Reduto de arte, cultura e encontros, o Tralharia completa em outubro três anos desde que inaugurou seu espaço no centro histórico de Florianópolis. O local, frequentado por artistas, boêmios e amantes da cultura, preparou um mês com programações muito especiais para comemorar em grande estilo. A agenda de eventos atende todos os gostos: de shows, peças de teatro, à bailinhos e rodas de conversas. Já nesta semana, a quinta-feira (13) terá a Roda de Conversa – Cidades: Espaços de Angústias, Espaços de Desejos; na sexta-feira (14) Leitura Dramática – Peça “In On It” e no sábado (15), e para animar o fim de semana, a festa “Militar é Verbo”.
Apesar de estar completando três anos, a história do Tralharia começou muito antes. Guto Lima, um dos sócios, colecionava antiguidades e mantinha uma kombi com a qual participava de feiras e garimpos. Luiz Henrique Cudo, amigo de longa data – desde 1993 -, chegou a ir junto algumas vezes. Aliando isso à amizade que já tinham, motivaram-se a abrir o espaço, que une objetos vintage, ambiente agradável e boas cervejas – algo que só veio aumentar o charme do centro histórico da cidade, que há tempos passa por um processo de revitalização.
Vamos pro Tralha?
Com o tempo, o local conquistou o patamar de ser um espaço que abriga e recebe muito bem a arte. Já é uma tradição na casa a realização exposições (fotografia, artes plásticas), lançamento de livros, música e debate sobre os mais diversos temas. E o lugar aconchegante está em sintonia com a arte, no térreo e também no segundo andar da casa. É ali que acontecem muitos encontros informais de roteiristas para conversar com amigos e equipe sobre o próximo documentário, um projeto cultural em construção. Quando tem shows – jazz, rock ou blues, geralmente – a festa invade a calçada. No movimento, diversas tribos se misturam.
“A ideia sempre foi ter um espaço contínuo que se reinvente a partir da sua própria história. Isso que vem acontecendo ao longo desses três anos”, revela Guto, um dos sócios. Por ser tantas coisas num mesmo local, é difícil resumir tudo o que o Tralharia representa. O outro sócio, Cudo, complementa: “É um local de encontro, de trocas de experiências, de formação de laços, e considerando o momento atual, diria até que uma espécie de refúgio. E são esses, para mim, os maiores valores do Tralharia: primar pelas relações, pelos afetos, de forma que não vejo do lado de cá do balcão apenas clientes, mas muitos amigos, companheiras e companheiros, pessoas que, ao frequentar o Tralharia, fazem junto ele ser o que é: esse espaço tão múltiplo, agradável, no coração da cidade”. (com assessoria de imprensa)
Programação Completa
13/09 – Roda de Conversa – Cidades: Espaços de Angústias, Espaços de Desejos
14/09 – Leitura Dramática – Peça “In On It”
15/09 – Festa MILITAR É VERBO / Oficina Pública de Perguntas / Intervenção Constituintes Urbanos – Sandro Clemes com Peça na faixada
18/09 – Roda de Chorinho
19/09 – Abertura Exposição Fê Luz / Somos Plurais! – Roda de Conversa
20/09 – Peça Teatral – Grupo Experiência Subterrânea
21/09 – Peça Teatral – Grupo Experiência Subterrânea
22/09 – Salão Festa da Constituinte – Encerramento da Mostra Bienal Paralela de Arquitetura e Arte
25/09 – Redesign – Roda de Conversa
26/09 – TralhaNight 80’s – Bailinho com DJ Gustavo Monteiro
27/09 – Abordagens para o Jornalismo independente na cobertura das eleições – Roda de Conversa
28/09 – Roda de Conversa – LIXO
29/09 – Embalos de Sábado à Tarde com Toicinho Trio / Feira Livre / Exibição de Vídeos com Coletivo Pintô Sujera
02/10 – Bailinho com DJ Fernando Galo
03/10 – Show Acústico com Gustavo Cabeza
04/10 – Debate Democracia Direta
05/10 – Roda de Conversa – Economia Criativa
06/10 – Embalos de Sábado à Tarde com Trovão Rocha Trio / Café com Serifa / Projeto 3×4 – Radilson
09/10 – Roda de Chorinho
10/10 – Debate Arte Contemporânea
11/10 – Tralharia Tropikal – Bailinho com DJ Gustavo Monteiro
13/10 – Embalos de Sábado à Tarde com Trio Bapho de Lagartixa / Feira de Adoção de Animais / Caminhadas do Centro com Rodrigo Stupp
16/10 – Abertura Exposição de Aniversário Tralharia 3 Anos
17/10 – Leitura Dramática – Peça “Crime”, com Grupo Armação
18/10 – Sarau Saudade Macunaíma Substantivo
20/10 – Festa de Aniversário – Tralharia 3 Anos
Serviço
“Tralharia completa 3 anos”
Quando: de 13/09 à 20/10
Onde: Tralharia – R. Nunes Machado, 104 – Centro
Evento Gratuito