• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino

    MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

    Projeto de Intervenção Sankofa e a Trama da Pequena África_equipePatriciaAKINAGA

    Projeto de requalificação para região histórica do RJ resgata memória negra

    Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Granatti Studio. Foto Fabio Jr Severo

    Mostra Artefacto propõe diálogo entre design e arte

    terrace golfe-foto-fabio jr severo

    Golfe inspira ambiente de Fernando Luiz Dal Bosco na CASACOR SC Itapema

    acolhimento-matheus=xavier-foto-fabiojrsevero

    Projeto de Matheus Xavier para CASACOR SC Itapema foca no acolhimento

    casacor sc itapema-entre raizes-foto-fabio-jr severo

    A força das raízes inspira o ambiente de Amanda Rocha na CASACOR SC Itapema

    casacor parana-foto-eduardo-macarios

    Pavilhão Araucária por Cor Arquitetura para CASACOR Paraná

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    festival inflamável-foto divulgação

    Cinema experimental em foco no Festival Inflamável

    associação de artistas - Néri e Gelsyr Ruiz Foto Mario Oliveira 2

    Acap 50 anos: livro resgata trajetória da associação de artistas

    exposição o oco da mao,betania silveira

    Artista Betânia Silveira apresenta a exposição “O oco da mão” reunindo 25 anos de produção

    design catarinense-exposição COntti-fotoLumaReimann

    Pensar futuros para o design catarinense

    talk design autoral-contti-foto-Luma Reimann

    Design autoral e exposição de arte marcaram evento na ConTti Home Design

    design catarinense-dw tour BC-foto divulgação

    Futuros em construção no design catarinense

    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    T44 DESIGN STUDIO

    2ª Semana Arq Art Design movimenta Florianópolis em outubro

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    @arqdesterro

    @arqdesterro: o arquivo da demolição em Florianópolis

    tour balneário camboriú-lauro andrade-Crédito Jonatan Fernandez

    “Design é território vivo”: os bastidores e a visão por trás da DW! Tour Balneário Camboriú

    arqsc entrevista

    ArqSC Entrevista integrou programação da Exposição de Design Catarinense

    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino

    MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

    Projeto de Intervenção Sankofa e a Trama da Pequena África_equipePatriciaAKINAGA

    Projeto de requalificação para região histórica do RJ resgata memória negra

    Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Granatti Studio. Foto Fabio Jr Severo

    Mostra Artefacto propõe diálogo entre design e arte

    terrace golfe-foto-fabio jr severo

    Golfe inspira ambiente de Fernando Luiz Dal Bosco na CASACOR SC Itapema

    acolhimento-matheus=xavier-foto-fabiojrsevero

    Projeto de Matheus Xavier para CASACOR SC Itapema foca no acolhimento

    casacor sc itapema-entre raizes-foto-fabio-jr severo

    A força das raízes inspira o ambiente de Amanda Rocha na CASACOR SC Itapema

    casacor parana-foto-eduardo-macarios

    Pavilhão Araucária por Cor Arquitetura para CASACOR Paraná

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    festival inflamável-foto divulgação

    Cinema experimental em foco no Festival Inflamável

    associação de artistas - Néri e Gelsyr Ruiz Foto Mario Oliveira 2

    Acap 50 anos: livro resgata trajetória da associação de artistas

    exposição o oco da mao,betania silveira

    Artista Betânia Silveira apresenta a exposição “O oco da mão” reunindo 25 anos de produção

    design catarinense-exposição COntti-fotoLumaReimann

    Pensar futuros para o design catarinense

    talk design autoral-contti-foto-Luma Reimann

    Design autoral e exposição de arte marcaram evento na ConTti Home Design

    design catarinense-dw tour BC-foto divulgação

    Futuros em construção no design catarinense

    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    T44 DESIGN STUDIO

    2ª Semana Arq Art Design movimenta Florianópolis em outubro

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    @arqdesterro

    @arqdesterro: o arquivo da demolição em Florianópolis

    tour balneário camboriú-lauro andrade-Crédito Jonatan Fernandez

    “Design é território vivo”: os bastidores e a visão por trás da DW! Tour Balneário Camboriú

    arqsc entrevista

    ArqSC Entrevista integrou programação da Exposição de Design Catarinense

    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Anuário: últimas notícias › Arquitetura moderna brasileira revisitada

Arquitetura moderna brasileira revisitada

Por Redação
29 nov 2016
em Artigos, Anuário: últimas notícias
CompartilharTweetarEnviar

Conteúdo exclusivo do Anuário ArqSC 2016.

A mostra “Latin America in Construction: Architecture 1955-1980”, maior exposição sobre a arquitetura latino-americana já realizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque – MoMA, em 2015 rebateu, 60 anos depois, uma outra mostra sobre arquitetura latino-americana realizada pelo museu em 1955 – “Latin America since 1945”.

Em 1.200 metros quadrados, estiveram reunidos cerca de 500 documentos oriundos de 11 países, resultado de um enorme esforço de pesquisa e de logística coordenado pelos curadores Barry Bergdoll (MoMA), Patricio Del Real (MoMA), Carlos Eduardo Comas (UFRGS) e Jorge Francisco Liernur (Universidad Torcuato di Tella). “Dada a qualidade e quantidade das realizações, a exposição não se pretendeu exaustiva, mas sugestiva”, explica o curador Carlos Eduardo Comas, arquiteto professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eram desenhos arquitetônicos, modelos, fotografias de época e registros audiovisuais, além de maquetes e fotografias recentes focadas no período de 1955 a 1980, mas introduzidos por um “prelúdio” sobre as três décadas precedentes.  Nessa sala, chamada “Prelúdio: uma região em movimento”, figuravam os marcos consagrados da arquitetura moderna latino-americana da primeira metade do século 20, com destaque para duas maquetes: um projeto de Amancio Williams e o edifício do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, de Lucio Costa e equipe.

As demais obras incluídas nesse “prelúdio” eram mesmo “belas e geniais”, na avaliação da arquiteta e crítica Ruth Verde Zein: desenhos e projetos de Juan Borches, Carlos Raúl Villanueva, Lucio Costa, Warchavchik, Niemeyer, Juan O’Gorman, Mario Pani, Villamajó, Hardoy & Kurchán e Williams. Elas eram exibidas lado a lado com testemunhos das viagens de Frank Lloyd Wright e Le Corbusier à América do Sul e das exposições do MoMA “Brazil Builds” (1943) e “Latin America since 1945” (1955).

Brasil no MoMA

O Brasil esteve representado por obras marcantes ao longo de toda a exposição, além do destaque dado ao Ministério da Educação no Rio de Janeiro, projeto de 1936 de Lucio Costa e equipe, incluindo Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, e à Cidade Fluvial do Tietê, de Paulo Mendes da Rocha, cuja maquete em aço abria a exposição ao lado da Equação do Desenvolvimento, do uruguaio Gomez Gavazzo. Brasília mereceu um espaço exclusivo, incluindo croquis, fotos, maquete e o relatório do Plano Piloto de Lucio Costa.

No núcleo da mostra, destaque especial para obras como o Masp, de Lina Bo Bardi, o MAM-Rio no Parque do Flamengo, de Reidy e Burle Marx, “complementado por duas joias do Lúcio Costa”: as rampas de acesso à Igreja da Glória e o Monumento a Estácio de Sá; a FAU-USP, de Vilanova Artigas; o Ginásio do Clube Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, e obras de Lelé na Bahia e Brasília. Na parede dedicada ao quarto de século de projetos de habitação, havia, entre outros, o Cajueiro Seco, de Acácio Gil Borsoi, em Recife, e a requalificação da favela de Brás de Pina no Rio de Janeiro, de Carlos Nelson Ferreira dos Santos e equipe.

Estudo histórico

Na avaliação de Comas, a grande diferença entre a mostra de 1955 e a atual é que a primeira era uma retrospectiva de dez anos que visava um futuro, uma continuação e tomava a modernização da cidade latino-americana como exemplo, mostrado através de uma compilação de fotos, tiradas em várias viagens do crítico Henry-Russell Hitchcock pela América Latina. A atual é um estudo histórico do período 1955-80, uma exposição de arquivo, de curadoria coletiva, que pretendeu primariamente propor uma redescoberta e/ou revisão.

livro

A primeira exposição tinha como foco, segundo Comas, a questão do desenvolvimento, afinal 1955, ano em que o MoMA fez sua primeira e única exposição sobre arquitetura moderna latino-americana, a “Latin American Architecture Since 1945”, corresponde, grosso modo, ao momento em que o desenvolvimentismo se consagra como política pública na região. Já 1980 corresponde, grosso modo, segundo o arquiteto, à crise do desenvolvimentismo, e ao momento que ratifica o menosprezo da historiografia europeia e norte-americana pela experiência arquitetônica e urbanística modernas na região.

Para Ruth Verde Zein, a exposição não trouxe grandes novidades para os latino-americanos. Foi montada para atrair público e conseguiu. Mas pretendeu, e no seu entender conseguiu, mostrar e demonstrar a todos que “a arquitetura moderna na América Latina (e não mais a “arquitetura latino-americana”, e a diferença não é pouca) é uma contribuição da maior relevância, e absolutamente indispensável para se compreender, de maneira acurada, qualquer panorama minimamente decente sobre a arquitetura moderna do planeta Terra, no século 20.”

Na exposição, o interesse pelo “nosso” mundo, ressalta a arquiteta, não acaba na inauguração de Brasília em 1960, mas demonstra que o interesse pode ser facilmente estendido pela produção das décadas seguintes. Para ela, a contribuição realmente original da exposição centrava-se em sua sala principal, aquela que tratava, propriamente, dos anos 1955-75, pois a única obra realizada entre 1975 e 1980 foi o Sesc Pompeia de Lina Bo Bardi.

“A extensão do período até 1980 não foi ativada para atender a uma lógica historiográfica e sim a uma posição estratégica, já que com isso foi possível incluir uma obra realmente notável: o SESC-Pompéia, de Lina Bo Bardi e equipe. Diferentemente do MASP, da mesma autora, cujo projeto e obra vai de 1957 a 1968 e afina-se perfeitamente com as buscas arquitetônicas desse período, a obra do SESC-Pompéia inaugura outros ares. De todas as obras ali expostas, é a única que poderia ser, legitimamente, também considerada como “contemporânea”. Ou, pelo menos, parece ser uma obra que ilustra bem o que entendemos hoje, em 2015, por contemporaneidade.”

Tags: MoMABienal de Arquitetura
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre
Artigos

O que é uma escola livre de arquitetura

ainda estou aqui
Artigos

O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

colapsos-foto-lucas reitz
Artigos

COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Apple Podcast Deezer Google
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR