Para quem está de malas prontas ou pretende em breve desbravar a cidade, ficam minhas dicas:
A Plaza de la Revolución conhecida como o palco de manifestações e onde ocorriam os famosos e longos discursos de Fidel Castro. Ao redor da praça encontram-se edificações como o Memorial José Martí, dedicado ao político, filósofo, jornalista e poeta cubano. Nas redondezas estão o Teatro Nacional e o Ministério del Interior, com uma gigantesca escultura de Ernesto Che Guevara na fachada.
Passear no Bairro histórico de Vieja Habana é fascinante. A região é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO e concentra mais de 900 monumentos, incluindo o Palácio Presidencial e a Catedral. Nas ruas de Havana o povo demonstra seu amor pela música e dança. A cidade possui algumas das melhores escolas de ballet e companhias de dança, clubes de cinema e comédia animados, além de várias galerias de arte com exibições um tanto ecléticas, como a da Calle Opispo e o Museu Nacional de Bellas Artes.
Em Havana avista-se facilmente livrarias por toda parte. É uma cidade que inspira e atrai escritores, poetas e filósofos. Não admira que artistas de renome como Ernest Hemingway e Federico Garcia Lorca tenham estabelecido raízes por lá.
O F.A.C. é imperdível! Um lugar onde todos os tipos de manifestações artísticas se misturam: moda, música, instalações artísticas, cinema, pinturas, esculturas e design. Tudo isso reunido em um local de encontro de pessoas de diversas culturas, idades e nível social. Um espaço único, cheio de vida e surpresas. Fica na antiga El Cocinero, originalmente sede da empresa de eletricidade de Havana e depois transformada em uma fábrica de azeite.
Vale muito a pena assistir o show e jantar no Rosália de Castro. A Sociedade Cultural Rosália de Castro está localizada no mezanino do Palácio da Marquesa de Villalba. O show é do símbolo musical cubano: grupo Buena Vista Social Club, uma associação de Havana fundada em 1932 e muito famosa nas primeiras décadas do século XX, que ainda movimentam as noites de Havana.
Em Havana indico dois restaurantes: o La Fontana tem música ao vivo e, como estávamos em um grupo grande, ficamos em uma sala reservada e lá fizemos uma grande festa! Jantamos pratos típicos e dançamos ao som de músicas locais. A decoração é inusitada, com vários lagos com peixes e aquários. Já o Paladar VistaMar é bem contemporâneo, com uma cozinha internacional, comandada pelo proprietário, que foi chef em cruzeiros internacionais. O restaurante tem uma excelente vista para o oceano, de onde é possível apreciar as ondas do mar quebrando.
Para quem não dispensa um pedal, visitamos a Velha Havana de bicicleta e depois pegamos uma balsa e fomos em direção a vilarejos onde o turista não chega. Conseguimos sentir a vida afastada de Havana, simples, pobre, parada no tempo e abandonada. (Fonte: assessoria de imprensa)
Arquiteta Cris Passing, esteve em Havana (Cuba) a convite do Núcleo Catarinense de Decoração Regional Florianópolis.