Num passado não tão distante, o mar e sua vista paradisíaca não faziam parte do desejo coletivo. Quando entrou nesta residência, a convite da família, a designer de interiores Alessandra Casagrande ganhou uma certeza. A reforma na área social da casa tinha que conectar os ambientes com o exterior, valorizando a vista para o mar.
Cravada em um morro em São José (SC), Alessandra não teve dúvidas: sugeriu que as pequenas janelas descem lugar a enormes rasgos de vidro abrindo a visão para a natureza, item indispensável no presente e, provavelmente, no futuro. Os 107m² ganharam mais dimensão com a demolição de parte das paredes. A intervenção na área gourmet foi planejada para a família – pai, mãe, um filho e os cachorros -, apoiada ainda em mobiliário confortável, com design atemporal.
“Todo o projeto foi audacioso desde o layout até a escolha do mobiliário. Porém, a integração do interior com o exterior é um dos grandes destaques. E uma curiosidade: usamos um teto vinílico, produto 15 vezes mais leve do que o gesso ou a madeira, por exemplo”, comenta a designer de interiores, revelando também, aos interessados, que esta aplicação não gera resíduos, não necessita de lixamento e aplicação de verniz, colas ou outros materiais. Mais sustentável, impossível.
Para ganhar a desejada visão, as laterais da residência são todas em esquadrias de vidro e PVC. Perfeita para as recepções, a cozinha foi dominada pelo elegante cinza em contraponto às pedras e à madeira. Uma ilha em formato U aglutina a churrasqueira, uma coluna de fornos e uma grande bancada para fazer pães, pedido indispensável dos moradores. De um lado, a bancada para banquetas e, do outro, uma mesa para cadeiras, unindo toda a estrutura.
Ao esconder a entrada da despensa, foi projetada uma cristaleira e um painel de MDF vazado. E a família fez questão de manter o fogão à lenha ao lado da churrasqueira para o preparo das receitas com gostinho de infância.
A reforma ainda contemplou o living onde o sofá, também em cinza mais suave, convida para um descanso ou um papo entre os amigos. O despojamento da mesa de centro Lumi e o design atual das poltronas do Studio Asa, ambas da Atto Design, são outros pontos de referência no ambiente. Para finalizar, o banheiro também foi renovado, com o aproveitamento na bancada de uma peça de madeira que já pertencia aos moradores. Pedras naturais misturadas com o porcelanato, aliados à iluminação intimista, garantem o conforto contemporâneo desejado desde o início.
Ficha técnica
Nome do projeto: Residência DC
Escritório: Alessandra Casagrande
Ano de Conclusão: 2021
Área Construída: 107m²
Localização do projeto: Centro Histórico de São José/SC
Fotógrafo: Fernando Willadino
Texto: com assessoria de imprensa.