O Roteiro Cultural Arte + Arquitetura – Como a arquitetura, o design e a arte podem transformar os espaços, foi um evento aberto e gratuito que integrou a Maratona Cultural 2024, proposto pela jornalista Simone Bobsin, editora do Portal ArqSC. “A proposta da ação foi levar o tema da arquitetura para dentro da Maratona Cultural e incentivar a percepção do público sobre arquitetura e sua relação com a cidade e a arte”, afirma.
O roteiro inclui uma caminhada pelas ruas Felipe Schmidt, Esteves Junior e Osmar Cunha onde estão localizados quatro edifícios e uma obra de arte urbana. A escolha considerou a distância do percurso e diferentes abordagens sobre o tema. Foram convidados para falar com propriedade sobre o assunto arquiteto César Floriano, professor aposentado da UFSC, fundador do Grupo de Arte Pública Latinoamericana (GEAP); arquiteto Gustavo Andrade, presidente do IAB-SC e professor na Udesc; Ingrid Etges Zandomeneco, arquiteta funcionária do antigo IPUF hoje SMPIU (Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana); a artista Giovana Zimermann que tem 25 anos de experiência em arte pública; os produtores Marina Tavares e Arturo Valle, do Studio de Ideias, que estão à frente do projeto Street Art Tour Floripa.
Participaram em torno de 40 pessoas, um número expressivo de arquitetos e não arquitetos interessados, o que traz uma certeza: a necessidade de ações como essa para criar uma CULTURA ARQUITETÔNICA na cidade.
Agradecemos a todas as pessoas que passaram por lá tão dispostas a ouvir e participar. Vamos fazer outras! E no meio do percurso teve sorteio do livro que documenta a arte pública em Florianópolis de 1990 a 2015.
Esta é a segunda ação proposta pela jornalista e ArqSC na Maratona Culturtal. Aqui tem a Visita Cultural realizada em 2023.
Informações dos edifício retiradas do livro Arte arquitetura obra cidade fruição pública: integração das artes no centro de Florianópolis da arquiteta e fotógrafa Camila Alba.
Edifício Palácio da Indústria (1957) – rua Felipe Schmidt, n° 485
• mural: artista Martinho de Haro
• projeto arquitetônico: Calvy de Souza Tavares
Edifício Bamerindus (1971-hoje lojas Renner) – rua Felipe Schmidt, n° 376
• painel: arquiteto e escultor Abraão Assad
• projeto arquitetônico: José Maria Gandolfi
Arte urbana VIVACIDADEVIVA, realizada pelos artistas Tio Trampo e Cris Pagnoncelli – calçadão da Felipe Schmidt
Top Tower Executive Center (década de 1990) – rua Esteves Júnior, nº 50
• obra de Giovana Zimmermann – escultura em aço inoxidável escovado de 2,70 x 3,50 m, 2002
• projeto arquitetônico: Clóvis V. Ghiorzi e Marcos B. Ghiorzi
Edifício Presidente (1968) – av. Prefeito Osmar Cunha, n° 525
• obra: artista Willy Zumblick
• projeto arquitetônico: Moyses Liz
Todas as fotos da galeria são do fotógrafo Fernando Willadino