Em um país com a maior biodiversidade do mundo, as plantas estrangeiras dominam a paisagem há séculos. Por isso é essencial falar sobre brasilidade no paisagismo. Quais plantas nativas podemos escolher para ornamentar nossos jardins? Onde comprá-las? Qual bibliografia existente para conhecermos as espécies brasileiras?
A jornalista Simone Bobsin, editora do Portal ArqSC, mediou – sábado, dia 12 de março – uma conversa com o botânico e paisagista paulistano Ricardo Cardim sobre “Paisagismo: o luxo está na brasilidade”, durante as várias atividades que marcam o lançamento do D/Yard, da Dimas Construções.
O paisagismo é apenas um dos itens que somam às outras escolhas para qualificar a vida urbana. Ricardo Cardim, que assina o projeto de paisagismo da edificação, provoca esse enfrentamento ao que ele chama de “erosão cultural”, ou seja, estamos perdendo nossas referências botânicas, por isso o resgate da brasilidade no paisagismo é a sua grande luta – assim como já aconteceu em outros campos do conhecimento como na gastronomia, no design, na arte.
O evento foi potente, participativo com público diversos que se encantou com a fala de Cardim. Deixamos aqui um registro do sábado à tarde.