• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    loro lima-foto-Juliano Zanotelli

    Obra do artista Loro Lima feita com sucata e pesando meia tonelada ocupa o Fundação Cultural BADESC

    casarão-campo-alegre

    Moinho da década de 30, em Campo Alegre, é restaurado e reabre atualizado

    arte-juliana-hoffmann-foto luma reimann

    Muito além das galerias: quando a arte ocupa espaços não convencionais

    design-du design

    Design regenerativo como resposta aos desafios do presente

    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    loro lima-foto-Juliano Zanotelli

    Obra do artista Loro Lima feita com sucata e pesando meia tonelada ocupa o Fundação Cultural BADESC

    casarão-campo-alegre

    Moinho da década de 30, em Campo Alegre, é restaurado e reabre atualizado

    arte-juliana-hoffmann-foto luma reimann

    Muito além das galerias: quando a arte ocupa espaços não convencionais

    design-du design

    Design regenerativo como resposta aos desafios do presente

    casacor sc

    CASACOR SC retoma premiação

    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Artigos › Design entre Portugal e Brasil hoje

Design entre Portugal e Brasil hoje

Por Lia Krucken
17 abr 2018
em Arquitetura, Notícias, Artigos
CompartilharTweetarEnviar

“Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar”

(Tanto mar, Chico Buarque, 1975)

É com esta música que as curadoras portuguesas Bárbara Coutinho e a brasileira Adélia Borges nos convidam à visitação da exposição “Tanto Mar, Fluxos Transatlânticos do Design”. São mais de 160 peças dos dois países expostas, selecionadas a partir da ideia de que, além da língua e do mar que nos une, compartilhamos uma história de design. E é através dos fluxos e trocas ao longo da história que o olhar da curadoria se amplia a países africanos, de forma significativa e determinante.

Estamos no Museu do Design e da Moda – MUDE, em Lisboa, do qual Bárbara é diretora e fundadora. Avançamos pelas salas do Palácio dos Condes da Calheta, próximo à Torre de Belém, que abrigam os objetos selecionados: projetos urbanos, móveis, embalagens, peças gráficas, joias e vestuário. É preciso dizer que a seleção também avança – como não poderia deixar de ser, ao falarmos de design – para um território híbrido, entre design, artesanato e arquitetura. É assim que se cruzam nomes como Carmen Miranda, Oscar Niemeyer, Agostinho da Silva, Burle Marx,
Joaquim Tenreiro, Athos Bulcão, Adriana Varejão e tantos outros.

lia

Entrada da exposição. Foto: MUDE.

A exposição inicia-se a partir de dois lugares: a praça do Rossio, em Lisboa, e o calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em comum, as “Ondas”, que são um padrão das calçadas de pedra, originalmente desenhado em Portugal no século XIX, conforme evidencia Bárbara. Mantendo os materiais originais (calcário e basalto), as ondas foram ampliadas e redesenhadas no Brasil. Hoje estão presentes no calçadão, nas capas de discos bossa nova, nas estampas das Garotas do Alceu, na moda e muito objetos de uso contemporâneo, que Adélia Borges, jornalista e curadora especialista em design, segue nos mostrando. “A ampliação da escala, por meio do design, aumenta o seu impacto (das “ondas”), a ponto de se tornar um ícone”, diz Adélia. Esse é um bom exemplo de como o design pode promover a “apropriação do signo”, que se torna um elemento da identidade nacional e da memória coletiva, continua a curadora brasileira.

Os fluxos e as contaminações entre os países também são determinados pelos artesãos, designers, artistas e arquitetos que transitam, ora para um lado, ora para o outro. Bárbara destaca que, durante a época da ditatura em Portugal, muitos portugueses mudaram-se para o Brasil em busca de espaços de maior liberdade – e essa mudança reflete-se nos processos criativos, que incorporam materiais e elementos locais. Assim, alguns portugueses, como por exemplo o fotógrafo e artista plástico Fernando Lemos, se tornam mais conhecidos no Brasil do que em Portugal. Hoje, aos 92 anos e com uma vasta obra, Lemos mora em São Paulo. É de autoria dele o cartaz da exposição Tanto Mar, conta Adélia.

Sem seguir um percurso necessariamente cronológico, a exposição avança a partir da língua portuguesa à cultura imaterial e material, em um diálogo territorial. É o caso dos azulejos portugueses, que na verdade são de origem árabe e receberam influência da Itália, da França e de Flandres, como destaca Bárbara. O clássico branco e azul ganha novos ares nas mãos de designers que reescrevem texturas e superfícies e, assim, trazem-no para o contexto contemporâneo. E, indo além do da base cerâmica, os azulejos vão se abstraindo em porcelanas e tecidos.

 

lia 1

“Não se fala do mar a qualquer pessoa”: obra criada por Manuela Pimentel (1979, Porto) para a exposição. Acrílico e verniz sobre cartazes de rua. Foto: MUDE.

 

lia4

Crescendo: Obra criada por Add Fuel (1980, Lisboa) para a exposição, com motivos que criam ironia e subversão, como aponta BC. Foto: cortesia do artista.

 

Um outro material destacado na seleção feita pelas curadoras é a madeira, que ganha protagonismo em joias e objetos, como “ouro vegetal”. Adélia percorre conosco a ampla sala, mostrando peças de Heloísa Crocco, Rodrigo Calixto, Cláudia Moreira Salles e tantos outros, nas quais o design traz visibilidade ao material, evidenciando a sua natureza.

lia 3

Lingotes Eldorado, 2014. Rodrigo Calixto (1979, Rio de Janeiro, RJ). Produção: Oficina Ethos. Série limitada que utiliza pau brasil, peroba do campo e braúna vindos de uma construção de 1866 no Rio de Janeiro. As cores das madeiras representam as três principais contribuições à formação do povo brasileiro: indígenas, portugueses e africanos. Foto: Oficina Ethos.

 

lia45

Xiloteca Afetiva, 2017. oEbanista / Ricardo Graham (1974, Rio de Janeiro, RJ) e Maria Eduarda Carneiro da Cunha (1975, Rio de Janeiro, RJ). São 14 ovos de pau marfim, pau mulato, pinho de riga, cabriúva vermelha, peroba do campo, mogno, tamarindo, sucupira, ipê, freijó roxinho, muirapiranga, jacarandá da Bahia e braúna, também maciços. Foto: oEbanista.

 

Entre tantos objetos, algumas releituras contemporâneas podem ser destacadas. Os balangandãs de metal, tão adorados por Carmem Mirada, voltam ao uso no olhar sensível e nas mãos hábeis da designer de joias brasileira Renata Meirelles. A cestaria e a cerâmica, técnicas tão tradicionais em Portugal, no Brasil e na África, aqui se combinam de forma inovadora nas jarras criadas pela designer portuguesa Eneida Carvalho, resultando em objetos originais.

 

lia 5

Balangandã, 2015. Design e produção: Renata Meirelles (1964, São Paulo). Releitura contemporânea do balangandã feita em tafetá. Foto: Renata Meirelles.

lia 6

Jarras Caruma. Eneida Tavares (1990, Barreiro), produzidas pela Vicara. Foto: Vicara.

 

Tanto mar é uma exposição de objetos e de suas trajetórias. Uma forte dimensão política está presente, como não poderia deixar de ser quando falamos das relações entre design e território. E, nessa exposição, curada por duas mulheres, as narrativas surgem entremeadas, traçando uma história em que cabem várias perspectivas e aponta para o futuro.

Para quem passar por Lisboa, fica a sugestão!

 

Tanto Mar. Fluxos Transatlânticos do Design

De 10 Mar. 2018 à 15 Jul. 2018

Museu do Design e da Moda – MUDE

Curadoria: Bárbara Coutinho e Adélia Borges

Design expositivo: Rita Filipe

Design de comunicação: Vivó Eusébio

Local: Palácio dos Condes da Calheta, Lisboa

Parceria Universidade de Lisboa – Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)

http://www.mude.pt

 

 

 

Tags: exposiçãoTanto marLia KruckenMUDEBárbara CoutinhoAdélia Borges
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

loro lima-foto-Juliano Zanotelli
Notícias

Obra do artista Loro Lima feita com sucata e pesando meia tonelada ocupa o Fundação Cultural BADESC

casarão-campo-alegre
Arquitetura

Moinho da década de 30, em Campo Alegre, é restaurado e reabre atualizado

arte-juliana-hoffmann-foto luma reimann
Arquitetura

Muito além das galerias: quando a arte ocupa espaços não convencionais

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Apple Podcast Deezer Google
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR