O Projeto Ocupação da Sala Experimental do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA recebe o artista Lucas Flygare a partir do dia 30 de setembro, para apresentar parte de sua pesquisa recente onde corpo, espaço e tempo são elementos constitutivos. Em seu processo, o artista investiga diferentes materiais e técnicas, e transita entre fotografia, instalação, pintura, objeto, vídeo e performance. O projeto já recebeu a artista Paloma Gomide com a pesquisa “Venho de outros mares”, em junho, e o artista Tiago Meirelles com a pesquisa “Por que está lá”, em agosto.
Viabilizar um espaço dedicado à experimentação artística e criar um ambiente de diálogo sobre processo de criação, arte e cultura, em diálogo com os visitantes tem sido o objetivo do Projeto Ocupação na sala do NEFA. O Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte abriu em 2014 e tem como proposição reunir artistas com interesse comum em estudar, aprofundar suas pesquisas e produzir suas poéticas artísticas, e vem nesses anos promovendo o debate através de grupos de acompanhamento de processo, exposições, feiras, cursos e eventos referentes à fotografia e a arte e suas linhas de interação social.
Para a coordenadora, Lucila Horn, a proposta da sala experimental vai ao encontro de uma necessidade apresentada pelos artistas e fotógrafos que frequentam o núcleo. Segundo Lucila existe na cidade uma carência de espaços expositivos onde artistas e o público podem trocar ideias sobre processo, arte e cultura, como possibilidade de criar uma ampliação do repertório para ambos. “Nossa sala experimental não pretende ser uma galeria e sim mais um espaço de formação, tanto para artistas como para os interessados em arte”.
Nesta proposta de convivência entre público e arte a sala transforma-se, de quarta a sexta-feira das 15h às 19h, em uma espécie de ateliê/residência onde público não só terá o espaço de observação de trabalhos do artista, como será recebido pelo próprio artista, com acesso gratuito.
SERVIÇO
O que: Ocupação “Corpo, espaço e tempo” por Lucas Flygare
Quando: de 30/09 a 14/10
Abertura: 30/09 das 17h às 20h
Visitação: de quarta a sexta-feira das 15h às 19h.
Onde: Sala Experimental NEFA
Endereço: Rua João Pinto, 30. Sala 607. Centro. Florianópolis.
Fonte: Nefa.