O Prêmio Design MCB, principal premiação de design do país, dá início à sua edição comemorativa de 30 anos com o Concurso do Cartaz. As inscrições vão de 3 de março a 10 de abril pelo site www.mcb.org.br, onde é possível conferir o regulamento completo e efetivar o pagamento da taxa de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).
Nessa primeira etapa, as celebrações dos 30 anos da premiação integram programações especiais que promovem a discussão sobre a produção gráfica nacional, sua identidade e memória. Em paralelo às inscrições do Concurso do Cartaz, o MCB realiza a exposição Marginais Heróis e a oficina Expressão em Cartaz (saiba mais abaixo), ambas apresentadas pelo artista gráfico e designer Rico Lins, coordenador da comissão julgadora de cartazes do 30º Prêmio Design. A partir de maio, pela primeira vez na história da premiação, o MCB realizará uma mostra com todos os cartazes inscritos, na qual os visitantes elegerão o seu favorito por meio de uma inédita votação popular. O trabalho que contabilizar mais votos do público será exposto ao lado dos selecionados no Concurso do Cartaz durante a mostra do 30º Prêmio Design, em cartaz a partir de 24 de novembro. Com isso, além de estimular participantes de todo o Brasil a criar sua principal peça de divulgação, o Prêmio Design reforça seu caráter pioneiro de apoio à construção da identidade do design nacional, ampliando sua interação com o público e aproximando os visitantes dos temas vocacionais da instituição.
Concurso do Cartaz 2016
Realizado pelo Museu da Casa Brasileira, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Concurso do Cartaz desafia profissionais e alunos de diversas formações como design gráfico, desenho industrial, arquitetura, fotografia, artes plásticas, publicidade e os demais interessados a criar a principal peça de divulgação da premiação, que será o ponto de partida para o desenvolvimento da identidade visual da edição. O cartaz não tem tema definido e deve considerar critérios como impacto visual e criatividade. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora independente, formada por acadêmicos e profissionais da área. O cartaz eleito será impresso pelo MCB e distribuído para divulgar as inscrições da premiação. Seu autor receberá o valor bruto de R$3 mil (três mil reais) e terá, posteriormente, um contrato no valor bruto de R$5 mil (cinco mil reais) para a criação de outras peças gráficas desta edição.
O Prêmio Design MCB adotou o cartaz como peça central de sua comunicação a partir de 1989. Em 1995, passou a realizar sua escolha por meio do concurso que, além de registrar parte do momento vivido pelo design gráfico nacional, também sinaliza a importância e a busca de espaço do cartaz como meio de expressão.
Reveja todos os cartazes vencedores da premiação:
1º e 2º PD: Neste período o Prêmio ainda não tinha o cartaz como sua principal peça de
divulgação. Não havia sido criado o Concurso do cartaz.
3º, 4º, 5º e 6º PD: Helenice Biava
O cartaz utilizado para divulgar a exposição do Prêmio era feito internamente. Na época ainda
não havia o concurso para a criação desta peça.
7º PD (1993): Carlos Perrone
Na época ainda não havia o concurso para a criação desta peça.
8º PD (1994): Carlos Perrone
Na época ainda não havia o concurso para a criação desta peça.
9º PD (1995): Silvia Ribeiro
Passa a ser realizado concurso para a eleição do cartaz.
10º PD (1996): Denis Moses
Concurso
11º PD (1997): Claudia Fayad
Concurso
12º PD (1998): Auresnede Pires Stephan
Concurso
13º PD (1999): Luciane Vieira Barbosa
Concurso
14º PD (2000): Cláudio Franco Neto Pletsch
Concurso
15º PD (2001): Eliana Yuri Tachibana
Concurso
16º PD (2002): Roberto Godoy
Concurso
17º PD (2003): Nesta edição não foi realizado o concurso para o cartaz do Prêmio, em virtude da data de posse da nova diretoria do MCB.
18º PD (2004): Alexandre Andrade, Juliana Cabalin, Manuel Guimarães, Nivea Barbosa, Theo França
Concurso
19º PD (2005): Eduardo Albuquerque
Concurso
20º PD (2006): Taiam Ebert
Concurso
21º PD (2007): Danilo Toledo
Concurso
22º PD (2008): Aline Coutinho de Araújo, Leandro Lopes de Oliveira
Concurso
23º PD (2009): Line Kirk – fotografia, Ronaldo Alves dos Santos Filho
Concurso
24º PD (2010): Julia Masagão, Nadezhda Rocha
Concurso
25º PD (2011): Pedro Henrique de Mattos Leme
Concurso
26º PD (2012): Diego Silva Ribeiro, Diogo Damasio Gomes da Silva, Marcella Aquila – colaboração, Camila Picolo – colaboração
Concurso
27º PD (2013): Luana Alexandre Graciano, Alexandre Lindenberg, Nathalia Cury
Concurso
28º PD (2014): Vicente Pessôa
Concurso
29º PD (2015): Ana Costa
Concurso
Sobre o Prêmio Design MCB
O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação, mais tradicional do segmento no país, revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. No segundo semestre, o cartaz vencedor anuncia as inscrições para a premiação em si. Entre julho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) em categorias que abrangem o design de produto e a produção teórica em design. Em 2015, as categorias contempladas foram: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Trabalhos escritos e Utensílios. Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos teóricos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º e 2º lugares e menções honrosas, além dos finalistas da edição.
Como resultado do Prêmio Design, o MCB realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz no Museu por cerca de dois meses.
Sobre a mostra Marginais Heróis
Em sintonia com o Concurso do Cartaz, primeira etapa da 30° edição do Prêmio Design MCB, e reforçando seu contínuo esforço no resgate da importância do cartaz como peça central em campanhas de divulgação, o MCB apresenta a mostra Marginais Heróis, concebida pelo artista gráfico e designer gráfico Rico Lins, que propõe investigar as dimensões tipográfica e pictórica da marginalidade. Tendo como mote a frase “Seja Marginal Seja Herói” – tributo à obra “Bandeira-Poema”, do artista plástico Hélio Oiticica -, a exposição, em cartaz entre 12 de março e 15 de maio no MCB, reúne 40 cartazes, com representações de personalidades como Zé do Caixão, Chacrinha, James Dean, Maria Bonita e Nelson Rodrigues, entre outras.
SERVIÇO:
Concurso do Cartaz
Inscrição: 3 de março a 10 de abril pelo site mcb.org.br
Valor: R$ 45 | Desconto de 50% para estudantes mediante envio de número de inscrição e comprovante de vínculo estudantil para 30premiodesign@mcb.org.br
Entrega do cartaz impresso: até 15 de abril, às 18h
Finalização da inscrição no site: até 15 de abril
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727