atualizado em 25 de janeiro
Pensando no papel da universidade pública como agente de fomento às artes e à cultura, o programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC lançou uma chamada de trabalhos para Exposição-festival de artes contemporâneas que irá acontecer em abril de 2022, no Museu da Escola Catarinense (MESC). O envio de trabalhos é até 30 de Janeiro.
“Dar visibilidade a produção artística de estudantes e pesquisadores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC também é um dos objetivos do projeto”, afirma o coordenador do Pós-Arq, arquiteto e professor doutor, Paolo Colosso, idealizador do festival.
São duas as categorias: estudantes de graduação e de pós-graduação de todos os cursos e departamentos da Universidade Federal de Santa Catarina; pessoas individuais e coletivos de artistas, arquitetas/os com trajetória anterior registrada em portfólio. – em ambas as categorias será respeitado a paridade de gênero e étnico-racial (50% dos trabalhos devem ser de mulheres e de negros/as).
Os trabalhos inscritos podem ter diferentes linguagens como fotografia, vídeo, performance, instalações, rodas de conversa a partir do tema “Cidades pós-pandemia: colocar no horizonte uma obra em comum”.
“Esta exposição é um elogio às cidades como lugar do encontro com presença, lugar das trocas efetivas, da abertura e das possibilidades de um “viver juntos”. O período de pandemia e isolamento nos fez perceber o quanto o “estar com” é fundamental, necessário. Não há estabilidade emocional, nem mesmo crescimento individual duradouro sem presença, sem vínculo e toque. Toda vida social necessita, em algum momento, ir pra rua. Todo vínculo necessita, em algum momento, cruzar um olhar sem estar separado pela tela. E a cidade é o lugar por excelência desse contato direto, sem mediações”.
A Exposição-festival de artes contemporâneas propõe elaborar esse trauma coletivo pode ser aqui elaborado, absorvido e transformado em linguagens e suportes. A cidade pode ser tema, mas também palco e parte do repertório.
Serviço
Exposição-festival de artes contemporâneas
- envio de trabalha até 15 de janeiro
- realização em abril de 2022
- MESC