A 12ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo impresso e portal Mapa das Artes, realiza duas exposições simultâneas com obras de 10 artistas selecionados. A abertura das exposições acontece dia 14 de janeiro, na Lona Galeria de Arte, e 16, na Zipper Galeria. As duas mostras ficam em cartaz até 20 de fevereiro – os espaços são amplos e seguem os protocolos de segurança sanitária, com capacidade de público reduzida, uso de máscaras, limpeza extrema e álcool em gel espalhado pelos ambientes.
O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. O Salão tradicionalmente abre o calendário de artes em São Paulo e é uma porta de entrada para os artistas selecionados no mundo das artes.
Participam da mostra: Ana Andreiolo (RJ), André Bergamin (RS), Evandro Angerami (SP), Laura Villarosa (Itália/RJ), Leonardo Luz (RJ), Marc do Nascimento (SP), Mateus Moreira (MG), Paloma Mecozzi (SP), Rafaela Foz (SP) e Thiago Fonseca (RJ/MA).
Os dez artistas foram selecionados entre as 375 inscrições recebidas de maneira mista, via on-line ou pelo envio de portfólio impresso, pelo júri formado por Jurandy Valença (jornalista, curador independente, produtor cultural e poeta), Julie Dumont (curadora independente e criadora do projeto The Bridge Project) e Fernando Oliva (curador do MASP). A mostra dos artistas selecionados reúne obras em diferentes técnicas e formatos, como pinturas, esculturas, assemblages, colagens e fotografias.
Participação catarinense
Nas 12 edições do Salão, Santa Catarina contou com a presença de dois artistas. Na 3ª, com o artista radicado em Santa Catarina, Diego de los Campos , que foi selecionado pelo júri formado pelos galeristas Jaqueline Martins, Henrique Miziara (Pilar) e Marcelo Secaf (Logo); e na 6ª edição, com o artista Charly Techio (SC/PR), com júri formado pelos curadores Adriano Casanova, Enock Sacramento e Mário Gioia.
Mapa das Artes
Criado em 2002 pelo jornalista Celso Fioravante, o Mapa das Artes é um guia de artes visuais bastante completo que traz programação e serviço de museus de todos os Estados do país. O site dispõe de seções diversas, como a dedicada aos salões de arte, com datas e editais; a seção Curtas, com matérias e serviço sobre acontecimentos, eventos e assuntos de interesse do público de artes visuais; além das colunas Supernova, com notas quentes; e seções dedicadas a eventos, mercado de arte, prêmios, personalidades, política cultural, arquitetura, web, patrimônio, polêmicas, críticas e notícias diversas de artes plásticas editadas nos principais veículos jornalísticos do mundo.
Serviço:
Lona Galeria de Arte – De 14/1 a 20/2.
Zipper Galeria – De 16/1 a 20/2/2021