Nas três primeiras edições, o Seminário Cidades que se Reinventam foi realizado como um evento presencial, em paralelo à Expogestão, em Joinville, Santa Catarina. Na quarta edição, o evento torna-se digital e ganha abrangência nacional, programado para um momento atípico e desafiador para os mais de 5 mil municípios brasileiros, quando o avanço da imunização leva à retomada de rotinas pós-pandemia.
O Seminário acontece de 28 a 30 de setembro, com mais de 30 especialistas nacionais e estrangeiros de referência, que compartilharão tendências, inspirações e instrumentais para ajudar as cidades brasileiras a se transformarem em territórios inovadores, humanos, criativos e sustentáveis.
O que as pessoas valorizarão mais depois de meses de isolamento? O que vão buscar no que diz respeito ao turismo? O que os próprios cidadãos vão esperar de suas cidades? “Além das questões sanitárias, a crise do coronavírus afeta o modo das pessoas se relacionarem, as finanças da prefeitura em várias pastas públicas, afeta a economia e o mercado de cada cidade. Tem toda uma outra lógica de mundo com a qual os prefeitos, vereadores e secretários terão que aprender a lidar”, destaca a curadora, Ana Carla Fonseca.
Com uma programação sob medida para tornar os territórios mais humanos, eficientes, inovadores e sustentáveis, o Seminário Cidades que se Reinventam foi estruturado em três eixos: tendências (se situar no que está acontecendo agora e no que vem pela frente), inspiracional (o que está funcionando e onde, referências) e instrumentais (como colocar questões na prática).
Alonso Torres, presidente da Ópera Eventos Corporativos – realizadora do Cidades que se Reinventam – afirma que recebeu muitas vezes o pedido para fazer um evento de conhecimento com foco exclusivo na gestão pública. “A cidade é o maior pólo de transformação e o modo digital viabilizou a realização deste seminário com abrangência nacional”, conclui Alonso. Segundo ele, o evento conta com o apoio técnico do Sebrae, entidade que tem entre seus objetivos a capacitação dos gestores públicos e será realizado em uma plataforma que proporciona network e acesso aos conteúdos mesmo após o evento.
LEIA OUTROS ARTIGOS DE ANA CARLA FONSECA
Ana Carla Fonseca – Presidente, Garimpo de Soluções, colaboradora do ArqSC
Doutora em Urbanismo, com a primeira tese no Brasil sobre cidades criativas (USP), Mestre com louvor em Administração de Empresas (USP), Administradora Pública (FGV), Economista (USP), com MBA (Fundação Dom Cabral), é consultora e conferencista em cinco línguas, 229 cidades e 32 países. Preside a empresa Garimpo de Soluções, pela qual coordenou vários planos estratégicos de economia criativa, no Brasil e no exterior, além de atuar para a ONU, o BID e mais de 250 instituições e empresas. Autora de livros pioneiros em economia criativa e cidades criativas, foi agraciada com o Prêmio Jabuti em Economia e finalista em Urbanismo. Venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios e foi apontada pelo jornal El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.
Fonte: texto publicado no site Cidades que se Reinventam