Quando abriu as portas, há 10 anos, não existiam em Santa Catarina parques corporativos de grande porte e com infraestrutura especializada e apta a sediar empresas de TI. O Corporate Park foi pioneiro também em aplicar conceitos de sustentabilidade na construção. Em 2019 o empreendimento comemora 10 anos e ainda mais conectado ao futuro.
Dentre os projetos que marcam a data, estão a modernização da estrutura de 24 mil metros quadrados localizada na SC-401, próxima ao acesso a Santo Antônio de Lisboa, e o início da implantação do sistema de Energia Solar. Em junho, acontece a inaugurado de um espaço de Coworking (gerido pelo Cool2work) e a cervejaria OnBeer abre as portas no espaço. Outra novidade é a Blueticket, gigante empresa de TI que gerencia e vende ingressos para eventos e que se muda para o empreendimento até o final do mês. “Criamos um conceito que não existia em Florianópolis: o de parques corporativos, onde as empresas, sobretudo de TI, poderiam ter amplos espaços com alta tecnologia de construção e comunicações. Tudo isso aliado a áreas verdes, estacionamento amplo, acesso fácil e estrutura de serviços”, afirma Felipe Campos Didoné, Diretor da Rá Incorporações, empresa responsável pela construção e administração do empreendimento.
O Corporate Park virou referência para outros empreendimentos que foram inaugurados depois no Norte de Florianópolis – na época, era uma região nova, considerada fora do circuito central da Capital e carente de empreendimentos comerciais. Passada uma década, o espaço segue atual em termos de tecnologia e sustentabilidade e é competitivo em preço de aluguel e condições de locação.
Corporate Park ajudou o mercado de TI a crescer
Algumas importantes empresas do mercado de Tecnologia da Informação do Estado hoje estão sediadas no Corporate Park: DOT Digital Group, Paradigma, Cianet, Pixeon, Wplex, Seventh, Delinea, Clipescola, Checklist Fácil, Gestão OPME e Aqtech, entre outras. “Cerca de 70% do Corporate Park está ocupado por empresas de tecnologia. Quando inauguramos, a carência de espaços adequados era um gargalo para o crescimento das organizações”, relembra Didoné. O fato de a ACATE (Associação das Empresas de Tecnologia) ter mantido uma incubadora de empresas no Corporate Park também contribuiu para que muitas empresas se desenvolvessem.
Empresa familiar fundada há mais de 40 anos
O Corporate Park foi projetado pelos engenheiros Antonio Didoné e Frederico Didoné. Desde a concepção do projeto o propósito era harmonia com o meio ambiente e ofertar espaços de alta qualidade para as empresas — tudo dentro da ideia de um ambiente de trabalho agradável. Não à toa, os 24 mil metros quadrados construídos foram pensados dentro de uma estrutura não verticalizada, com áreas para caminhadas e contemplação de jardins, que dialoga e preserva a natureza do entorno.
A Rá Incorporações, responsável pela execução da obra e administração do empreendimento, é uma empresa familiar com mais de 40 anos de história. Foi fundada em 1978 pelo engenheiro Antonio Didoné, atuante até hoje. A gestão executivaé feita pelos filhos, o administrador de empresas Felipe Didoné, que cuida da área administrativa financeira, e o engenheiro Frederico Didoné, responsável pela área operacional.
Cinema alternativo e diálogo com a cultura da cidade
O Corporate Park ficou conhecido em Florianópolis também por sediar uma das únicas salas de cinema com programação exclusiva de filmes alternativos e fora do circuito mainstream: o Paradigma Cine Arte. Inaugurado em 2010, o cinema é um projeto cultural da Rá Incorporações com apoio da Paradigma Business Solutions. Foi criado com o objetivo de preencher a lacuna deixada pela pouca oferta de programação cultural com mais conteúdo na Capital. Hoje o Paradigma tem um público fiel, recebe uma média 4 mil espectadores por mês e já exibiu cerca de 1,5 mil filmes de mais de 30 países. “O Paradigma tem contribuído muito para a cena cultural da cidade, não apenas pela programação exclusiva, mas também por trazer festivais internacionais, como Festival Varilux de Cinema francês; promover debates, como o Ciclo Cinema e Psicanálise; e dar incentivo a projetos locais, muitos com entrada gratuita”, pontua Felipe Didoné.
Além do cinema, o empreendimento dialoga com a cultura da cidade por meio de apoio e patrocínio a projetos como o Hoje é dia de Jazz Bebê, Museus Virtuais e o documentário Ilha Inovação Sustentável, entre outros.
Pioneirismo em sustentabilidade
O Corporate Park foi pensado para ter o mínimo impacto ambiental. O empreendimento foi inovador em administração de recursos hídricos e hoje tem 100% da água coletada e tratada, a água da chuva é reutilizada para reciclagem da água dos lagos e a água tratada é utilizada para irrigação dos jardins. Em parceria com a Engie, o empreendimento inaugurou em maio de 2019 a primeira fase do projeto de abastecimento com 100% de energia solar.
Outra característica é o extensivo paisagismo, que atua como uma barreira e filtro para os gases poluentes vindos da rodovia SC-401 e ainda protege do barulho. A partir do conceito de ecossistema urbano — afinal, áreas verdes melhoram a saúde mental e física das pessoas —o Corporate Park possui espaços com plantas, flores e lago para descanso, exercícios e até mesmo reuniões. (com assessoria de imprensa)
O Corporate Park em números
24 mil metros quadrados num terreno de 27,5 mil metros quadrados
Inaugurado em maio de 2009
60 empresas instaladas
850 pessoas (colaboradores dos negócios instalados)
400 vagas de estacionamento
90% de ocupação
70 salas comerciais
7 salas de reuniões