O Concurso Técnico NCD chega a sétima edição com corpo de jurados renovado e premiação com Experiências NCD Lisboa e São Luís do Maranhão. São seis categorias profissionais, uma de voto popular e uma estudante que estarão em disputa. São esperados mais de 200 projetos inscritos. A iniciativa do NCD visa fomentar e valorizar o talento de escritórios de arquitetura e design com atuação em Santa Catarina. As inscrições vão até 19 de setembro e o NCD premiará com valor equivalente a 30 mil reais. Estudantes têm inscrição gratuita
Os profissionais podem selecionar projetos entre as seguintes categorias: Quarto/Suíte/BWC; Living/Sala de Estar/Home Theater/Loft; Cozinha; Projeto Arquitetônico Residencial (externo); Projeto Comercial Interior e Design de Produto. Entre os estudantes não haverá restrição para ambientes e projetos inscritos. Os três finalistas de cada categoria profissional ainda disputam troféu extra no Voto Popular que será feito pelas redes sociais do NCD durante o mês de novembro. A divulgação dos finalistas das categorias profissionais e estudantes acontece no dia 31 de outubro por meio de uma live no Instagram do Núcleo.
A revelação dos primeiros, segundos e terceiros colocados em cada categoria acontecerá em uma grande festa, em Florianópolis no início de dezembro. Todos receberão troféus e a melhor média de notas do júri entre os primeiros colocados profissionais ganhará ainda um voucher para a Experiência NCD Lisboa que acontece em abril de 2023. A segunda melhor nota viajará com o Núcleo para São Luís do Maranhão, também em 2023. Todos os trabalhos serão divulgados nas redes sociais da entidade.
Jurados
O arquiteto catarinense radicado no Rio da janeiro, Dietmar Starke, permanece como jurado do concurso. Com uma trajetória diversa, Starke projetou o Centro de Mulheres do Mundo Islâmico no Egito; trouxe para o Jacarezinho, comunidade na Zona Norte da capital, o primeiro projeto da Bauhaus construído depois da Segunda Guerra Mundial; venceu o Architizer A+ Awards, com as Naves do Conhecimento, projeto que realizou como servidor da RioUrbe, empresa municipal de urbanização da Prefeitura do Rio. A designer Renata Moura e o fotógrafo de arquitetura Denilson Machado também já integravam o time de jurados e trazem contribuições a partir dos seus campos de atuação. Novos nomes são apresentados nesta edição: a arquiteta Tânia Nunes Galvão Verri, vice-presidente da Região Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil e membro do Conselho Superior do IAB; os arquitetos Ricardo Gonçalves, que atua em desenvolvimento de projetos, design de produtos e estudos de viabilidade, e Carolina Werner responsável pela elaboração de conteúdo técnico e conceitual dos produtos lançados pela Portobello; a gerente comercial Gisele Rosa e o coordenador de marketing da Kohler, Vinícius Cavalcante.
Este ano o NCD integrou três arquitetos internacionais: o dinamarquês Thomas Käszner, da 3XN Architects; o alemão Mathias Hollwich homenageado no ranking da Fast Company entre os 10 arquitetos mais inovadores do mundo, e o belga Laurent Troost radicado em Manaus.
O Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) é uma associação de lojas de serviços e produtos de arquitetura com 160 associados por todo estado. Existe há 23 anos e realiza diversas ações para qualificar o mercado do décor em SC.
Fonte: com assessoria de imprensa.