“Homem Brasileiro”, primeiro evento no Brasil a discutir as transformações no comportamento dos homens e as relações com o design e o mercado, ocorrerá pela primeira vez fora de São Paulo, em edição especial no Estado de Santa Catarina, que será na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, entre os dias 10 e 12 de abril. Criado e dirigido pelo designer e doutor em Comunicação e Semiótica, Mario Queiroz, o evento, que já está em sua 4° edição na capital paulista, reúne pesquisadores e profissionais de diversas áreas, além de promover o encontro entre fotógrafos e outros artistas.
O Campus UNIVALI Balneário Camboriú receberá a exposição “Homens fotografam o Homem Brasileiro” que teve grande visibilidade em agosto, em São Paulo, e traz importantes nomes de vários estados brasileiros. Haverá workshops de Fotografia e de Styling de Moda com Cesar Fassina e Cristiano Madureira, e diálogos com assuntos que permeiam as seguintes temáticas centrais: “A Casa do Homem Brasileiro” e “Homem Brasileiro – moda, consumo e vaidade”. Os temas serão abordados pelos seguintes profissionais convidados de São Paulo: Pedro Diniz, jornalista da Folha de São Paulo; Mônica Barbosa, da Revista Caras; Fabio Mariano Borges, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); Guilherme Amorozo, redator chefe da revista Casa Vogue e Mário Queiroz.
Entre os convidados de SC participantes dos diálogos estarão a professora Bianka Cappucci Frisoni, coordenadora dos cursos de Design de Moda, Design de Interiores e Design da Univali; o historiador e professor Renato Riffel que coordena a Modateca da Univali; a arquiteta e urbanista Aline Gasperin, da Rosecon; a arquiteta Gizelli C. Wippel, da Rosecon; o agente de modelos e celebridades Mauro Perez; o diretor criativo da marca Iarocheski, Lui Iarocheski e o empresário Cristiano Burger da Tecnoblu.
A programação completa do evento, com o currículo de todos os convidados, data e local das atividades e as inscrições estão disponíveis aqui, acesse. Há atividades gratuitas e pagas, e as vagas são limitadas.
Homens interpretam o Homem Brasileiro
A exposição “Homens interpretam o Homem Brasileiro”, apresenta obras inéditas de grandes nomes da fotografia brasileira contemporânea, ligados à moda e ao universo masculino, convidados a criar livremente a partir dos temas: origem, sexo, imagem. A exposição tem concepção de Mário Queiroz e curadoria de Cesar Fassina, que reuniu vinte fotógrafos de diferentes trajetórias e origens, mas de alguma maneira ligados ao masculino.
O catarinense Tavinho Costa, designer gráfico e diretor de arte, é um dos autores da mostra. Além dele, compõem a exposição coletiva os seguintes artistas: Alex Batista; Bruno Cals, Fred Othero; Bruno Soares; Franco Amendola; Cristiano Madureira; Rodrigo Marconatto; Rodolfo Ruben; João P. Teles; Jonathan Wolpert; Nicolas Gordim; Sergio Caddahque; Rogério Alonso; Rogério Cavalcanti e Fernando Sippel.
O evento
“Homem Brasileiro Edição Especial SC/ Univali ” é uma realização de Mario Queiroz em parceria com a Univali, sob a coordenação da professora Bianka Cappucci Frisoni, da Univali, com produção de José Augusto Fabron; assessoria de comunicação de Helena Augusta; e cenografia de Emerson Penso, Alexandre Reis Felipe, Aline Gasperin e Gizelli Wippel. A Construtora Rosecon é a patrocinadora oficial do evento, que conta ainda com o apoio da Karsten, da Tecnoblu, da Mobiliáa e do Convention Bureaux. (com assessoria de imprensa)