Localizada em Jurerê Internacional, em Florianópolis, esta residência convida para um verdadeiro passeio pela arquitetura e possibilitar essa experiência foi o partido da profissional Marília Ruschel. O projeto de 702m² tem como estratégia conceitual integrar o interior com o exterior, visual e fisicamente, valorizando o percurso, a relação com a paisagem e proporcionando ambiências autênticas. Assim, a residência é composta por um jogo de volumes que é estruturado por um eixo central que conecta os espaços e cria possibilidades dentro da residência.
Na área central da casa, com pé direito duplo e iluminação zenital que permeiam o jardim interno, o sistema de circulação reúne passarelas de concreto armado e escada que dão acesso aos setores social e íntimo. “Nesse agradável deslocamento, o usuário apropria-se dos visuais das copas das palmeiras, da piscina, da área de lazer da casa, e, também, dos espaços públicos e de passeio do bairro,” explica Marília. A escolha dos materiais contribuiu para o conforto térmico e a economia indispensável de energia elétrica. Ademais, outras estratégias como ventilação cruzada, o reaproveitamento da água da chuva e o sistema de aquecimento solar foram adotados.
OUTROS PROJETOS PUBLICADOS NO ARQSC
Graduada pela UFRGS em 1979, a arquiteta Marília Ruschel tem mais de 30 anos de experiência profissional em projetos de
arquitetura e urbanismo. Possui especialização em Planejamento Regional e Urbano. Foi arquiteta titular do escritório Ruschel+Teixeira Netto (1983–2007). Em 2007 constituiu a Ruschel Arquitetura e Urbanismo, empresa associada à AsBEA/SC.
Fonte: projeto publicado no anuário ArqSC 2018