O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, instituição de ensino superior referência nas áreas de Economia Criativa, criou um curso de extensão em parceria com o designer Marcelo Rosenbaum.
O curso denominado “Design Essencial – o Design como processo de transformação” pretende oferecer uma nova consciência, com intuito de potencializar e inspirar os participantes nos vários aspectos de suas atuações com grupos e organizações, capacitando-os para buscar resultados em ambientes variados de empreendedorismo socioambiental.
Os encontros serão realizados aos sábados e serão abordados assuntos como Biomimetismo, Empreendedorismo Socioambiental, Ética, Neurociência, entre outros. Além de aulas teóricas, os alunos terão a oportunidade de realizar uma imersão de cinco dias na comunidade de Ivaporunduva, conhecida por ser a mais antiga do Vale do Ribeira, localizada ao sul do Estado de São Paulo.
O curso foi idealizado pelo professor da Belas Artes, Fernando Puccetti Laterza, em conjunto com Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela, sócios no escritório Rosenbaum, e Mônica Barroso, diretora do Instituto A Gente Transforma.
O Design Essencial é uma metodologia criada por meio das experiências e vivências junto às comunidades com o projeto A Gente Transforma e tem como objetivo olhar para a cultura brasileira em suas manifestações mais autênticas e tradicionais para descobrir, despertar e potencializar seus valores essenciais por meio de projetos inovadores.
“Queremos que o curso seja uma jornada de transformação, de aperfeiçoamento da capacidade empreendedora dos participantes em projetos socioambientais, através da observação e autoconhecimento, por isso ele é destinado aos profissionais e estudantes de todas áreas”, explica o professor Fernando Laterza.
Com carga horária de 86 horas e com duração prevista de quatro meses, as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de agosto no site da instituição (www.belasartes.br/