A cidade como um lugar de histórias, contadas a partir do ponto de vista dos seus habitantes. O projeto “Eu, Cidade”,realizado pelo NCD Floripa, estreia no próximo sábado (6), a partir das 10h, no Sambaqui, em Florianópolis. E quem conduzirá a primeira caminhada será a arquiteta e paisagista Katia Véras, também professora do curso de Arquitetura da Univali e Udesc.
Moradora da região, a relação com o bairro começou muito antes da profissional estabelecer endereço fixo por ali. A casa que seria seu lar no futuro durante sete anos, era local de constantes festas da turma da faculdade, na época em que estudava na UFSC. Para conceituar o que chama de ‘imagem perceptiva do lugar’, Katia buscou o fundamento de Malcolm Grear, teórico da Gestalt, que diz que ‘a forma de um objeto não é mais importante que a forma do espaço em torno dele. Todas as coisas resultam da interação com outras coisas’.
“Percebemos as coisas a partir de uma interpretação. E isso inclui nossas experiências pessoais. Assim, despertei minha percepção sobre o bairro a partir de suas servidões, personagens, sua memória, também de seus cheiros, cores…, criando uma imagem perceptiva do lugar, desenvolvendo meu olhar periférico, termo emprestado de Lucrécia Ferrara”, afirma. (com assessoria de imprensa)
A caminhada terá duração de até duas horas e em caso de mau tempo (chuva forte/tempestade) a data será transferida. As vagas são limitadas e gratuitas. É só preencher o cadastro no link http://bit.ly/eu-cidade
SERVIÇO:
O que: Projeto Eu, Cidade! com a arquiteta e urbanista Katia Véras
Quando: 6 de abril (sábado)
Horário: das 10h às 12h
Ponto de Encontro: Esquina da Estrada Geral do Sambaqui com rua de acesso ao Restaurante do Gugu, em frente ao muro 2279
Inscrições gratuitas e limitadas: http://bit.ly/eu-