“Memória edificada: catalogação e digitalização de acervos no Centro de Memória Ingo Hering” chega a sua etapa final no próximo dia 16 de dezembro, com a realização de evento que acontece de forma on-line. A atividade integra a programação em comemoração ao Dia do Arquiteto, que este ano será realizado nos dias 15 e 16 de dezembro. O evento que trata de acervos de arquitetura será gratuito, a partir das 14h, e transmitido pelo canal do Youtube do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), entidade parceira do projeto.
O projeto é uma realização da Fundação Hermann Hering e contou com patrocínio da Fundação Catarinense de Cultura, por meio do edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019. Desta maneira, foi possível viabilizar o tratamento, acondicionamento e compartilhamento digital de parte do acervo do arquiteto Hans Broos.
Os resultados alcançados até aqui serão mostrados durante o evento, que também inclui as importantes iniciativas de preservação e compartilhamento de acervos, realizadas pela Casa da Arquitectura, detentora do acervo do arquiteto Paulo Mendes da Rocha; e pelo Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, com o trabalho sobre o arquivo da arquiteta Lina Bo Bardi.
Leia sobre o projeto que teve à frente o escritório LOTO arquitetos.
Cronograma das apresentações
14h – 14h10 Abertura com Fundação Hermann Hering
14h10 – 15h20 Cidade Patrimônio de todos – com Daniela Sarmento – Presidente do CAU/SC
14h20 – 15h00 Acervo Hans Broos – com Fundação Hermann Hering e equipe técnica do projeto (Bernardo Brasil, Franciele Machado, João Serraglio, Iara Claudineia e Thayse Fagundes)
15h00 – 15h30 Acervo Lina Bo e Pietro Maria Bardi – com Renato Anelli (Conselheiro do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e Prof° do IAU/USP)
15h30 – 16h00 – Acervo Casa de Arquitetura Portuguesa – com Nuno Sampaio (Diretor Executivo) e Dr. Ana Filipe (Coordenadora do Depto de Arquivo e Biblioteca)
16h00 – 17h Debate