Todo mundo já chupou um pirulito na vida! Pegamos o doce, desembrulhamos do plástico que vem enroscado no palitinho e… “chup”… direto pra boca e nem nos fixamos na embalagem, que é logo descartada. Pois depois de saber o que vou contar, talvez você passe a prestar mais atenção a algumas coisas simples da vida, principalmente no universo do design de embalagem.
O Chupa Chups é um dos pirulitos mais famosos do mundo, vendido em 108 países nos 5 continentes. Começou a ser fabricado em 1959 pelo empresário espanhol Enric Bernat, dono da empresa confeiteira Productos Bernat. Bernat teve a ideia de colocar um palito nas balas que fabricava ao observar como as crianças se sujavam ao comê-las, levando-as da boca à mão até que se acabassem. Problema de higiene e engasgos resolvidos!
Em 1969, o catalão Josep Bernat, neto do empresário, decidiu pedir a ninguém menos que Salvador Dalí, seu amigo pessoal, que desenhasse uma nova logo para a embalagem do pirulito. Contam eles que Dalí recebeu uma quantia milionária para isso e que, depois de rabiscar muito em alguns simples guardanapos durante uma conversa de bar, em menos de uma hora já tinha criado a logo que seria utilizada até hoje.
Parece incrível como que um produto tão simples, tão barato, possa ter a mão de Salvador Dalí. Não importa tanto o que é, mas como o fazemos.
Sabemos que Dalí atuou em absolutamente todos os campos das artes e da arquitetura durante sua vida: joalheria, pintura, cinema, cenografia, design de embalagem, design de produto, escultura, arquitetura, teatro…
Nós, arquitetos, designers, publicitários, artistas, levamos dentro de nossas mentes uma certa inquietude que nos permite “meter-nos” em muitas coisas…em tudo que tenha que ver com a criatividade… criar!
Para o texto de hoje, além de contar esta curiosa história de como um gênio criou uma embalagem para um produto tão simples, eu gostaria de estabelecer uma interatividade com os leitores. Gostaria que trocássemos histórias sobre como cada um criou algo diferenciado em sua carreira, seja simples como o caso do pirulito ou complexa, não importa. Eu gostaria de abrir o espaço para você nos contar como sua mente criativa encontrou alguma solução para algo ou inventou uma nova forma de fazer.
OUTROS TEXTOS DA MARIA PILAR ARANTES
Vamos compartilhar nossas criações? Deixe seu comentário!