No país, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) completou 100 anos em 2021. A entidade sem fins lucrativos e de livre associação está presente em todas as regiões por meio dos departamentos estaduais. Em Santa Catarina, como entidade profissional, cultural e independente, são 52 anos completados nesse mês de outubro em defesa dos arquitetos e urbanistas e de uma arquitetura de qualidade. “O IAB é o patrimônio dos arquitetos”, diz, entusiasmado, o presidente do departamento catarinense, arquiteto urbanista Luiz Alberto Souza.
A gestão 2020-2022 tem se movimentado de diferentes maneiras para ampliar o número de associados. Uma delas é o plano de saúde e odontológico que automaticamente associa o arquiteto à entidade, além de certificado digital e desconto na rede de parcerias. A atuação se dá também na realização de ações como organização de concurso público de arquitetura, participação em premiação nacional da categoria, ativação de grupos de trabalho e posicionamento em relação a debates e pautas da sociedade. O IAB também representa os arquitetos junto aos poderes públicos e órgãos nacionais. Hoje são 200 associados em um universo de 11.272 arquitetos em Santa Catarina.
Casa da arquitetura
Ao longo da história, o IAB foi mudando sua função, principalmente com a consolidação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). “O IAB é uma entidade com caráter cultural, nossa função é atuar na defesa de uma arquitetura abrangente e de qualidade”, reforça o arquiteto Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós-doutor pela Universidade de Sevilla/Espanha (2015). Ele destaca a necessidade de um espaço físico para a realização de atividades culturais, profissionais e na promoção da arquitetura.
Por isso, a entidade agora está em nova sede, uma casa com amplo jardim, localizada no bairro Estreito. A intenção é transformar o local na Casa da Arquitetura Catarinense, em 2022, com calendário de atividades. A sede já está aberta para receber presencialmente.
Premiação Nacional
A Premiação IAB 2021 – Edição do Centenário inaugura um novo momento na longa tradição de reconhecimento e consagração da arquitetura e do urbanismo promovido pelo IAB e pelos seus diversos Departamentos ao longo de sua história. No contexto das comemorações dos 100 anos da criação do IAB, os Departamentos Estaduais se alinham pela primeira vez com o objetivo comum de articular uma premiação nacional.
As premiações estaduais deste ano serão coordenadas em categorias equivalentes, de modo a garantir condições de equidade, para que então possam ser avaliadas conjuntamente em uma etapa nacional.
A Edição Centenário está dividida em duas etapas. A primeira etapa local, onde os vencedores passam para a segunda etapa – a nacional. As premiações serão vinculadas ao local da edificação e não ao estado onde se situam os escritórios.
A participação é aberta a associados da entidade. Será possível associar-se durante o período das inscrições. Para essa primeira edição, o IAB/SC convida os profissionais para se inscreverem, em uma ou mais, das categorias:
- Edificações;
- Interiores e Design;
- Urbanismo, Planejamento e Cidades.
A atual gestão do IAB/SC tem se empenhado em divulgar a expertise da entidade na organização de concursos públicos. “Há resistência por parte dos gestores por falta de conhecimento dos benefícios que essa modalidade traz como transparência, isenção no processo e mais opções para uma seleção de projetos com qualidade”, comenta.
O que faz o IAB
Cabe ao IAB, como organizador do Concurso: elaboração do Edital, Termo de Referência e demais documentos que integram as Bases do Concurso; produção e difusão da página do concurso na internet (todo o procedimento é realizado em meio eletrônico); gerenciamento das inscrições; recebimento dos trabalhos; composição da comissão julgadora, em conjunto com o promotor; gerenciamento do processo de julgamento
dos trabalhos; divulgação do resultado e premiação; exposição e divulgação dos trabalhos premiados e concorrentes.
Concurso para o “Centro Histórico do Casarão Gallotti”
Depois de 6 anos sem organizar concursos, o IAB/SC está coordenando o Concurso Público Nacional de Anteprojeto de Arquitetura e Urbanismo do “Centro Histórico do Casarão Gallotti”, em Tijucas (SC). As inscrições terminam dia 31 de outubro e o contrato do serviço de urbanismo e arquitetura é de R$ 132 mil reais. O valor da inscrição é de R$ 100,00.
“Escolher projetos de arquitetura e urbanismo a partir da modalidade de concurso público é a forma mais assertiva e democrática para a contratação pelo poder público”, afirma Souza, que é professor do Curso de Engenharia Civil- UDESC/Joinville. Historicamente o IAB defende essa modalidade de licitação por oferecer mais opções de projetos para escolha e com mais qualidade. O Terminal Rodoviário de Florianópolis é um exemplo icônico de projeto selecionado por meio de concurso.