“Ninguém consegue segurar o ar” é o nome da exposição de Fran Favero que abre no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e marca a pre-estreia da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Polo SC, dia 20 de julho, às 17h.
Com curadoria de Juliana Crispe, Francine Goudel e Sandra Makowiecky, “Ninguém consegue segurar o ar” é a primeira mostra do Polo SC, que terá sede em Florianópolis, de julho a dezembro de 2019, com uma ampla programação, apresentando uma panorâmica do cenário da produção atual de Artes Visuais. São mais de 20 exposições coletivas e individuais, dentro do tema conceitual do evento: “Fronteiras em aberto”.
A exposição de Fran Favero apresenta vídeos, fotografias, trabalhos sonoros e outras proposições que acionam fluxos por entre orlas e palavras memoriosas e fronteiriças. Natural de Chopinzinho (PR), a artista vive e trabalha em Florianópolis, onde cursou a graduação e o mestrado em Artes Visuais pela UDESC. Em seus trabalhos, lida com questões que perpassam o território, a fronteira e a memória, com uma produção no campo dos multimeios, sobretudo em fotografia, vídeo, som e publicações de artista.
Intercâmbio, profissionalização e visibilidade
A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba está em sua 14ª edição e será realizada em 27 cidades de 11 países da América do Sul e Europa. No Brasil, terá sede nas cidades do Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel; no Distrito Federal, São Paulo capital e Florianópolis em Santa Catarina.
A curadoria do Polo SC é composta por Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky, que apostam na parceria com o evento internacional como um grande intercâmbio entre os visitantes do país, na profissionalização do setor, na visibilidade dos artistas que aqui produzem e das instituições que fomentam tal produção.
Os espaços culturais de Florianópolis que abrigarão as exposições são: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), Museu da Escola Catarinense (Mesc), Fundação Cultural BADESC, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Memorial Meyer Filho, Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, O Sítio e NaCasa – Coletivo Artístico.
SERVIÇO:
Exposição “Ninguém consegue segurar o ar” de Fran Favero
Curadoria de Juliana Crispe, Francine Goudel e Sandra Makowiecky
De 20 de julho a 8 de setembro
Abertura: 20 de julho às 17h
MASC: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600. Agronômica, Florianópolis.
Visitação: terça a domingo, das 10 às 21h.
Entrada gratuita. Acesse o museu aqui!
FICHA TÉCNICA
Apoio – Abrasabarca, ADOSC, ARQ/SC, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, ER, Fatto a Femme, Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Cultural Badesc, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Gika Voigt produção, Guerrilha Produtora, La Kahlo Bodega, Memorial Meyer Filho, Museu da Escola Catarinense, Museu de Arte de Santa Catarina, NaCasa – Coletivo Artístico, O Sítio, Portal Catarinas, Prefeitura Municipal de Florianópolis, UDESC
Organização e Curadoria 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Polo SC – Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky
Organização MULHER ARTISTA RESISTE – Francine Goudel, Gika Voigt, Juliana Crispe e Virginia Vianna
Curadoria Geral MULHER ARTISTA RESISTE – Juliana Crispe
Curadoria da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Adolfo Montejo Navas (Espanha/Brasil), Tereza de Arruda (Brasil/Alemanha), Massimo Scaringella (Itália/Argentina), Gabriela Urtiaga (Argentina), Ernestine White-Mifetu (África do Sul), Esenija Bannan (Uzbequistão/Alemanha), Fernando Ribeiro (Brasil), Brugnera (Brasil), Li Xiangning (China); Prêmio Jovens Curadores: Juliana Crispe (Brasil), Vivian Villanova (Brasil); CUBIC4: Stephanie Dahn Baptista (Brasil), Isadora Mattioli (Brasil), Fabrícia Jordão (Brasil).
Diretoria Executiva da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Luiz Ernesto Meyer Pereira (Diretor Presidente), Mônica Machado Lima (Vice-Diretora Presidente), Luiz Carlos Brugnera (Diretor Secretário)
Produção 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Polo SC – Francine Goudel
Realização – Bienal Internacional de Curitiba, UDESC, Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, Fundação Cultural Badesc, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Instituto Meyer Filho, Museu da Escola Catarinense, Museu de Arte de Santa Catarina, NaCasa – Coletivo Artístico, O Sítio,
Patrocínio – RICTV, Farmácia Ponta do Goulart, Salão de Beleza Kideki, Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, Gika Voigt produz
Mídia Partner oficial do evento – RICTV
Contato: poloscbienaldecuritiba@gmail.com