O Mundo e a Arquitetura. Este é o tema macro do Seminário Internacional, totalmente on line, realizado pela AsBEA SC, a partir do dia 20 de outubro. Em tempos onde a sociedade vive um desafio global diante da pandemia, nada mais necessário do que promover discussões sobre os possíveis papéis da arquitetura e caminhos de atuação. O momento pede trocas de informações globais para se encontrar soluções locais, com certeza.
Por isso, a ideia deste evento digital, transmitido ao vivo pelo novo canal da AsBEA SC, no Youtube, acessa aqui – o primeiro painel será no instagram da entidade. Serão quatro painéis, com destaque para a presença de convidados internacionais, nacional e profissionais associados à entidade, cada um com expertise em diferentes áreas do conhecimento. Neste contexto, semanalmente será proposto um tema: Urbanismo, Arquitetura, Paisagismo e Arquitetura de áreas externas e Interiores.
Cidades Inteligentes
O encontro virtual terá abertura com a Live “Cidades Inteligentes”, nesta terça-feira (20/10), às 19h, que promoverá um bate papo com Caio Esteves, fundador da Places for Us, primeira consultoria especializada em place branding. Quem media a conversa é Frederico Cruz, arquiteto, designer e produtor do Podcast Farol Urbano.
Na quarta-feira, dia 21, os arquitetos Gustavo Restrepo – responsável pelo projeto de reestruturação e planejamento urbano de Medellín, na Colômbia, com inclusão social e combate à violência – e Mauricio Duarte Pereira – associado da Gehl Architects, em Copenhagen, com experiência em projetar novos bairros e espaços públicos, a exemplo da Pedra Branca, na cidade Palhoça (SC) -, estão entre os convidados do primeiro painel do seminário, que será sobre Urbanismo: Cidades Coletivas e Cidades Inclusivas.
“Cidade inclusiva é aquela que em seu processo de gestão consegue transformar seus habitantes em cidadãos. Aquela que investe na valorização de seus cidadãos e os torna cidadãos ativos. Isso está relacionado a educá-los para participarem da construção da cidade que você deseja”, pontua Restrepo, convidado para o bate papo sobre Cidades Inclusivas.
Já Maurício Duarte Pereira entra em cena para trazer sua experiência com Cidades Coletivas. “Imagine se todos os profissionais soubessem o valor agregado de uma abordagem do planejamento urbano centrado nas pessoas? E se as decisões, ferramentas, processos e produtos tivessem “qualidade de vida” nos indicadores de desempenho? Em lugares onde esse foco se tornou um padrão da indústria, ganhos econômicos e sociais andam de mãos dadas”, destacou.
Mediação e debatedores
Os debates serão mediados por Gustavo Cedroni, arquiteto e urbanista que trabalhou com nomes como Pedro Paulo de Melo Saraiva e Eduardo Colonelli. Atualmente é sócio do escritório Metro Arquitetos Associados. Participou da Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2006 e 2016.
As discussões ainda ganham o peso dos experientes profissionais de Santa Catarina, alguns associados da AsBEA SC: Silvia Lenzi (Movimento Traços Urbanos), Giovani Bonetti (ARK7 e Marchetti Bonetti), Nelson Teixeira Netto (NTN Arquitetura) e Roberto Simon (Studio Domo).
Arquitetura Residencial, Comercial, Corporativa e Institucional
No dia 28 de outubro, ocorre o segundo painel do Seminário, desta vez o tema é a arquitetura em seus diferentes campos de atuação. Participam os arquitetos Miguel Pinto Guimarães (MPG Arquitetura) e Paul Trotter (Fulton Trotter Architects, da Austrália). Vão debater os assuntos os arquitetos Laurent Troost, Marilia Ruschel, Henrique Pimont e Marcos Jobim com mediação de Fernando Forte (FGMF/SP).
Para participar
Basta acessar o canal da AsBEA SC no Youtube. O link está disponível no perfil da entidade no instagram @asbeasc, onde são compartilhadas as principais informações da programação do evento que tem agenda até dia 11 de novembro. O evento tem apoio da AsBEA BR.
Programação Painel 1 – Urbanismo – Cidades Coletivas e Cidades Inclusivas
20/10, às 19h (terça-feira) – Live “Cidades Inteligentes” com Caio Esteves, fundador da Places for Us, primeira consultoria especializada em place branding. No instagram da Asbea/SC
21/10, às 19h (quarta-feira) – Arquitetura – Cidades Coletivas
Convidado: Arquiteto Maurício Duarte Pereira (Gehl Architects)
Curador: Arquiteto Gustavo Cedroni (Metro Arquitetos Associados / SP)
Debatedores: Silvia Lenzi (Movimento Traços Urbanos)
Giovani Bonetti (ARK7 e Marchetti Bonetti)
21/10, às 19h50 (quarta-feira) – Arquitetura – Cidades Inclusivas
Convidado: Arquiteto Gustavo Restrepo (Medellín, Colômbia)
Curador: Arquiteto Gustavo Cedroni (Metro Arquitetos Associados / SP)
Debatedores: Nelson Teixeira Netto (NTN Arquitetura)
Roberto Simon (Studio Domo)
28/10, às 19h (quarta-feira) – Arquitetura Residencial, Comercial, Corporativa e Institucional
Convidados: arquiteto Miguel Pinto Guimarães (MPG Arquitetura)
Curador: Fernando Forte (FGMF/SP).
Debatedores: Laurent Troost, Marilia Ruschel com mediação de Fernando Forte (FGMF/SP).
28/10, às 19h50 (quarta-feira) – Arquitetura Residencial, Comercial, Corporativa e Institucional
Convidado: Paul Trotter (Fulton Trotter Architects, da Austrália).
Curador: Fernando Forte (FGMF/SP).
Debatedores: Henrique Pimont e Marcos Jobim com mediação de Fernando Forte (FGMF/SP).
Imagem em destaque de projeto do arquiteto Miguel Pinto Guimarães.
Fonte: com assessoria de impresa.