Quanto mais plural e diverso um espaço, mais interessante e instigante ele se torna, abrindo caminho para o diferente, o espontâneo, inclusive em sua arquitetura e ambiência. O Franz Cabaret, o mais novo local de Florianópolis que abre a partir de 19 de novembro, comunica no nome sua identidade: um local que pretende oferecer uma experiência completa no cenário, nos espetáculos, com performance, gastronomia e o Camarim da Clica onde as pessoas vão poder criar novos personagens de si mesmos, um reduto para se divertir em momentos tão temerários como o atual.
Um cabaret é esse território sensual, cômico, que surpreende os mais diversos públicos. O Fraz anuncia uma agenda de arte potente para a inauguração com a produtora Evelin Orth, o empresário Tiago Rodrigues, o cineasta e músico Paulo Trejes, integrante da banda Macrophones, e a bailarina contemporânea Karin Serafin. A ideia do time é resgatar a irreverência desse tipo de local. “O Franz é um território livre de expressão com infraestrutura adequada. São 350 metros quadrados com infinitos cenários de experiências. Queremos acolher diversas faixas etárias, ser um endereço de entretenimento e cultura. Criar um movimento cabaret de criação”, conta Tiago Rodrigues, um dos sócios do local junto com Abreu Jr, Clica Voigt e Paulo Trejes.
O nome é uma homenagem a Carl Franz Albert Hoepcke, visionário alemão que pisou em solo catarinense com apenas 19 anos, desbravando e fortalecendo o comércio, indústria e navegação do Estado.
Casa tombada
Toda a agitação do cabaret irá acontecer em um casarão histórico tombado, anexo ao Armazém Rita Maria, com projeto de restauro do Ornato Arquitetura. Dividido em dois pavimentos com projeto luminotécnico da Allume Iluminação, interiores de Abreu Junior e cenografia compartilhada com a também arquiteta Clica Voigt. Na parte superior fica o restaurante que acomoda até 60 pessoas nas mesas. Neste piso, a área foi projetada para atender eventos de diferentes tamanhos já que o espaço pode ser isolado com cortinas. A gastronomia regional será o foco do cardápio assinado pelos chefs Adri Fernandes e Felipe Maggi.
No piso inferior é onde a magia acontece. O cabaret bar é um miniteatro com estrutura profissional para receber os espetáculos, tem cenografia de Marcos Carioni, e capacidade para 120 pessoas sentadas. Além do palco italiano, o ambiente conta com um mezanino, um bar e o Camarim da Clica.
Inauguração
A inauguração ocorrerá nos fins de semana dos dias 19, 20, 26 e 27 de novembro, a partir das 19h, para convidadas/os e interessadas/os em participar da grande festa. Ingressos aqui.
“Queremos que as pessoas se sintam à vontade, sintam o lugar com uma vibração diferente. É uma experiência que envolverá todos, com respeito e liberdade para desfrutar, para se fantasiar se a vontade despertar. E porque não até se arriscar pisando no palco, brincando numa programação de karaokê. Teremos noites para isso. Na agenda de estreia queremos trazer alegria com as performances circenses, também uma pitada de história e música. E, claro, surpresa reservada. A essência de todos está neste momento especial de apresentação do Franz Cabaret como movimento de criação”, comentam os sócios do projeto.
Equipe
Abreu Jr – Arquitetura e Decoração de Interiores, conceito histórico/arquitetônico e gastronômico da casa.
Clica Voigt – Decoração de Interiores e criadora do conceito estético do Cabaret.
Tiago Rodrigues – Conceito estrutural gastronômico, funcional e operacional da casa. Colabora com a curadoria musical do Franz Cabaret.
Paulo Trejes – Desenvolveu o conceito artístico do Cabaret, que abrange programação, eventos e projetos artísticos.
Eveline Orth – Curadoria artística (programação dos espetáculos).
Karin Serafin – Produção Artística.
Marcos Carioni, Paulo Trejes e Carlos Jr. – Cenografia do palco
Sérgio Osnildo – Desenho do som.
Irani Apolinário – Iluminação e cenotécnico.
Lu de Moraes – Comunicação.
Fonte: Simone Bobsin + assessoria de imprensa.