ArqSC + Caminhada Jane Jacobs Floripa marcou nosso primeiro evento em 2019. O programa incluiu um percurso pelo Parque Linear do Córrego Grande até a horta urbana e arredores para uma escuta, fala e reflexão sobre os fenômenos urbanos a partir da relação do cidadão com a cidade.
Nosso convidado na condução da caminhada foi o arquiteto e urbanista Gustavo Andrade Neto, pesquisador do Laboratório Cidade e Sociedade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um dos criadores do movimento ativista Caminhada Jane Jacobs Floripa. Para somar a esta reflexão, convidamos os arquitetos envolvidos no projeto: César Floriano, Juliana Castro, Nelson Teixeira Neto e Beatriz Zeglin.
O evento aconteceu dia 13 de abril, numa manhã de sábado ensolarado, e reforçou a nossa crença nas construções coletivas de ações na qual há convergência de ideias e o desejo de refletir sobre a cidade em encontros potentes pelo seu conteúdo e participação de público diverso em idade, campo profissional e territorialidades. Nos sentimos privilegiados em poder conversar, ao longo da caminhada, com os arquitetos e urbanistas autores do projeto e estabelecer esta troca tão fundamental para o entendimento dos processos urbanos.
Importante ressaltar dois pontos: o projeto bem-sucedido e de qualidade do Parque Linear deve ser replicado em outros locais da cidade, e a ação, que era para ser apenas uma, precisa continuar construindo esse debate em outras regiões. Iremos desafiar o grupo Caminhada Jane Jacobs Floripa a realizar outros percursos com este perfil junto com o ArqSC.
Deixamos registado nosso agradecimento a todos que estiveram presentes conosco no sábado, aos arquitetos envolvidos, e ao Dimas Construções, que acreditou e desejou estar junto neste projeto do ArqSC Transborda, resultado do conceito levado à 10ª edição do anuário impresso. Leia aqui.