Projeto da Ato9 e da Arqtec junto à Prefeitura Municipal de Florianópolis irá revitalizar e compartilhar em duas edificações inseridas na área de preservação cultural do centro, o Procon e Pró-cidadão. Em uma das edificações funcionou o antigo Cine Coral que apresenta elementos arquitetônicos com valor histórico.
Numa área total de 1.430 metros quadrados nasce a revitalização de um importante espaço histórico na cidade que irá aproveitar a malha urbana consolidada e gerará economia com o compartilhamento dos espaços. “Traremos vida, uso e movimentação para uma região que merece adequação, facilidade e comodidade para as pessoas que nela circulam”, revela Ronaldo Martins, arquiteto responsável pelo projeto.
O projeto arquitetônico mescla elementos contemporâneos que interagem com os históricos. A edificação que abrigou o Cine Coral manterá as características originais, aonde as janelas, telhados e paredes serão restaurados e preservados. Já a outra edificação manterá a volumetria e receberá um conceito moderno, com elementos em madeira, ferro e vidro. As fachadas permitirão aumento da luminosidade gerando ganho na eficiência energética, e a composição com brises protegerá o ambiente de trabalho do sol.
O local ainda receberá praças frontais com um paisagismo que aproximará as pessoas do convívio e utilização dos serviços públicos.
O projeto foi apresentado na sexta-feira, dia 31, ao prefeito de Florianópolis Gean Loureiro. A intenção é revigorar o centro da cidade, somando outras iniciativas recentes e que estão por vir como o restauro do Museu Victor Meirelles, a Praça da Alfândega e o Museu de Florianópolis. Na reunião, segundo relato do arquiteto Angelo Arruda, foi unanimidade o desejo de retomada do centro histórico leste com todas essas ações.
Por aqui ficamos na torcida para que isso aconteça na cena potente do setor leste do centro histórico, sem projetos mirabolantes, ao contrário, coerentes com o contexto e respeitando as pessoas que já usam aquele espaço democrático.