As arquitetas Bárbara Ramos e Maria Eduarda Lins Brandão foram as vencedoras do Archathon 2019, que aconteceu em Florianópolis, concurso considerado o maior workshop de arquitetura e design das Américas e que premia o ganhador com um ambiente para a Casacor edição Florianópolis. Para a mostra, as profissionais que se uniram para participar do concurso – elas atuam no escritório MarchettiBonetti + e Dimas Construção -, irão desenvolver o ambiente da Archademy, uma aceleradora para os profissionais do setor que tem sede em São Paulo e inaugura outra na Capital este ano.
Abaixo texto das arquitetas.
O projeto proposto para o ambiente Archademy, para a Casacor 2019 edição Florianópolis, combina o equilíbrio projetual entre um espaço funcional e o conceito da mostra. Imprimir a personalidade da empresa, despertar a curiosidade do público alvo, criar um ambiente interativo e promover a instagramabilidade foram diretrizes chave que determinaram o produto final.
O conceito surge a partir de uma caixa que envolve todo o espaço e cria unidade. A paleta de cores da Archademy, uma aceleradora na área de arquitetura, define a tonalidade do ambiente e emoldura a caixa de forma a destacar os elementos inseridos dentro dela. Ambientes de descompressão e reunião informal foram os escolhidos para representar a Archademy, pois combinam a linguagem descontraída e ao mesmo tempo profissional da empresa. O uso da madeira traz aconchego ao ambiente e os mobiliários soltos ficam em evidência no cenário monocromático.
O projeto também valoriza a vitrine para ser notado pelo pedestre na rua, gerando curiosidade e interesse no público. Ao permitir a experiência de interação do visitante com o espaço, ao criar seu próprio moodboard, fazemos com que ele se sinta parte da montagem desse ambiente, tornando-o o único e divertido. Cada detalhe e cantinho foi pensado, desde as grandes comunicações visuais até a logo da empresa nas paredes ou negativada no painel.