O Sesc 24 de Maio em parceria com a Casa de Arquitectura recebe a exposição Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira, em cartaz na unidade até 26 de junho de 2021. Com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, a mostra traz ao público um recorte da história da arquitetura nacional por meio de obras e projetos arquitetônicos de 96 figuras emblemáticas do setor, como Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.
O recorte curatorial compreende desde os anos 1920, marcados pela Semana de Arte Moderna de 1922, até os dias atuais. A mostra convida o visitante a conhecer e refletir sobre a liberdade de criação trazida pela modernidade e pela contemporaneidade advindas de novas perspectivas artístico-culturais em contraponto à arquitetura clássica, influenciada por construções europeias.
Entre as obras expostas está o próprio edifício do Sesc 24 de Maio, um dos últimos projetos de Paulo Mendes da Rocha (1928-2021). Localizado no centro histórico da cidade, entre as ruas 24 de Maio e Dom José de Barros, o edifício é composto por 13 andares interligados por rampas e vidraças, procurando “agradar ninguém, mas a todos de uma vez só”, nas palavras do arquiteto. O projeto, inclusive, rendeu à Mendes da Rocha e ao MMBB premiações como o International Urban Project Award (IUPA), concedido em outubro de 2020 pelas publicações internacionais Bauwelt, da Alemanha e World Architecture WA, da China.
Além do legado de Paulo M. da Rocha, a Mostra reúne obras e documentos desde o projeto da primeira Casa Modernista de Gregori Warchavchik, passando pelos movimentos ligados ao “Direito à Cidade” e ao emaranhado de coletivos e ocupações que discutem o tema da habitação nos anos 2010 até o momento atual brasileiro.
Programação integrada e virtual
Procurando dialogar com este último núcleo da Mostra em cartaz, que aborda o período cultural e arquitetônico do Brasil entre os anos 2010 e 2018, neste último mês, a unidade 24 de Maio oferece como programação integrada à exposição bate-papos com Coletivos de Arquitetura e pesquisadores brasileiros.
No dia 24 de junho (19h), mediante inscrições prévias no portal, o público terá a oportunidade de conversar com Marina Barbosa Borel, integrante do projeto Arquitetura na Periferia sobre a moradia como um direito: a casa para além do espaço construído. Neste encontro serão discutidos protagonismo, empoderamento feminino e tecnologias sociais. O projeto Arquitetura na Periferia atua com base na educação para mulheres nas construções, sendo estas apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras, para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas.
Além destas, na playlist Infinito Vão , no canal de Youtube do Sesc 24 de Maio, o público pode conferir o acervo audiovisual da programação educativa virtual integrada à Exposição, como entrevistas com a curadoria, bate-papos com coletivos de arquitetura e oficinas educativas.
Dá o play pra ouvir a fala dos curadores.
Curadoria da Exposição: Fernando Serapião e Guilherme Wisnik
Local: Sesc 24 de Maio – 5º andar
Período expositivo: Até 26 de junho de 2021
Funcionamento: de terças a sextas, das 12h às 17h30. Sábados, das 10h às 15h. Domingos, segundas e feriados: unidade fechada. Tempo de visitação: até 60 minutos
Agendamento de visitas: consulte horários e adquira seu ingresso no portal sescsp.org.br/24demaio
Classificação indicativa: livre
Gratuito
Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo. 350 metros do metrô República.
Fonte: com assessoria de imprensa.