reeditada em março 2019
Nesta manhã do dia 2 de agosto, conversei com o empresário Lauro Andrade Filho que está à frente do maior festival urbano do país, o DW! São Paulo Design Weekend – www.designweekend.com.br -, que acontece na próxima semana. Natural de Florianópolis, Lauro mora em São Paulo desde 2003, onde é sócio-diretor da Summit Promo, idealizador do festival DW! São Paulo Design Weekend (2012) e da feira High Design Home Office Expo (2016). Nos últimos 15 anos realizou mais de 50 eventos em 10 países, com foco em arquitetura, decoração, design, construção e revestimentos.
Formado em administração de empresas pela ESAG-UDESC, com mestrado em gestão pela UFSC e aperfeiçoamentos nos EUA (1996) e Alemanha (2000), aos 44 anos soma passagens como executivo da Canguru Embalagens, Pizza Hut, Brahma, Instituto de Estudos Avançados e Sebrae. É diretor da Anfacer (desde 2003) e Expo Revestir (desde 2006).
Nesta entrevista, ele fala sobre as estratégias adotadas para a implantação da semana de design; da combinação das boas práticas do modelo italiano, às do inglês, tendo com benchmarking o London Design Festival; do potencial criativo do país; do cenário ruim que o país passa e a necessidade de investimento em Inteligência de Mercado; do papel da Hign Design Expo como principal plataforma de exportações do setor moveleiro, além das atrações como o Congresso Nacional de Designers de Interiores, a Green Building Brasil Conferência e Expo e a exposição do Prêmio Salão Design, todos eventos âncora do DW!. O festival traz atrações para todos os gostos e bolsos.
Em sua 5ª edição, o DW! se consolida como o maior festival urbano do país conectado com arte, arquitetura, design. O que te estimulou a criar o festival e qual foi a principal referência?
Desde 2003 desenvolvemos atividades de promoção comercial do setor de cerâmica para revestimentos e louças sanitárias (Anfacer), direcionadas aos segmentos de arquitetura, decoração e construção. As ações são realizadas nos mercados interno (14 edições da feira Expo Revestir) e externo (mais de 50 eventos em 10 países). Isto nos colocou muito próximos do tema “design”, em especial de produtos e superfícies. Em 2008 visitamos o Saloni Del Mobile de Milão e o Fuori Salone, conhecidos como a Milano Design Week, que reúnem anualmente mais de 300 mil pessoas do mundo todo. Ficamos muito impressionados com a importância dos eventos na consolidação do conceito e estratégia MADE IN ITALY, com foco em marca, qualidade e sofisticação. E nos perguntamos: por que o Brasil não possuía evento similar, já que temos potencial criativo riquíssimo e excelente força empreendedora? A partir disto estudamos as semanas e festivais de design no mundo e criamos o DW!, combinando as boas práticas do modelo italiano, às do inglês, tendo com benchmarking o London Design Festival.
Qual a expectativa para a 5ª edição que tem parceria com a Bamboo na curadoria?
Ao formatarmos o DW! muitos anos atrás, definimos quatro questões estratégicas fundamentais para implantação de uma semana de design, e que valem até hoje : 1) a cidade sede, seus criativos e empresas devem desejar o evento e considera-lo relevante; 2) é essencial o desenvolvimento de plataforma multimídia de mobilização dos “iniciados” no tema (profissionais do setor) e dos neófitos (cidadãos e consumidores); 3) a curadoria deve ser proativa, assertiva e, sobretudo, respeitada pelos protagonistas; e, 4) a gestão dos três itens anteriores deve ser feita por empresa com know how e expertise em grandes eventos do setor. Conseguimos alcançar todos os objetivos traçados nas quatro primeiras edições. Em 2016, a entrada da Bamboo e outros parceiros de mídia impressa e digital nos trouxe mais sofisticação, qualidade no design gráfico e aumento de alcance junto a consumidores finais. Em 2016 teremos a mais qualificada programação de nossa história, com mais de 250 em 100 locais da cidade de São Paulo, o que nos posiciona como o maior festival do gênero na América Latina e um dos cinco maiores do mundo.
Tu és um articulador do segmento, com experiências em vários campos à frente da Summit Promo. O que está faltando ao mercado nacional quando o assunto é design?
Não devemos generalizar: em algumas áreas o design nacional encontra-se no estado-da-arte internacional (aeronáutica, por exemplo). Em outras, temos tudo por fazer (design urbano e de serviços públicos, por exemplo). Também não existem soluções mágicas. É irresponsável – ou ingênuo – quem as propõem. Somos parte de um sistema maior, que tem de positivo um riquíssimo potencial criativo e uma resiliente força empreendedora que, infelizmente, lutam contra um dos piores ambientes de negócios do mundo. O que fazemos em nossos eventos, sempre integrados às lutas das principais entidades do setor, é conscientizar e mobilizar nosso “ecossistema” que só a visão de longo prazo e o trabalho conjunto vão criar no país a consciência de que o “design” é indispensável nos processos de inovação, que por sua vez são essenciais à competitividade nacional.
Qual o papel e o diferencial da High Design Expo no cenário das feiras do setor?
A feira nasce com a missão de inserir o Brasil no calendário mundial de eventos do segmento e ser a principal plataforma de exportações do setor de móveis. Além de promover negócios e o crescimento do setor, queremos valorizar o desenho autoral brasileiro e o seu criador, integrando os mundos criativo e produtivo, fortalecendo ambos. Temos também a convicção que os mais de 150 mil arquitetos e designers de interiores em atividade no país têm a nobre missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas, em seus ambientes residenciais e de trabalho. Principal público-alvo da High Design Expo, estes profissionais são os grandes tradutores dos conceitos de design, sustentabilidade e inovação aos consumidores finais. Completando as atrações serão realizados, simultânea e conjuntamente, outros tradicionais eventos do setor: o Congresso Nacional de Designers de Interiores, a Green Building Brasil Conferência e Expo e a exposição do Prêmio Salão Design, todos eventos âncora do DW!. Enfim, nosso diferencial é a garantia de negócios, conteúdos e experiências únicas, inéditas e exclusivas, em uma semana imperdível! Vai perder?
Como tu enxergas o atual cenário econômico moveleiro e do design no Brasil? Quais as estratégias assertivas para as empresas?
O país passa por uma crise política, econômica e de consciência, sem comparações nas últimas décadas. Não há crédito, as taxas de juros são astronômicas, a inflação está fora de controle e o desemprego acima de 11%. A construção civil, motor do setor moveleiro, apresenta quedas acumuladas superiores a 30%, nos últimos três anos. Some-se a isso um Estado caro e ineficiente, com sistema de representação comprometido. Neste cenário de “tempestade perfeita” é o valor das pessoas, empreendedores, trabalhadores e criativos, que fará toda a diferença nos mercados interno e externo.
Qual é o grande motor de crescimento do design na indústria moveleira? E qual o grande gargalo?
Os gargalos do setor hoje, não são exclusivos dos moveleiros e passam pelos pontos que respondemos na questão anterior. No mercado interno, tão logo a construção civil comece a reagir, teremos sinais imediatos de recuperação na venda de novos imóveis e reformas de antigos. Será fundamental também assumirmos postura mais proativa na cidadania-empresarial com maior participação na vida política brasileira, exigindo de nossos representantes, agendas estratégicas de nação, e não apenas as “paroquiais” e micro setoriais. No competitivo mercado externo é essencial a profissionalização e visão de desenvolvimento de relações de longo prazo, com prospecção de novos segmentos e nichos e adoção de padrões globais de qualidade.
Design, inovação e valor agregado são requisitos fundamentais para competir globalmente?
Os três amplos e complexos conceitos se complementam e são, sem dúvida, fundamentais em praticamente todas as áreas de negócios. Acrescentaria a elas a necessidade de investimento em Inteligência de Mercado, que guiará as empresas no desenvolvimento de soluções diferenciadas a seus clientes.
Quais são os eventos âncoras do DW?
Para a 5° edição, evento conta com muitas ações de peso que agitarão diversos pontos da cidade. O público poderá conferir todas as atrações que este ano estão agrupadas em três grupos: Feiras e Congressos (High Design – Home & Office Expo, MADE, CASA COR Arte & Design, Greenbuilding Expo 2016, CONAD e BOOMSPDESIGN); Instituições de Ensino (EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas, Centro Universitário Belas Artes, IED – Instituto Europeu de Design e Senac) e os Design Districts (D&D Shopping, Alameda Gabriel, Jardins, Paulista, Pinheiros e Vila Madalena).
Quantos eventos estão programados e indique os imperdíveis para visitação?
Teremos mais de 250 eventos distribuídos em mais de 100 locais. Gratuitos e pagos; para profissionais e consumidores finais; exclusivos para convidados e abertos ao público; de design de produto, gráfico, estratégico, moda, interiores e muitas outras categorias. São atrações para todos os gostos e bolsos. Deixo para cada um o prazer de montar sua própria agenda, acessando nosso programa digital. Sejam muito bem-vindos ao mundo do design!