O escritório de arquitetura 3P Studio foi reconhecido pelo Retail Design Institute Brasil no 9º Prêmio Design Varejo, recebendo o segundo lugar na categoria Fashion com o projeto da loja Nutti, localizado no Centro de Florianópolis. A arquiteta Nathalie Pires foi à São Paulo, no início de dezembro, representar o escritório formado pela colega de profissão Aline Pires e pela engenheira Julia Prado.
O Retail Design Institute é uma associação internacional sem fins lucrativos dedicada à profissão de planejamento e design de lojas, fundada nos Estados Unidos em 1961, formando uma comunidade colaborativa de profissionais de arquitetura e design do setor de varejo com representantes de todo mundo. A 9a. edição do Concurso Anual celebra experiências de varejo excepcionais em 8 categorias: Fashion, Food Market, Food Service, Healthcare, Lojas especializadas, Serviços especializados, Quiosques, Visual Merchandise e Ativações. Por meio de um júri qualificado, são premiados os 3 melhores projetos de cada categoria dentre os projetos inscritos de todo o país. O projeto com a maior nota entre todos os inscritos recebe o prêmio “A loja do ano” e concorrerá no Concurso Internacional Anual de Design do Retail Design Institute, em Nova York.
A Nutti é uma loja de roupas infantis e o escritório buscou imprimir no espaço a essência da marca.
Texto enviado pelas profissionais.
Fotos Rafael Ribeiro
O principal objetivo desse projeto foi imprimir na nova loja da marca Nutti a identidade visual de suas roupas infantis e produzir uma loja empática e interativa. Peças atemporais e descontraídas precisavam ser expostas de maneira autêntica e inclusiva dentro da loja, onde mães e pais pudessem usufruir do espaço junto com seus filhos. A loja, por mais que tivesse como produto roupas e acessórios para crianças, deveria permanecer atemporal, única e chamativa aos olhares de pais da faixa etária de 30 a 40 anos, trazendo o ar de infância para o ambiente.
O layout
O projeto originou de um layout centralizado, utilizando a simetria da edificação como partido para o desenho do mobiliário. Criou-se grandes arcos na fachada para emoldurar a vitrine, uma grande mesa central serve para atendimento e as peças foram distribuídas tanto em araras orgânicas fixas nas paredes e aéreas quanto em móveis flexíveis. Esses móveis são divididos em pufes estofados e mesas de apoio em pedra e metal. De fácil locomoção e com alturas distintas, podem ser utilizados em diversas posições, permitindo expor as peças para diferentes faixas etárias, destacando itens ao olhar do espectador infantil e ainda servindo de assento para eventos.
A mesa ao centro permite mobilidade para o atendimento conforme a demanda. O desenho dos móveis, com linhas orgânicas e curvas, foi alinhado com a proposta de um espaço acessível e permeável. Optamos por uma vitrine flexível, com elementos que já estavam dispostos no interior da loja, de modo que possa mudar conforme a coleção. No perímetro da loja também dispomos de painéis que camuflam as portas de uso interno – acesso para copa, para estoque e escritório, ao lavabo e portas de armazenamento de produtos. Em tom claro e textura simples, os painéis são discretos, criando um pano de fundo para as roupas e logo da marca.
Experiência do cliente
Todo o circuito do cliente foi pensado para ser atendido a partir da simetria do layout, onde ele consegue percorrer a loja sem obstrução visual e finalizar na mesa central. Na entrada, um sofá e uma piscina de bolinhas para a interação da criança, permitindo maior tempo de permanência no local. No provador, foi projetado dois tamanhos de portas, um voltado para as crianças e outro para os adultos, assim a interação entre familiares pode acontecer também na experiência de provar as roupas para a compra.
As roupas são expostas tanto nas araras quanto nos móveis de apoio, muitas delas já são apresentadas com opções de combinações. Nas prateleiras altas e nos móveis abaixo das araras são dispostos produtos complementares como sapatos e acessórios. A marca ainda conta com peças de roupa adulta expostas em uma arara localizada junto ao caixa e na vitrine. A loja ainda possui lavabo com fraldário e copa.
Diferenciais
Para evitar consumo energético com a climatização, e queima das roupas, adicionou-se telas solares nas grandes vitrines de vidro. No alto do edifício, floreiras auto irrigáveis promovem uma sombra leve e trazem o verde para a fachada. No projeto de luminotecnia, aproveitamos o pé direito baixo para criar sancas e dispomos luminárias focadas no centro da mesa, vitrines e araras. Nas áreas de passagem, dois grandes perfis de LED marcam linearmente a simetria da loja. Nas araras e prateleiras, fitas de LED indiretas clareiam as roupas.
Todo o ambiente foi projetado com uma coloração quente e neutra com a possibilidade de dimerização. A iluminação natural da loja também é destaque. Todos os materiais usados foram pensados na facilidade de reprodução para outras lojas da marca. Priorizamos o uso de MDF branco e nude para os móveis, e um tom de MDF amadeirado que combinasse com o piso. Todos os móveis de apoio e araras priorizaram o uso do branco, com fácil retoque e reprodução. O basalto escovado do lavabo e das mesas de apoio também foi especificado considerando a facilidade de encontrar o material em todas as regiões onde a marca possa estar presente.