O arquiteto Michael Zanghelini, de Florianópolis, participa da CASACOR Itapema apresentando o Living Ametista, um ambiente onde ousou apostar na cor violeta da pedra ametista, que simboliza a sabedoria e o equilíbrio de acordo com a astrologia. A rocha foi o ponto de partida para criação do ambiente que surpreende pelas escolhas originais.
O ambiente com 90 metros quadrados tem como elemento central a pedra ametista, que está presente em diferentes pontos, como na mesa de centro do estar e na sala de jantar. “É uma pedra que gosto e me identifico há bastante tempo. Ela traz aspectos muito importantes, como intuição, proteção e vitalidade. Também funciona como um filtro de energias ruins, transformando-as em boas vibrações”, comenta o profissional.
Outro ponto levantado pelo arquiteto é a sua formação geológica. “A pedra roxa é envolta pelo basalto. E aqui temos uma mistura de brutalidade com delicadeza”, diz. Foi essa característica, inclusive, que o inspirou a criar um espaço no qual o granito cinza se destaca e “abraça” todos os cômodos. “Os painéis da parede, por exemplo, têm o formato das formações geológicas do planeta. É tudo muito ancestral. Carrega a energia do desenvolvimento da Terra e ao mesmo tempo a pureza do cristal”, diz.
Paredes inteiras são de pedra (granito cinza escovado) e há também revestimentos de proporções amplas, e diversos outros elementos pesados. “A minha proposta foi utilizar todos esses recursos, com os quais me identifico e, ao mesmo tempo, fazer um ambiente sofisticado, leve e feminino”, explica o profissional. Segundo ele, o grande desafio foi chegar nessa combinação de itens de extrema personalidade, como as pedras, com o minimalismo.
Fórmula matemática que encanta
De acordo com o profissional, o ambiente é um exemplo de como dá para potencializar o valor de mercado de um imóvel por meio de escolhas arquitetônicas inteligentes. “O desenvolvimento é inteiramente focado nisso. Usamos materiais e elementos com o objetivo de valorização comercial”, comenta. O apartamento é formado por vários ângulos e paredes inclinadas e o arquiteto conseguiu extrair o melhor dessa característica. “Desenhei o piso seguindo essas formas. O forro também: foi todo desenvolvido com placas. O mobiliário se encaixa nessa proposta, com a marcenaria acompanhando todo esse movimento. Criamos uma matemática para dar sutileza ao ambiente. Tudo se encaixa”, explica.
Em relação à paleta de cores, os tons cinza e verde completam o ambiente pincelado com o violeta das pedras e das cadeiras que acompanham a mesa de jantar.
Seleção de peças
Michael fez uma seleção de peças para garantir conforto e chame ao ambiente. O sofá é a grande estrela. Brilham também as poltronas Mole e a cadeira Girafa. “Escolho pessoalmente todas que entram no projeto. Fiz um equilíbrio entre o maximalismo, com a obra principal gigantesca repleta de cores vibrantes, com o minimalismo das peças em tons neutros e suaves. Conseguimos ver essa dualidade em todo o ambiente”, diz.
O que: CASACOR/SC – Itapema
Quando: De 30 de junho a 11 de agosto
Onde: Boulevard Royal Residence – RDO Empreendimentos
Endereço: Rua 119 (esquina com a Av. Gov. Celso Ramos, Centro, Itapema)
Funcionamento: De terça a sábado, das 13h às 21h. Domingo, incluindo feriados, das 13h às 19h.
Ingresso: R$90,00 (inteira)
Visitantes com direito a desconto de ½ entrada devem apresentar a comprovação do direito ao benefício e documento com foto na bilheteria CASACOR/SC. Os descontos não são cumulativos.
Estacionamento: Terceirizado (entrada pela rua 119)