Centro de atração dos artistas, cada vez mais o Múltipla Dança transforma a urbe em superfície.
No dia 27, na Fundação Badesc, às 19h, o convidado Elías Aguirre exibe o projeto Imbermoves, um conjunto de autorretratos em que alia fotografia e vídeodança em diferentes cenários, localizados em países como Espanha, Itália, França, Senegal, Filipinas, China, Malásia, Austrália, Nova Zelândia, Vietnã, Guiné Equatorial, etc.
A cidade cada vez mais protagoniza o cerne dos discursos artísticos. Se não como personagem principal, aparece tematizada, como vestígio ou superfície. Em sintonia com o próprio tempo, a maioria dos criadores deseja o fluxo das ruas para o encontro da arte que transforma vias e logradouros em palco, o mais democrático de todos. O veludo das cortinas e o conforto dos camarins são trocados pelas texturas urbanas, o barulho, o pó, a correria dos apressados. Fragmentada, contraditória, colcha de retalhos de utopias e fracassos, a cidade inspira e reforça as poéticas contemporâneas, quer sejam elas do campo do teatro, do cinema, da música, da literatura, das artes visuais e da dança. Essa prática vem sendo adotada pelo Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea cuja nona edição ocorrerá entre 24 e 29 de maio em 13 lugares de Florianópolis. A realização da instituição cultural Arte Movimenta, coordenada por Marta Cesar e Jussara Xavier, conquistou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Fundação Nacional de Arte (Funarte) Ministério da Cultura.
Aberta ao público, com todas as atividades gratuitas, a iniciativa oferecerá espetáculos, oficinas, laboratório, intervenção urbana, mostra de vídeo, exibição de documentário, diálogos, lançamento de livro e uma homenagem.
Dos 13 lugares ocupados pelo Múltipla Dança, seis são em área aberta. Interessados poderão assistir trabalhos (peças, intervenção e espetáculos) ou participar de discussões no largo da Alfândega, na escadaria do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Parque de Coqueiros e em frente ao bar Koxixo’s e na praia do Campeche.
A dança, explica-se no catálogo do festival, entra em modo de composição com a cidade, recria ruas, parques, arquiteturas, sons, corpos e imagens.
As propostas de intervenção urbana estão no trabalho da criadora mexicana Olga Gutiérrez, que mostrará Movimento Público, no largo da Alfândega, e das bailarinas mineiras da Dança Multiplex, que estarão no Parque de Coqueiros. O desejo de conexão com a urbe também está presente no pensamento, no corpo e na trajetória de Elías Aguirre, bailarino e coreógrafo espanhol que é artista visual, com uma formação que inclui fotografia, design, vídeo, clown e butô. Premiado na Espanha e na Europa, ele tem o espaço urbano como ponto de partida para a criação de boa parte de suas coreografias que misturam técnicas de diferentes danças.
Corpo, tempo e movimento reúne Sandra Meyer e Diana Gilardenghi em duas das seis ações de dança do projeto que será realizado em espaços públicos e em locais de circulação. Com estreia no Múltipla Dança, uma das apresentações, chamada Dança Coral, está prevista para o dia 28 de maio, às 15h, na av. Beira-mar Norte, em frente ao bar Koxixo’s. Nascidas em 1957, as intérpretes e pesquisadoras entrelaçam trajetória pessoal, contexto social e história da dança em composições que emergem de cada encontro entre elas e resultam em gestos e falas mescladas de vozes e temporalidades distintas, com vestígios de experiências passadas que irrompem o presente.
Parquear é outra intervenção urbana em áreas verdes e concretas das cidades, realizada desde 2011 pelo Dança Mulitplex (Margô Assis, Renata Ferreira e Thembi Rosa), além das convidadas Kênia Dias, Karina Collaço, Heloisa Domingues e Dorothé Depeauw. Parquear Bando expande essa proposta de intervenção, com uma chamada aberta para interessados em praticar esse corpo coletivo, experimenta a utilização dos bambus como um dispositivo para a desacelaração, equilíbrio e composição. Uma coreografia nômade, múltipla, um itinerário conectando um ponto qualquer com outro ponto qualquer. Abadom, da Atitude Cia. de Dança de Garopaba que ocupará as areias da praia do Campeche, espetáculo que questiona entendimentos, escolhas e desejos. Espetáculo de breaking configurado na metáfora da destruição e da ruína de uma espécie.
Agenda de ilustres
- Premiado na Espanha e na Europa, o coreógrafo e bailarino espanhol Elías Aguirre adota a cidade, às vezes as escadarias, como ponto de partida para a criação de boa parte de suas coreografias em que mistura técnicas corporais, o gestual e as artes visuais. Além de abrir 9º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea com Flightless, no dia 24, às 19h30, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Aguirre está no cartaz do evento. Seu trabalho Imbermoves, realizado em St. Louis, no Senegal, inspira a designer Paula Albuquerque e o artista Fabio Dudas, responsáveis pela criação do cartaz.
- No dia 26, às 20h, na escadaria do TAC, ele apresenta “Langfade” e, no dia 25, dá a oficina Dança Contemporânea na qual partilha um processo de criação orgânico que busca nos elementos da natureza recursos para uma nova poética corporal. Os insetos inspiram os movimentos do intérprete.
Serviço
O quê: Intervenção urbana Parquear – Dança Multiplex (MG)
Onde: Parque de Coqueiros, av. Engenheiro Max de Souza, Coqueiros, Florianópolis
Quando: Dia 26.5.2016, 10h
Quanto: Gratuito
O quê: Oficina Experimentação Parquear – Dança Multiplex (MG)
Onde: Parque de Coqueiros, av. Engenheiro Max de Souza, Coqueiros, Florianópolis
Quando: Dia 26.5.2016, 11h
Quanto: Gratuito
O quê: Performance Longfade – Elías Aguirre (Espanha)
Onde: Escadaria do Teatro Álvaro de Carvalho, Rua Tenente Silveira, 60, Centro, Florianópolis
Quando: Dia 26.5.2016, 20h
Quanto: Gratuito
O quê: Parquear Bando – Dança Multiplex (MG)
Onde: Parque de Coqueiros, av. Engenheiro Max de Souza, Coqueiros, Florianópolis
Quando: Dia 27.5.2016, 16h
Quanto: Gratuito
O quê: Peça Laboratório Movimento público – Olga Gutiérrez (México)
Onde: Largo da Alfândega, Florianópolis
Quando: Dia 28.5.2016, 12h
Quanto: Gratuito
O quê: Dança Coral – Diana Gilardenghi e Sandra Meyer (SC)
Onde: Av. Beira-mar Norte, em frente ao bar Koxixo’s, Florianópolis
Quando: Dia 28.5.2016, 15h
Quanto: Gratuito
O quê: Abadom – Atitude Cia. de Dança de Garopaba (SC)
Onde: Praia do Campeche (Rancho da Canoa)
Quando: Dia 26.5.2016, 16h
Quanto: Gratuito
MÚLTIPLA DANÇA EM NÚMEROS
Dois Estados: Santa Catarina e Minas Gerais
Três países: Brasil, Espanha e México
Dezessete convidados: Alejandro Ahmed, Anderson do Carmo, Atitude Cia. de Dança de Garopaba, Bia Mattar, Carlinhos Santos, Dança Multiplex, Diana Gilardenghi, Elias Aguirre, Elke Siedler, projeto Tubo de Ensaio, Milene Duenha, Olga Gutiérrez, Paloma Bianchi, Rui Moreira, Sandra Meyer, Thembi Rosa e Vera Torres
Uma homenagem: Ana Luiza Ciscato
Treze lugares: Associação Cultural Arte.Dança, auditório do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), largo da Alfândega, Beira-mar Norte, em frente ao bar Koxixo’s, Fundação Cultural Badesc, Instituto Arco Íris, Parque de Coqueiros, praia do Campeche, Salas Espaço 1 e Espaço 2, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Stúdio Áfrika, Teatro Álvaro de Carvalho, Teatro Sesc Prainha e Teatro da Ubro
Seis espetáculos: Flightless – Elías Aguirre (Espanha); Narrativas entre Dois Corpos – Diana Gilardenghi e Sandra Meyer (SC); Abadom – Atitude Cia. de Dança de Garopaba; Co Ês (com eles) – Rui Moreira (MG); Rec(L)usadx – Elke Siedler (SC) e Nosotros Estamos Aquí (Nós Estamos Aqui) – Olga Gutiérrez (México)
Cinco intervenções urbanas: Parquear – Dança Multiplex (MG); Longfade, Elías Aguirre; Parquear Bando – Dança Multiplex (MG) + convidados; Movimento Público – Olga Gutiérrez (México) e Dança Coral, Diana Gilardenghi e Sandra Meyer
Uma mostra de vídeo: 13 filmes, seis solos especiais e sete inseridos no tema Urbanidades
Um documentário: Corpo Vodu, direção de Will Martins
Cinco oficinas: Laboratório Movimento Público – Olga Gutiérrez (México);
Dança Contemporânea – Elías Aguirre (Espanha); Parquear Bando e Experimentação Parquear – Dança Multiplex (MG) e Danças Negras Contemporâneas, Rui Moreira (MG)
Três Diálogos: Faça uma pergunta, O que você está pensando/dançando? Política Nacional de Artes (PNA)
Dois lançamentos de livros: Tubo de Ensaio. Composição [Intervenções + Interseções] Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres (Instituto Meyer Filho, 2016) e Vol. 5 Coleção Húmus
Múltiplas Escritas: uma plataforma de escrita
FICHA TÉCNICA
Direção geral: Marta Cesar
Coordenação de programação e curadoria: Jussara Xavier e Marta Cesar
Produção executiva e coordenação administrativa: Neiva Ortega
Assistência de produção executiva: Gabriel Campos
Assistência de produção técnica: Juarez Mendonça
Projeto gráfico e mídia eletrônica: Paula Albuquerque
Ilustração: Fabio Dudas
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso
Cobertura fotográfica: Clara Meirelles
Vídeo: Marco Martins
Agradecimentos: Ademir Dias, Ana Paula Neto, André Augusto Crema, Camila Aschermann, Claudia Regina Marcante, Daiane Dordete, Eneléo Alcides, Felipe Arthur Moritz, Irma Paso, Ivo Godois, Maria Teresinha Debatin, Maria Tereza Piccoli, Osni Cristóvão, Raquel da Silva, Regina Levy, Selma Junkes
Realização: Arte Movimenta
Patrocínio: Caixa – Fundação Nacional de Arte (Funarte) Ministério da Cultura – Governo Federal
Apoio institucional: Embaixada da Espanha no Brasil/Cooperação Espanhola, Comunidade de Madri/Teatros do Canal, Embaixada do México, Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Fundação Cultural Badesc, Governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, Associação Cultural Arte.Dança, Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, Instituto Arco Íris, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Prefeitura de Florianópolis/Fundação do Meio Ambiente (Floram)/Parque de Coqueiros, Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Franklin Cascaes, Serviço Social do Comércio (Sesc/SC), Stúdio Áfrika, Komcorp – Assessoria Empresarial e Contábil
Saiba mais: multipladanca.art.br e facebook.com/festivalmultipladanca
Programação completa: www.multipladanca.art.br e facebook.com/festivalmultipladanca