atualizado dia 01 de novembro.
Subtropikal é um festival urbano que, desde 2016, tem como intenção provocar conexões entre iniciativas criativas dentro da cidade. Após a realização da terceira edição em Curitiba, no último mês de julho, que recebeu mais de cinco mil pessoas, o festival fará sua estreia em Florianópolis (SC) nos dias 2, 3 e 4 de novembro. O evento acontece no estacionamento do Museu da Escola Catarinense, que recebeu pintura no chão para demarcar uma área que será transformada num espaço concebido pelo Centro Sapiens, que funciona dentro do Museu da Escola.
Com acesso gratuito, a programação inclui instalações de arte, um bazar de marcas autorais com apoio do Nomad Mercado, feira gráfica Parque Gráfico Pocket, comidinhas, área de lazer com oficinas e o Palco Sol para apresentações musicais.
Nesta primeira edição, o evento dá início à requalificação da antiga quadra de esportes da Escola Antonieta de Barros usada hoje como estacionamento. Já existe um pré-projeto arquitetônico do CoStudio, que criou ainda a identidade visual. Dia 2 acontece o workshop Criação Compartilhada: uma praça para o Centro Histórico, que acontece das 15h30 às 19h30. Inscrições na Sympla (www.sympla.com/subtropikal).
A Cocriação do Subtropikal Florianópolis
A programação do festival é construída em um processo colaborativo que envolve cocriadores de movimentos criativos presentes dentro da capital catarinense: Allen Rosa (DJ e produtor cultural), Bruno Bez (artista visual), Camila Petersen (produtora cultural e fundadora da Parque Gráfico), Mariana Amorim Werner (universitária), Silvia da Luz (Social Good Brasil) e o professor Luiz Salomão Ribas Gomes (Centro Sapiens).
Mais informações no site www.subtropikal.com.br