• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

    REITZ-Bruna-Tuon-CasaCor-

    Refúgio de Memórias promove encontro de gerações

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

    academia fiesc de negócios

    FIESC incentiva o design autoral como diferencial estratégico

    exposição veras design-foto-soninha vill

    Abertura da exposição de design catarinense Veras Design lota centro cultural

    concurso-GUERRA SIARCOS ARQUITETURA

    Concurso promovido pelo NCD tem inscrições abertas até final de abril

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

    REITZ-Bruna-Tuon-CasaCor-

    Refúgio de Memórias promove encontro de gerações

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    Banco-Turi-Foto-Sabrina-Gabana04 (

    Design Week POA 2025 tem programação intensa em mais de 30 endereços

    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

    academia fiesc de negócios

    FIESC incentiva o design autoral como diferencial estratégico

    exposição veras design-foto-soninha vill

    Abertura da exposição de design catarinense Veras Design lota centro cultural

    concurso-GUERRA SIARCOS ARQUITETURA

    Concurso promovido pelo NCD tem inscrições abertas até final de abril

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Artigos › Rodrigo de Haro: oráculos de cerâmica

Rodrigo de Haro: oráculos de cerâmica

Por Dennis Radünz
20 set 2018
em Artigos, Anuário: últimas notícias, Anuários
CompartilharTweetarEnviar

Este artigo exclusivo e inédito de Dennis Radünz foi publicado originalmente no anuário impresso ArqSC 10ª edição.

O Sol, a Lua, o Mundo, o Mago e a Roda da Fortuna se conjugam nas 22 cartas do Tarot Pedra Branca, de Rodrigo de Haro, o mosaico de estilo veneziano que levanta, desde a origem na argila, novas hipóteses de futuro na perenidade da cerâmica. Concebido como uma espécie de emblema da Cidade Criativa Pedra Branca – área que é o experimento vivo do novo urbanismo, como enclave de desenho urbano entre a conurbação informe de Palhoça –, o Tarot nasceu nos desenhos de Rodrigo de Haro traçados em papel-cartão, de 1986 a 2016, depois transpostos pelo artista Idésio Leal para a superfície maciça dos 22 totens de concreto.

“Tudo começa pelo desenho”, explica o artista, e a arte divinatória do Tarot encontrou nas 21 cores das peças de cerâmica a expressão de arte combinatória: a representação da Roda da Fortuna, figurada em azul, monta-se contra o fundo vermelho e verde, por exemplo. Arcanos do mosaico. E como trabalho de arte pública, a primeira apresentação – no Lugar das Artes, em dezembro de 2017 – evidenciou, na sua forma de semicírculo, um convite à comunhão ancestral, a sua vontade de convívio e de um novo anelo para a vida em comum na Grande Florianópolis.

Assim, para além da cidade-jardim, da cidade modernista ou das cidades-monumento, a Pedra Branca concilia arquitetura e arte à procura de um novo pertencimento a essa vida local que se faz entre o lazer e o labor, entre as áreas de comércio e de estudo, na cultura do reúso dos recursos naturais, com o sentimento de pertencimento a um espaço pleno de significados, como os significados latentes nas cartas desse Tarot. Eles, esses significados, são “enzima de potência e campo verde”, como De Haro escreveu no poema-arcano que é a legenda do mural O Mago.

Nesse sentido, Tarot, palavra substantiva, amplia-se no adjetivo Pedra Branca e, assim, a arte e o entorno da cidade criativa se completam, em conceito e montagem, com a valorização da cerâmica ancestral do litoral catarinense no espaço da antiga fazenda. Mas como os totens de Rodrigo e Idésio são móveis, a arte de recombiná-los como baralho nesse ambiente urbano e ainda rural, aos pés da Serra do Mar, é ilimitável (esse encontro entre a cultura e a natureza tem no Parque Inhotim, em Brumadinho, e na galeria Sonic Pavilion, de Doug Aitken, em particular, uma referência icônica entre os museus contemporâneos de arte).

Em uma página de ‘Caminhos da curadoria’ (Cobogó, 2014), o célebre curador de arte Hans Ulrich Obrist observa que a “curadoria pode ser uma forma de urbanismo, que pode tratar das mutações das cidades”. Assim, presente no espaço público de Florianópolis, Tijucas, São José, São Pedro de Alcântara, São Joaquim, Caçador e Porto Alegre, a arte mural de Rodrigo e Idésio participa das mutações de cada urbe, como o testemunho da memória coletiva que se registra em símbolos sempre abertos à interpretação (vide os dois grandes murais na Reitoria da UFSC, que historiam a América pré-colombiana e a ascendência açoriana de Nossa Senhora do Desterro). Em suma, a arte mural e o conceito de cidade criativa completam-se na Pedra Branca.

E se a curadoria pode ser urbanismo, fica evidenciada em Tarot Pedra Branca a ascensão de uma ideia de espaço urbano onde arte e arquitetura (e, no caso de Rodrigo de Haro, também a poesia) mantêm uma conversa íntima e de ‘janelas abertas’, o desenho urbano sendo outra forma de curadoria de arte. Contra a decrepitude das grandes cidades, assaltadas pelo culto ao automóvel, e contra o monumentalismo oficioso, essa coleção de mosaicos nunca estáticos ecoa a concepção de Jan Gehl, pensador do espaço público, e sua ‘cidade para as pessoas’: o Tarot pede a participação ativa de quem o consulta; o Tarot é uma espécie de código da vida urbana.

Assim, o Tarot Pedra Branca instaura uma nova fase na arte pública de Santa Catarina: “Em nossas veias conduzimos o zodíaco e de alguns símbolos erguemos cidades”, diz Rodrigo.  Porque De Haro, poeta-alquimista, parece antever nos interiores e em todo o entorno as formas futuras das cidades criativas. E isso porque o construir cidades é, em muitos sentidos, uma arte divinatória. Principalmente porque cada passante e cada morador pode desvendar os futuros da vida urbana ao exercer o seu direito à cultura e à cidadania criativa: ler o Tarot é uma forma de começar, de novo, o Mundo.

  DSCN9227a (800x547)

Dennis Radünz é escritor e dirige a Editora Nave (Florianópolis). Editou os catálogos de arte “Tarot Pedra Branca – Rodrigo de Haro” (2017) e “Dos arquétipos: o poder das imagens – Rodrigo de Haro” (2016) e o livro-retrospectiva “Rubens Oestroem” (2015), além de dezenas de outros livros de arte e literatura.

Desenho de Rodrigo de Haro da carta O Louco, feita em mosaico estilo veneziano, e que forma 22 peças do Tarot Pedra Branca. O trabalho foi concebido em papel-cartão pelo artista, de 1986 a 2016, depois transpostos pelo também artista Idésio Leal para a superfície maciça dos totens de concreto.

Tags: pedra brancarodrigo de haroTarotTarot Pedra BrancaDennis Radünz
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre
Artigos

O que é uma escola livre de arquitetura

ainda estou aqui
Artigos

O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

colapsos-foto-lucas reitz
Artigos

COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Fontello-1df01912-apple-podcast
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR