema experimental em foco no Festival Inflamável

    associação de artistas - Néri e Gelsyr Ruiz Foto Mario Oliveira 2

    Acap 50 anos: livro resgata trajetória da associação de artistas

    exposição o oco da mao,betania silveira

    Artista Betânia Silveira apresenta a exposição “O oco da mão” reunindo 25 anos de produção

    design catarinense-exposição COntti-fotoLumaReimann

    Pensar futuros para o design catarinense

    talk design autoral-contti-foto-Luma Reimann

    Design autoral e exposição de arte marcaram evento na ConTti Home Design

    design catarinense-dw tour BC-foto divulgação

    Futuros em construção no design catarinense

    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    T44 DESIGN STUDIO

    2ª Semana Arq Art Design movimenta Florianópolis em outubro

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    @arqdesterro

    @arqdesterro: o arquivo da demolição em Florianópolis

    tour balneário camboriú-lauro andrade-Crédito Jonatan Fernandez

    “Design é território vivo”: os bastidores e a visão por trás da DW! Tour Balneário Camboriú

    arqsc entrevista

    ArqSC Entrevista integrou programação da Exposição de Design Catarinense

    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino

    MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

    Projeto de Intervenção Sankofa e a Trama da Pequena África_equipePatriciaAKINAGA

    Projeto de requalificação para região histórica do RJ resgata memória negra

    Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Granatti Studio. Foto Fabio Jr Severo

    Mostra Artefacto propõe diálogo entre design e arte

    terrace golfe-foto-fabio jr severo

    Golfe inspira ambiente de Fernando Luiz Dal Bosco na CASACOR SC Itapema

    acolhimento-matheus=xavier-foto-fabiojrsevero

    Projeto de Matheus Xavier para CASACOR SC Itapema foca no acolhimento

    casacor sc itapema-entre raizes-foto-fabio-jr severo

    A força das raízes inspira o ambiente de Amanda Rocha na CASACOR SC Itapema

    casacor parana-foto-eduardo-macarios

    Pavilhão Araucária por Cor Arquitetura para CASACOR Paraná

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    festival inflamável-foto divulgação

    Cinema experimental em foco no Festival Inflamável

    associação de artistas - Néri e Gelsyr Ruiz Foto Mario Oliveira 2

    Acap 50 anos: livro resgata trajetória da associação de artistas

    exposição o oco da mao,betania silveira

    Artista Betânia Silveira apresenta a exposição “O oco da mão” reunindo 25 anos de produção

    design catarinense-exposição COntti-fotoLumaReimann

    Pensar futuros para o design catarinense

    talk design autoral-contti-foto-Luma Reimann

    Design autoral e exposição de arte marcaram evento na ConTti Home Design

    design catarinense-dw tour BC-foto divulgação

    Futuros em construção no design catarinense

    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    T44 DESIGN STUDIO

    2ª Semana Arq Art Design movimenta Florianópolis em outubro

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    @arqdesterro

    @arqdesterro: o arquivo da demolição em Florianópolis

    tour balneário camboriú-lauro andrade-Crédito Jonatan Fernandez

    “Design é território vivo”: os bastidores e a visão por trás da DW! Tour Balneário Camboriú

    arqsc entrevista

    ArqSC Entrevista integrou programação da Exposição de Design Catarinense

    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Projetos › A igreja de Gottfried Böhm em Brusque, arquiteto ganhador do Pritzker em 1986

A igreja de Gottfried Böhm em Brusque, arquiteto ganhador do Pritzker em 1986

Por Angelina Wittmann
24 abr 2019
em Projetos, Projetos SC
CompartilharTweetarEnviar

Gottfried Böhm é um arquiteto alemão que recebeu o Prêmio Pritzker no ano de 1986. Seu pai, Dominikus Böhm e seu avô Alois Böhm foram arquitetos, assim como três de seus filhos, entre eles, Peter Böhm. Poucos sabem que ele construiu duas obras no Brasil, em Brusque e Blumenau, duas cidades com enorme influência alemã na cultura. O fotógrafo Ronaldo Azambuja compartilhou o ensaio da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, em Brusque. O texto foi escrito por Angelina Wittmann, arquiteta e pesquisadora – texto e fotos publicados no Archdaily. 

 

A Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, localizada na cidade de Brusque, apresenta uma arquitetura de destaque na paisagem da cidade, com conceito semelhante a Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, ambas em Santa Catarina. Os dois projetos foram criados no escritório de arquitetura da Alemanha, de uma família de arquitetos onde trabalhavam Dominikus Böhm, pai de Gottfried Böhm, autor do projeto da igreja de Brusque.

Dominikus Böhm foi referência na Europa como arquiteto de projetos de igrejas, construindo a primeira nos anos de 1910. Sob a indicação do Papa Pio XI, foi apresentado à Ordem Franciscana de Blumenau para fazer o projeto da nova igreja da cidade, que não chegou a ver concluída – faleceu antes de sua inauguração, em 1954. Seu filho deu sequência ao trabalho e, ainda, foi convidado para fazer o projeto da igreja de Brusque, em 1953.  É impossível falar da obra de Brusque sem falar dos dois arquitetos Böhm, pai e filho.

Gottfried Böhm nasceu na cidade de Offenbach – Hessen no dia 23 de janeiro de 1920.  Além de seu pai Dominikus Böhm, também seu avô Alois Böhm foi arquiteto. Formou-se arquiteto em 1947 e começou a trabalhar no escritório de seu pai. Em 1951, viajou para Nova York, onde trabalhou durante seis meses no escritório do arquiteto Caetano Baumann e depois, continuou a trabalhar no escritório de arquitetura da família.

Foi considerado expressionista e pós-bauhaus, apesar de preferir se definir como contribuinte para a transição entre o antigo e o novo. Denominava-se o arquiteto que cria “conexões” entre o passado e o futuro, entre o mundo das ideias e o mundo físico, entre os edifícios e seu entorno urbano, características presentes na Igreja Matriz de Brusque.

Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

A igreja projetada por Gottfried Böhm, em Brusque, foi o terceiro templo a ocupar o terreno de topografia acidentada provido de um desnível de mais de 20 metros. Após a visita ao local, em 1953, o projeto foi desenvolvido na Alemanha. Em uma entrevista, o arquiteto lamentou não ter podido acompanhar a execução. “É muito complicado fazer algo bem feito quando não se faz o acompanhamento frequente, como aconteceu em Brusque, e infelizmente nem tudo ficou como deveria ter sido. No entanto, ela também possui uma situação privilegiada com sua imponente escadaria”. Gottfried Böhm: (NOLL,2014).

Para locar a igreja no terreno, foi necessário fazer uma terraplanagem e aterro, criando um platô. A pedra fundamental foi lançada em 1955 com uma grande festa popular, e, em 1962, iniciaram as celebrações das missas em seu espaço.

O volume da igreja projetada cobriu as escadarias de acesso, criando um monumental portal. As cores escolhidas e adotadas criaram uma monocromia que reporta à arquitetura moderna. São cores com origem nos materiais usados e elementos que compõem a arquitetura como piso, aberturas, fechamento e teto. O tom cinza surgiu pelo uso dos blocos de granito cinza extraídos da região.

Enquanto o espaço interno da igreja reporta a uma “caverna”, negando o externo através das fechadas e grossas paredes de pedras quase desprovidas de aberturas, seu teto recebe um “rendilhado” que permite a entrada da luz por meio de panos de vidro, tornando-a indireta, compondo com uma fina capa de concreto que “movimenta” em curvas.

Expressionismo alemão

As obras de  Dominikus e Gottfried são volumes resultantes de composições simples e proporcionais a partir do uso de pedras, tijolos e concreto armado, apresentados em seu estado aparente. O resultado espacial e arquitetônico interage com o terreno e com o entorno imediato, aproximando os arquitetos do expressionismo alemão. A produção de Dominikus entre os anos de 1920 e 1930 fez com que seu nome estivesse entre os principais expressionistas desse período, na Alemanha, berço de inúmeros nomes relevante da arquitetura moderna mundial.

As composições expressionistas também são caracterizadas pela presença de materiais rústicos sob o efeito da luz, exaltando uma certa dramacidade. Gottfried segue a linguagem expressionista, contudo, este atentará a experimentações formais mais intensas – dotando sua obra com características também da corrente brutalista – visíveis na obra de Brusque e na apropriação da topografia do terreno pela arquitetura.  Além do uso do efeito da luz na arquitetura, o brutalismo faz uso da topografia como um elemento que contribui na composição final, constituindo simultaneamente arquitetura e paisagem.

Gottfried, através da topografia do terreno, materializou a forma das escadarias e, também, induziu a formação do átrio de entrada com o grandíssimo pé direito. O interior da igreja foi sobriamente decorado e sem acabamentos característicos nos tradicionais templos religiosos. São superfícies de fechamentos feitos de pedras cinzas e concreto aparente – compondo com a presença dos cobogós que lembram escamas de peixes numa referência aos símbolos do cristianismo. Além desse elemento, os vitrais também são outros símbolos do cristianismo como peixe, uva, cruz e o ramo de trigo.

Nas paredes adjacentes ao altar, o pano de vitrais se estende até o chão, iluminando esta parte interior da igreja com maior intensidade.

Linguagem vernacular gótica e românica

O Movimento Moderno foi um movimento “eclético” que adotou o uso de novos materiais e tecnologias de maneira arrojada. Diante de grandes desafios políticos, sociais e econômicos nas cidades no início do século XX, houve interpretações de elementos vernaculares de outras culturas e épocas passando pela arquitetura da era da máquina.

A arquitetura de Gottfried Böhm, sob os enfoques expressionista e brutalista, transmite sensações visuais aliadas a surpresa do observador, criando uma arquitetura alternativa ao racionalismo, às perfeitas fachadas lisas e rebocadas a partir de um experimento de novos materiais.

Espacialmente a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga apresenta uma planta que lembra a planta da basílica romana – edifício grande, geralmente composto por uma nave central, duas colaterais e uma ou mais absides.  A Igreja Matriz possui duas fileiras de pilares demarcando a nave principal, alusão a nave tripartida e as lajes levemente abobadas, concebida originalmente em concreto aparente – influência de Dominikus que utilizava concreto aparente em projetos da década de 1920, bem antes desse material ganhar espaço na arquitetura religiosa e na arquitetura em geral, principalmente a partir dos anos de 1960.

Uma forte característica dos projetos dos arquitetos Böhm, incomum na Arquitetura Moderna sob o aspecto espacial, foi a adoção da linguagem vernacular gótica e românica. Apesar de fazer uso de materiais e técnicas construtivas modernistas, as igrejas de Brusque e de Blumenau, apresentam características espaciais e elementos da arquitetura gótica, como o verticalismo, a monumentalidade, o arco botante representado nos elementos externos que seguram as grandes e altas paredes, as abóbodas, os vitrais, a simetria, entre outros.

A Igreja Matriz São Luiz Gonzaga permite-nos a percepção de uma dramacidade que envolve o homem dentro de um ambiente criado para refletir o sagrado em sua forma mais simples mediante o uso de materiais. A riqueza reside na disposição dos pequenos elementos multicoloridos, como vitrais que filtram a luz e junto com as pesadas paredes de pedras, e criam uma atmosfera celestial, tal como nas catedrais góticas medievais, só que, com a presença da simplicidade dos materiais apresentados na sua forma natural.

Arquiteto: Gottfried Böhm
Localização: R. Padre Gatone, 75 – Centro 1, Brusque SC – Brasil
Ano do projeto: 1955 foi lançada a pedra fundamental
Área construída: 1.375,05m²
Fotografias: Ronaldo Azambuja
Texto e Pesquisa: Arquiteta Angelina Wittmann

Tags: Prêmio PritzkerarquiteturaArqSCprojetofotografiaarquitetura catarinenseronaldo azambujaensaioGottfried Böhm
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

JADERALMEIDA-fofo manoá góis
Projetos SC

JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero
Projetos

Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino
Arquitetura

MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Apple Podcast Deezer Google
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR