Muitas ações são necessárias para criar e fomentar o mercado da fotografia autoral em Santa Catarina. Articulando diferentes pontas dessa cadeia, a curadora Lucila Horn desenvolve vários projetos, entre eles a Feira Arte Foto, que acontece até dia 9 de novembro, e uma agenda de conteúdo para ativar o debate acerca da fotografia autoral.
Por isso, a equipe da 5ª edição da Feira Arte Foto, realizada pelo Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA e Helena Fretta Galeria de Arte, promove as Conversas Arte Foto 2020. O evento é gratuito e tem como o objetivo refletir sobre diferentes aspectos que envolvem a Fotografia autoral, da criação até a apresentação ao público. Afinal, a feira tem um papel educativo bastante importante na formação de público. Quem acompanhou a fala da Lucila na visita guiada à exposição conseguiu entender o quanto o campo da fotografia é complexo e gigante.
Para entender e valorizar a fotografia autoral é preciso conhecer, ter informação e repertório. Como diz a curadora, “mais vê quem mais sabe”. A arquiteta Luciana Bossle comentou durante a visita sobre a necessidade de formação para os arquitetos, que são atores protagonistas na especificação de obras de arte aos seus clientes.
Agenda
Serão 5 encontros com a mediação do NEFA, que acontecerão nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2020, realizados na plataforma zoom com transmissão pelo facebook do NEFA
Faça aqui sua inscrição para participar da sala.
Dia 28, às 10h. FOTOGRAFIA AUTORAL, com Marcelo Greco, Soninha Vill, e os coordenadores do NEFA Lucila Horn, Marcelo Fernandes e Flávio Fernandes.
Dia 29 às 10h. FOTOGRAFIA: IMPRESSÃO, MONTAGEM E CONSERVAÇÃO, com Endrigo Righetto do Multicor Atelier de Impressão e Nicolau Piratininga da Peixeseco produções.
Dia 29 às 17h. A FOTOGRAFIA AUTORAL EM PROJETOS DE INTERIORES, com a jornalista Simone Bobsin do ArqSC, e os arquitetos Evandro Gaspar e Marcelo Salum.
Dia 30, às 10h. IANDÉ: FRANÇA/BRASIL NO UNIVERSO DA FOTOGRAFIA, com Glaucia Nogueira e Ioana Mello, da plataforma IANDÉ.
Dia 30 às 17h. A GALERIA COMO ESPAÇO DE ENCONTRO ENTRE A FOTOGRAFIA AUTORAL E O PÚBLICO, com a galerista Helena Fretta e a pesquisadora e curadora Luana Wedekin do Centro de Artes/UDESC.
Então, se você quer entender sobre esse mercado e se informar sobre a fotografia no campo da arte, não pode perder.