A PARTE, consolidada como uma das principais feiras de arte contemporânea da América Latina, chega à sua nona edição entre os dias 8 e 12 de novembro de 2017, em São Paulo, no Clube A Hebraica. Desde 2011, a feira tem como foco novos talentos na arte, muitos deles não presentes em outros eventos do gênero. São escolhidas para expor na PARTE galerias de arte com propostas ousadas, selecionadas por um comitê independente, nesta edição formado por Aloisio Cravo, Carlos Bitú Cassundé, Raphael Fonseca, Regina Pinho de Almeida e Rejane Cintrão.
O evento reúne colecionadores experientes, que buscam novidades promissoras, e pessoas que iniciaram suas coleções mais recentemente ou estão em busca da sua primeira obra de arte. A PARTE acredita que transparência e informação democratizam o acesso à arte. Uma das premissas da feira é exibir dados sobre todas as obras expostas e seus artistas, assim como os preços, de forma transparente, o que deixa o público à vontade para perguntar e escolher.
A Myrine Vlavianos Arte Contemporânea é a única galeria de arte de SC que está entre as 45 selecionadas pelo conselho curatorial. Pela primeira vez, Myrine irá levar oito artistas mulheres, das quais cinco catarinenses: Dirce Körbes, Juliana Hoffmann, Karina Zen, Silvia Carvalho e Susana Bianchini, e 3 paulistas: Anete Ring, Bettina Vaz Guimarães e Fernanda Valadares. “Estas artistas foram escolhidas porque suas obras transitam muito bem tanto no mercado de arte quanto no circuito institucional da arte”, afirma Myrine.
Estarão presentes as galerias Adelina Galeria (SP), Andrea Rehder Arte Contemporânea (SP), Aura Arte (RS e SP), Murilo Castro Galeria (MG), Emma Thomas (SP), RV Cultura e Arte (BA),Via Thorey (ES) e Zilda Fraletti (PR), além da Galeria Nicoli (SP), a única especializada em design-arte no Brasil, e Gachi Prieto, Pabellón4 e Buenos Aires Fine Arts, vindas da Argentina, país que tradicionalmente participa do evento.
Novidades
Esta edição marca a estreia de novas seções e projetos. Na seção COLETIVOS, a PARTE apresenta grupos independentes de artistas. O Ateliê Ale (SP), o Coletivo Rifa (Salvador e SP), Sem Título (CE), o Grupo Aluga-se (SP) e o Pigmento (SP) participam dessa primeira edição.
Outra grande novidade é a estreia da Seção SOLOS. O curador Douglas de Freitas, curador de artes visuais do Museu da Cidade de São Paulo, selecionou artistas jovens representados por algumas das maiores galerias de arte do Brasil, para mostrarem seus projetos na PARTE. A iniciativa está alinhada com um dos objetivos centrais da feira, que é dar visibilidade à nova geração da arte contemporânea nacional.
As galerias que iniciam esse projeto são a Millan, com Guilherme Ginane, a Vermelho, com Guilherme Peters, a Casa Triângulo, com Lucas Simões, e a Baró Galeria, com Ricardo Alcaide.
A PARTE também conta com projetos especiais do Centro Cultural Veras, de Florianópolis, com curadoria de Josué Mattos, ganhador do Prêmio Marcantonio Vilaça 2017, da Fundação Marcos Amaro, do Instituto Adelina e da Banca Tijuana.
Serviço:
FEIRA PARTE
8 a 12 de novembro de 2017
Clube A Hebraica (Salão Marc Chagall)
Rua Dr. Alberto Cardoso de Melo Neto, 115, Jardim Europa.
Entrada gratuita | Valet no local
São Paulo – Brasil
Dias e Horários
8/11, quarta-feira – Abertura para convidados
9 a 11/11, quinta-feira a sábado, das 13h às 21h
12/11, domingo, das 11h às 19h
Textos das artistas catarinenses
DIRCE KÖRBES – A artista catarinense Dirce Körbes apresenta na Feira PARTE obras da mesma série que exibirá na exposição individual Matizes do Tempo, que tem curadoria de Lucila Horn e será inaugurada em 07 de dezembro na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, em Florianópolis. São pinturas em técnica mista – utilizando tinha acrílica, fotografia e\ou serigrafia – e aquarelas sobre fotografias. Essa mistura de técnicas e materiais é o que desafia a artista no processo de elaboração de suas obras mais recentes.
JULIANA HOFFMANN – A nova série de Juliana Hoffmann integrou a exposição individual Exprimível do Vazio, vencedora do Circuito Propagações, projeto da Fundação Cultural Badesc e do SESC SC para o fomento do circuito das artes visuais em Santa Catarina, itinerando pelas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó e Jaraguá do Sul ao longo deste semestre.
KARINA ZEN – Na série O Sujeito Depois de Esculpido e Fotografado, esculturas de arte sacra assumem a condição de sujeito quando fotografadas, fazendo com que apareçam traços de personalidade. A fotografia anima as figuras, trazendo o que estava ausente para o presente. Inédita na Feira PARTE, a série têm uma expressiva trajetória de exposições em importantes espaços institucionais do país.
SILVIA CARVALHO – As pinturas Por um fio (I) e (II), apresentadas nesta edição da Feira PARTE, foram finalistas no 4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, realizado em outubro deste ano, em Florianópolis. Estas pinturas, feitas com pigmentos naturais terrosos, dão continuidade à série desenvolvida por Silvia Carvalho em 2015 e 2016 durante seu mestrado em Artes Visuais na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. A própria artista recolhe as terras – que transforma em pigmentos – em locais distantes dos centros urbanos, como a Serra Catarinense. Também apresentamos um conjunto de pinturas em pequenos formatos selecionadas pela curadora Nancy Betts para a exposição De 100 a 1000, realizada no final do ano passado simultaneamente em galerias de São Paulo (TATO), Florianópolis (MV Arte Contemporânea), Joinville (PICTA) e Porto Alegre (GenuínaObra).
SUSANA BIANCHINI – As pinturas e guaches que a artista catarinense Susana Bianchini apresenta nesta edição da Feira PARTE integraram sua individual Recortes Urbanos, curadoria de Carlos Franzoi, realizada na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, de 31 de agosto a 29 de setembro de 2017.