Tornar o espaço público um local melhor para viver, com ações desenvolvidas com a participação ativa da comunidade tem sido o desafio e o desejo dos voluntários do Cor em Ação, projeto social em Florianópolis, que atua na comunidade da Serrinha. Inicialmente, o movimento se deu no campo privado. Desde o ano passado, incluiu a esfera pública, com a primeira intervenção na Rua do Paulo, à pedido da Associação de Moradores. A segunda fase será lançada dia 5 de agosto com a requalificação das Rua da Paz e Rua do Sol. Esta etapa foi contemplada com edital do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) e outras formas de financiamento.
O lançamento será on-line por conta do Covid-19, nas redes sociais do projeto (@projetocoremacao). Dia 5 também será realizada uma conversa com os atores envolvidos no programa para contar como tudo começou, lá em 2017. Primeiro, com a reforma e construção de moradia digna para quatro famílias lideradas por mulheres, depois a adesão da comunidade Evangélica Luterana da Trindade na fase um de requalificação do espaço comunitário, e por último com o apoio do CAU/SC na segunda etapa do projeto.
Além da intervenção, o lançamento da segunda fase do Projeto Cor em Ação terá ainda uma ação de desenho urbano criativo para as crianças e um concurso de cartazes sobre o lixo, tudo à distância e divulgado pelas redes sociais. A ideia é promover a cidadania e a reflexão sobre o espaço da rua e da cidade.
MELHORIAS VIABILIZADAS
As melhorias na Rua da Paz e na Rua da Sol preveem a reparação de rampas e escadas, instalação de corrimão e pintura das fachadas e acessos. Várias iniciativas são referências como o Projeto Mais Vida, no Recife, Favela Painting, no Rio de Janeiro, e ações de projetos aqui mesmo na cidade.
Para viabilizar, estão sendo mobilizados recursos de doações, parcerias com lojas de material de construção e financiamento coletivo. Estes recursos serão complementados com a verba do edital do CAU/SC, permitindo gerar um impacto maior e mais engajamento da comunidade.
“O apoio do CAU /SC ao Projeto Cor em Ação vai permitir ampliar os benefícios do projeto para às famílias mais vulneráveis do bairro e é uma oportunidade para provocar uma reflexão coletiva sobre a importância que o espaço urbano de qualidade tem para o bem-estar das famílias e à sua integração social na cidade”, afirma o arquiteto e urbanista Jordi Sanchez-Cuenca, coordenador do projeto. Ele é formado em Barcelona, mestre pela Bartlett de Londres, doutor pela UFSC, e especialista em habitação social, saneamento e reabilitação de bairros precários.
“Um dos princípios adotados é a participação livre e autêntica dos moradores, fundamental para que as intervenções sejam relevantes e estimulem o engajamento. A participação plena vai contribuir para sustentabilidade do projeto, estimulando os moradores da Serrinha a continuar lutando pela melhoria do espaço público do seu bairro”, afirma a voluntária Cláudia Voigt Espinola, assistente social com mestrado e doutorado em Antropologia Social pela UFSC, Conselheira da AEBAS – Associação Evangélica de Assistência Social e Voluntária em ações sociais.
COMO TUDO COMEÇOU
O projeto social começou na Serrinha, em 2017, a partir da angústia e da inquietação de algumas mulheres em relação as dificuldades de mães da Serrinha. Inicialmente, o apoio se dava por meio de brechós na comunidade e mobilização de voluntários para ajudar as famílias na reforma e construção de suas casas, para que melhorem suas condições de moradia.
Neste contexto de pobreza, a Associação de Moradores viu uma possibilidade de expandir as ações para o espaço público. Solicitaram à Igreja Luterana, já engajada no processo, que apoiasse a comunidade na melhoria de algumas vielas do bairro. A partir deste momento surgiu o Projeto Cor em Ação, cuja primeira ação foi a requalificação na Rua do Paulo, em 2019, com finalização das obras em julho de 2020.
A segunda fase do projeto inicia em agosto nas Ruas do Sol e da Paz, com o edital do CAU/SC e outras formas de financiamento. Trata-se de um projeto social que vem sendo construído ao longo de três anos, com a ativa participação comunitária, de voluntários, apoiadores e patrocinadores.
LIVE DE LANÇAMENTO DO PROJETO COR EM AÇÃO
5 de agosto, nas redes sociais do projeto – Facebook
Hora: 20h
Participantes:
Edilson dos Anjos Oliveira, vice-presidente da Associação dos Moradores da Serrinha
Jordi Sanchez-Cuenca – arquiteto urbanista
Cláudia Voigt Espinola – voluntária Conselheira da AEBAS (Associação Evangélica de Assistência Social)
Daniela Sarmento – arquiteta e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC).