Conceder valor a um item é uma tarefa que demanda não somente criatividade, mas também planejamento e visão de negócios. A valorização da indústria moveleira na direção do design autoral destaca-se como um dos diferenciais do setor e confere projeção internacional a produtos genuinamente catarinenses. Essa é uma estratégia que pode ser adotada pelas empresas que desejam se projetar na atração e fidelização dos clientes e também na rentabilidade dos seus empreendimentos.
Se você está pensando em trilhar este caminho, é preciso refletir sobre alguns pontos, como sustentabilidade dos processos, equilíbrio entre autenticidade e escalabilidade, novos modelos de negócios, reinvenção e inovação. Nesse sentido, a FIESC, através da Academia FIESC de Negócios tem trabalhado nos últimos anos para desenvolver e fortalecer o design como ferramenta estratégica para as organizações. “Como um hub de conhecimento e com parceiros nacionais e internacionais, podemos ser um ponto de contato para que essas competências voltadas ao design se aperfeiçoem”, afirma o gerente de negócios da Academia, Alexandre Meneguetti.
O gerente ainda destaca que é importante para as empresas do setor que desejam agregar valor manterem o equilíbrio entre as análises nacionais e internacionais e analisarem o design como ferramenta estratégica. “É importante olhar para fora pois é necessário buscar inspirações e trazer essa realidade internacional, mas também precisamos levar em conta questões regionais e culturais. Se apropriar de elementos do Brasil e valorizar a marca Santa Catarina como diferencial para a área do design”, finalizou.
Destaque internacional
Em 2024, quatro empresas de Santa Catarina conquistaram o IF Design, uma das premiações mais prestigiadas no mundo neste segmento. Estúdio Biologique, de Criciúma, Maski Revestimentos, de Blumenau, Carbuss Indústria Catarinense de Carrocerias, de Joinville, e Docol (com dois troféus), de Joinville, foram as empresas premiadas. Os trabalhos reconhecidos internacionalmente envolvem uma releitura do tradicional filtro d’água, ônibus com visibilidade ampliada, cobogó (elemento usado na construção civil) 100% reciclável e torneira com aplicação de ozônio.

Filtro Biologique, dos designers Alessandra Cruz Casagrande e Gelcy Pizzolo Torquato, de 2022, feito de barro, madeira e metal. Premiação: Bronze na categoria Design de Embalagem no 13º Prêmio Brasileiro de Design (2023); IF Design Award (2024), na categoria utensílio de cozinha. Foto Soninha Vill
Confira alguns cases de sucesso do setor:

Docol
Referência no mercado de inox, metais e louças sanitárias, a Docol, de Joinville, superou em 2023 mais de R$ 1 bilhão em receitas. Esse resultado se deve aos constantes investimentos em inovação, design e tecnologia. Os produtos são exportados para mais de 35 países, sendo a maior exportadora de metais sanitários da América Latina, contando com 3 plantas industriais. Um dos produtos em destaque é a Doc Vox, primeiro monocomando com acionamento de voz com tecnologia desenvolvida no Brasil. Através do App Docol Connect, os usuários podem definir e ajustar todos os parâmetros da Doc Vox, desde a temperatura até os volumes específicos de água. A torneira memoriza as preferências do usuário e garante praticidade e conveniência a cada uso.

Sollos
A empresa, com sede em Princesa, aposta em design, com produtos e soluções exclusivas. O grande salto que fez surgir a Sollos, em 2004, foi trocar produtos que eram vistos como commodities por uma linha em que o mercado percebesse maior valor agregado a partir da parceria com o arquiteto e designer Jader Almeida. “Deixamos de vender móveis para vender estilo de vida”, diz Cláudio Frank, fundador e CEO da marca.
Em 2014, a empresa decidiu investir em eventos internacionais, estruturando um departamento de exportação. Participou da Semana de Design de Milão e de outras feiras renomadas, o que ampliou sua visibilidade global. Hoje, exporta para 30 países, com quase 20% da produção destinada ao mercado externo, e acumula mais de 75 prêmios, incluindo 11 IF Design Awards, sendo a marca brasileira mais premiada nesse evento. A Sollos e o designer Jader Almeida assinam o mobiliário da Academia FIESC de Negócios.
Compromisso com o desenvolvimento do setor
A atuação da Academia FIESC de Negócios no setor expandiu-se por todas as regiões de Santa Catarina, através do MBR PRIORI Madeira e Móveis, uma formação inédita que nos últimos anos capacitou equipes de alta liderança de empresas visando planejar e desenvolver um roadmap para a reinvenção da indústria de base florestal. Em 2025, o desenvolvimento das indústrias fica a cargo do Programa Membership, um programa exclusivo para líderes e empresas que buscam aprimoramento contínuo e troca de experiências estratégicas.
“Na área do design estratégico, temos um desafio muito amplo que envolve transformações tecnológicas e sociais. Na Academia, proporcionamos condições para que as empresas do setor se antecipem a esses movimentos e conectem-se com tendências futuras.”, finalizou Meneguetti.
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Fonte: Fiesc