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Início › Projetos › Modernizando o sagrado: Gottfried Böhm e a Igreja São Paulo Apóstolo em Blumenau

Modernizando o sagrado: Gottfried Böhm e a Igreja São Paulo Apóstolo em Blumenau

Diferente do convencional, o projeto sofreu resistência na época ao apostar em técnicas construtivas modernas e em novos materiais.

Por Giovana Martino
23 jun 2021
em Projetos, Projetos SC
Igreja-SãoPauloApóstolo-Gottfried-Böhm-foto-ronaldo-azambuja
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Em meio à paisagem montanhosa de Blumenau, cidade localizada no estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil, encontra-se uma pérola da arquitetura moderna religiosa assinada por Gottfried Böhm, que faleceu recentemente com 101 anos: a Igreja São Paulo Apóstolo, construída entre os anos de 1953 e 1963.

A Igreja São Paulo Apóstolo antecede a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, em Brusque – dois templos religiosos que foram projetados por Böhm no escritório que herdou de seu pai, o também arquiteto Dominikus Böhm (1880 -1955). Este texto tem como principal referência a pesquisa de mestrado desenvolvida por Leodi Antônio Covatti, finalizada em 2020, intitulada Matizes da modernidade: a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo de Blumenau de Dominikus e Gottfried Böhm.

 

Igreja-SãoPauloApóstolo-Gottfried-Böhm-foto-ronaldo-azambuja
Igreja São Paulo Apóstolo, projeto do arquiteto alemão Gottfried Böhm. Foto Ronaldo Azambuja.

 

Localizada em uma importante região da cidade, no alto da Rua XV de Novembro, a Igreja São Paulo Apóstolo foi construída no mesmo terreno da Igreja Matriz, que apresentava uma arquitetura tradicional do final do século XIX e início do século XX. Com o crescente número de fiéis, a igreja sentiu a necessidade de ampliar e modernizar sua estrutura, indo ao encontro da modernidade pulsante da época. Assim, a congregação decide criar um grupo dedicado ao projeto, encabeçado pelo Frei Brás Reuter, que seleciona a proposta de Dominikus Böhm, junto de seu filho Gottfried Böhm, ambos renomados arquitetos responsáveis por inovadoras igrejas católicas por toda Alemanha.

O edifício projetado não apresenta as mesmas características das igrejas que temos em nosso imaginário, o que representou alguma resistência, tanto da igreja quanto da própria comunidade. O projeto é composto por três elementos distintos: uma torre sineira localizada na entrada do complexo, o batistério e o edifício do templo religioso. Apostando na modernização das técnicas construtivas e em novos materiais, o projeto é icônico na paisagem de Blumenau. (COVATTI, 2020, p.42-44).

Adentra-se neste complexo a partir das escadarias que passam por debaixo da grande torre sineira. Ao chegar na parte plana e mais alta do terreno, encontra-se um grande volume marcado por pilares esbeltos que seguram uma fina cobertura de concreto. Logo de frente encontra-se o batistério em um volume solto e delicado, separado do restante templo religioso. O templo tem planta retangular com um amplo espaço livre, marcado pelo ritmo dos pilares e pelos vitrais, que não somente marcam o altar e a entrada, nos lados menores da planta, quanto o restante do perímetro, nos lados maiores da planta. Covatti (2020, p.47) descreve que “a iluminação tem um papel fundamental, ao desvelar a amplitude espacial e contrapor espaços de luz e sombra, que adicionam dimensão ao conjunto.”

Com referências presentes na Igreja de Notre-Dame de la Consolation, de Auguste e Gustave Perret, célebre pelo pioneirismo no uso de concreto armado em igrejas da França, a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo apresenta um aspecto inovador não somente por seu sistema construtivo, mas também pela sua organização, materialidade e linguagem arquitetônica, tendo, portanto, um grande impacto na paisagem que a circunda devido ao contraste em relação ao edifício anterior, resultado sobretudo de um distinto jogo volumétrico e imponência inata da torre sineira, protagonista da obra dos Böhm em Blumenau e também em Brusque.

Igreja São Paulo Apóstolo, agora Catedral Católica de Blumenau, tem um grande impacto na paisagem urbana e natural. Covatti comenta:

Percorrendo com os olhos o perfil da rua percebe-se a continuidade estética do elemento vertical (a torre) através de um edifício ocultado em meio uma miscelânea estilística camuflada. O que de certo modo pode parecer uma obstrução, aqui instiga a curiosidade do observador, que, mesmo à distância, consegue distinguir o perfil de finos pilares que sustentam um delicado plano, que antes de insinuar-se como cobertura, paira sobre uma linha de vitrais. Ao anoitecer o efeito dramático é amplificado, e a luz que emana no edifício parece sustentá-lo. Cada perspectiva revela um visual […]. (COVATTI, 2020, p.41).

A cuidadosa arquitetura moderna das obras de Dominikus e Gottfried, afirma Angelita Wittmann no artigo Um Pritzker no interior de Santa Catarina: a igreja de Gottfried Böhm em Brusque, “são volumes resultantes de composições simples e proporcionais a partir do uso de pedras, tijolos e concreto armado, apresentados em seu estado aparente. O resultado espacial e arquitetônico interage com o terreno e com o entorno imediato, aproximando os arquitetos do expressionismo alemão.” Além da relação com os materiais e com a topografia, a experimentação das formas e do efeito de luz e sombra os aproxima também da corrente brutalista – aspectos encontrados tanto na Igreja São Paulo Apóstolo como em sua irmã mais nova, a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga de Brusque.

Referências bibliográficas
COVATTI, Leodi Antônio. 2020. Matizes da modernidade: a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo de Blumenau de Dominikus e Gottfried Böhm.
WITTMAN, Angelina. 2020. Um Pritzker no interior de Santa Catarina: a igreja de Gottfried Böhm em Brusque

Texto escrito por Giovana Martino para o Archdaily, onde foram publicadas as fotos do ensaio da igreja realizado pelo fotógrafo Ronaldo Azambuja. 

Tags: arquiteturaprojetoGottfried BöhmarchdailyIgreja São Apóstolo
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