• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

    REITZ-Bruna-Tuon-CasaCor-

    Refúgio de Memórias promove encontro de gerações

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

    academia fiesc de negócios

    FIESC incentiva o design autoral como diferencial estratégico

    exposição veras design-foto-soninha vill

    Abertura da exposição de design catarinense Veras Design lota centro cultural

    concurso-GUERRA SIARCOS ARQUITETURA

    Concurso promovido pelo NCD tem inscrições abertas até final de abril

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

    REITZ-Bruna-Tuon-CasaCor-

    Refúgio de Memórias promove encontro de gerações

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

    academia fiesc de negócios

    FIESC incentiva o design autoral como diferencial estratégico

    exposição veras design-foto-soninha vill

    Abertura da exposição de design catarinense Veras Design lota centro cultural

    concurso-GUERRA SIARCOS ARQUITETURA

    Concurso promovido pelo NCD tem inscrições abertas até final de abril

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Anuário: últimas notícias › Arquitetura moderna brasileira revisitada

Arquitetura moderna brasileira revisitada

Por Redação
29 nov 2016
em Artigos, Anuário: últimas notícias
CompartilharTweetarEnviar

Conteúdo exclusivo do Anuário ArqSC 2016.

A mostra “Latin America in Construction: Architecture 1955-1980”, maior exposição sobre a arquitetura latino-americana já realizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque – MoMA, em 2015 rebateu, 60 anos depois, uma outra mostra sobre arquitetura latino-americana realizada pelo museu em 1955 – “Latin America since 1945”.

Em 1.200 metros quadrados, estiveram reunidos cerca de 500 documentos oriundos de 11 países, resultado de um enorme esforço de pesquisa e de logística coordenado pelos curadores Barry Bergdoll (MoMA), Patricio Del Real (MoMA), Carlos Eduardo Comas (UFRGS) e Jorge Francisco Liernur (Universidad Torcuato di Tella). “Dada a qualidade e quantidade das realizações, a exposição não se pretendeu exaustiva, mas sugestiva”, explica o curador Carlos Eduardo Comas, arquiteto professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eram desenhos arquitetônicos, modelos, fotografias de época e registros audiovisuais, além de maquetes e fotografias recentes focadas no período de 1955 a 1980, mas introduzidos por um “prelúdio” sobre as três décadas precedentes.  Nessa sala, chamada “Prelúdio: uma região em movimento”, figuravam os marcos consagrados da arquitetura moderna latino-americana da primeira metade do século 20, com destaque para duas maquetes: um projeto de Amancio Williams e o edifício do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, de Lucio Costa e equipe.

As demais obras incluídas nesse “prelúdio” eram mesmo “belas e geniais”, na avaliação da arquiteta e crítica Ruth Verde Zein: desenhos e projetos de Juan Borches, Carlos Raúl Villanueva, Lucio Costa, Warchavchik, Niemeyer, Juan O’Gorman, Mario Pani, Villamajó, Hardoy & Kurchán e Williams. Elas eram exibidas lado a lado com testemunhos das viagens de Frank Lloyd Wright e Le Corbusier à América do Sul e das exposições do MoMA “Brazil Builds” (1943) e “Latin America since 1945” (1955).

Brasil no MoMA

O Brasil esteve representado por obras marcantes ao longo de toda a exposição, além do destaque dado ao Ministério da Educação no Rio de Janeiro, projeto de 1936 de Lucio Costa e equipe, incluindo Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, e à Cidade Fluvial do Tietê, de Paulo Mendes da Rocha, cuja maquete em aço abria a exposição ao lado da Equação do Desenvolvimento, do uruguaio Gomez Gavazzo. Brasília mereceu um espaço exclusivo, incluindo croquis, fotos, maquete e o relatório do Plano Piloto de Lucio Costa.

No núcleo da mostra, destaque especial para obras como o Masp, de Lina Bo Bardi, o MAM-Rio no Parque do Flamengo, de Reidy e Burle Marx, “complementado por duas joias do Lúcio Costa”: as rampas de acesso à Igreja da Glória e o Monumento a Estácio de Sá; a FAU-USP, de Vilanova Artigas; o Ginásio do Clube Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, e obras de Lelé na Bahia e Brasília. Na parede dedicada ao quarto de século de projetos de habitação, havia, entre outros, o Cajueiro Seco, de Acácio Gil Borsoi, em Recife, e a requalificação da favela de Brás de Pina no Rio de Janeiro, de Carlos Nelson Ferreira dos Santos e equipe.

Estudo histórico

Na avaliação de Comas, a grande diferença entre a mostra de 1955 e a atual é que a primeira era uma retrospectiva de dez anos que visava um futuro, uma continuação e tomava a modernização da cidade latino-americana como exemplo, mostrado através de uma compilação de fotos, tiradas em várias viagens do crítico Henry-Russell Hitchcock pela América Latina. A atual é um estudo histórico do período 1955-80, uma exposição de arquivo, de curadoria coletiva, que pretendeu primariamente propor uma redescoberta e/ou revisão.

livro

A primeira exposição tinha como foco, segundo Comas, a questão do desenvolvimento, afinal 1955, ano em que o MoMA fez sua primeira e única exposição sobre arquitetura moderna latino-americana, a “Latin American Architecture Since 1945”, corresponde, grosso modo, ao momento em que o desenvolvimentismo se consagra como política pública na região. Já 1980 corresponde, grosso modo, segundo o arquiteto, à crise do desenvolvimentismo, e ao momento que ratifica o menosprezo da historiografia europeia e norte-americana pela experiência arquitetônica e urbanística modernas na região.

Para Ruth Verde Zein, a exposição não trouxe grandes novidades para os latino-americanos. Foi montada para atrair público e conseguiu. Mas pretendeu, e no seu entender conseguiu, mostrar e demonstrar a todos que “a arquitetura moderna na América Latina (e não mais a “arquitetura latino-americana”, e a diferença não é pouca) é uma contribuição da maior relevância, e absolutamente indispensável para se compreender, de maneira acurada, qualquer panorama minimamente decente sobre a arquitetura moderna do planeta Terra, no século 20.”

Na exposição, o interesse pelo “nosso” mundo, ressalta a arquiteta, não acaba na inauguração de Brasília em 1960, mas demonstra que o interesse pode ser facilmente estendido pela produção das décadas seguintes. Para ela, a contribuição realmente original da exposição centrava-se em sua sala principal, aquela que tratava, propriamente, dos anos 1955-75, pois a única obra realizada entre 1975 e 1980 foi o Sesc Pompeia de Lina Bo Bardi.

“A extensão do período até 1980 não foi ativada para atender a uma lógica historiográfica e sim a uma posição estratégica, já que com isso foi possível incluir uma obra realmente notável: o SESC-Pompéia, de Lina Bo Bardi e equipe. Diferentemente do MASP, da mesma autora, cujo projeto e obra vai de 1957 a 1968 e afina-se perfeitamente com as buscas arquitetônicas desse período, a obra do SESC-Pompéia inaugura outros ares. De todas as obras ali expostas, é a única que poderia ser, legitimamente, também considerada como “contemporânea”. Ou, pelo menos, parece ser uma obra que ilustra bem o que entendemos hoje, em 2015, por contemporaneidade.”

Tags: MoMABienal de Arquitetura
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre
Artigos

O que é uma escola livre de arquitetura

ainda estou aqui
Artigos

O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

colapsos-foto-lucas reitz
Artigos

COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Fontello-1df01912-apple-podcast
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR