A arquiteta e designer Juliana Pippi faz sua estreia na Semana de Design de Milão, levando seu olhar autoral e a valorização do feito à mão para um dos eventos mais prestigiados do setor. Seu trabalho integra a mostra Piloto Milano, sob curadoria de Ricardo Gaioso, realizada no circuito 5VIE, conhecido por suas intervenções criativas no centro histórico da cidade.

Pippi apresenta o tapete “Vínculo”, da coleção Raízes, criado em parceria com a marca Trapos & Fiapos. Produzida manualmente por artesãos do Piauí, a peça simboliza a conexão entre o Sul e o Nordeste do Brasil, exaltando a riqueza das tramas brasileiras, o uso de fibras naturais e a identidade cultural do país. “Estou muito contente com o convite do Gaioso para participar da Piloto Milano, dentro do circuito mais famoso do design. O tapete respeita as cores e a cultura do nosso artesanato, representando a essência do trabalho manual e a riqueza das nossas tradições”, comenta a designer.
Com 5m x 2m, o tapete “Vínculo” foi confeccionado em duas partes e unido ao centro por uma técnica artesanal semelhante ao crochê, reforçando o conceito de união que inspirou sua criação. Seu bordado, conhecido como Festa na Floresta, incorpora elementos tradicionais do bordado manual e aprimora a expertise dos artesãos locais. A produção envolveu uma equipe de 10 pessoas ao longo de 10 dias, exigindo o desenvolvimento de um urdume na diagonal – um feito inédito na produção artesanal desse tipo de tapete.
A base da coleção Raízes nasce do entrelaço de tranças de taboa — capim típico das aguadas da região — trançado à mão e enriquecido pelo brilho delicado do buriti e do algodão. O tapete de Juliana Pippi ganha forma em um tear de outras eras, sendo inteiramente produzido de maneira manual e bordado com fios de algodão tingidos em tons terrosos.
A obra será comercializada exclusivamente em Milão, com um projeto de futura exibição no showroom da Trapos & Fiapos em São Paulo, ao lado dos outros três tapetes que compõem a coleção Raízes.
A exposição Piloto Milano, na Semana de Design, acontecerá no Le Cavallerizze, um antigo estábulo pertencente ao Museu de Ciência e Tecnologia de Milão, reforçando o diálogo entre história e inovação no design.
Piloto Milano – Semana de Design de Milão
07 a 13 de abril
10h – 19h30
Local: Le Cavallerizze (Museu Nacional de Ciência e Tecnologia de Milão)
Via Olona 6 Milano
M2 e M4 S. Ambrogio
MAIS REPORTAGENS SOBRE JULIANA PIPPI
JULIANA PIPPI
Juliana Pippi é reconhecida por desenvolver projetos com identidade, que celebram a cultura , o feito à mão e o DNA brasileiro. Como Diretora Criativa de sua marca autoral PIPPI e de outras importantes indústrias do Brasil, ela foi eleita pelo *World Design Rankings* como um dos 12 destaques brasileiros em arquitetura e design. Natural de Santa Catarina, a arquiteta e urbanista se destaca tanto no mercado nacional quanto internacional. Empreendedora desde 2000, ano em que fundou seu escritório de arquitetura, hoje chamado de ESTUDIO PIPPI , Juliana lidera uma equipe de mais de 50 colaboradores diretos e indiretos em um formato híbrido com colaborados entre Brasil e Europa. Além de sua atuação no ESTUDIO PIPPI, em Florianópolis, Juliana desenvolve projetos criativos e coleções autorais em sua Casa Ateliê, em São Paulo, um HUB onde também promove encontros entre arte e música de qualidade.
A paixão de Juliana por viajar, conhecer e colaborar com artistas e artesãos ao redor do mundo é uma constante em sua carreira e fonte de inspiração para os projetos e coleções autorais que assina. A arquiteta conecta indústrias brasileiras a polos regionais de artesanato e desenvolvimento cultural, promovendo a arte brasileira e suas riquezas. Com uma abordagem leve, bossa e traço contemporâneo, Juliana transita com facilidade entre o universo da arte e do design autoral, sempre valorizando as texturas e buscando a verdade dos materiais e a pureza das formas. Sua liberdade criativa se reflete nas coleções que assina para marcas nacionais, abrangendo mobiliário, design têxtil, objetos, iluminação, acessórios, revestimentos, joias e obras de arte.
Uma palavra que sintetiza seus 25 anos de carreira e traduz sua essencia é “movimento”. Atualmente, Juliana está baseada em Milão, onde realiza um Master em Business Design para aprofundar seus conhecimentos em estratégias de mercado, aplicando essa expertise no fortalecimento do design brasileiro globalmente. Sua trajetória reflete um constante movimento, conectando indústrias, artesãos e mercados para valorizar a arte e o feito à mão.
Fonte: com assessoria de imprensa