Por redação
Apaixonada por design, a empresária Mariana Amaral lançou a agência de design scout MACTALENTS, um caça-talentos no setor. Inaugurada há três meses, já conta com 13 designers em seu portfólio, e a partir da nova seleção de profissionais, passa a contar com a curadoria de Rodrigo Almeida, sócio da agência. O desafio é contribuir para a profissionalização e valorização dos novos talentos do design brasileiro no Brasil e no exterior.
Foto: Cauê Diniz
Confira entrevista exclusiva para o portal:
Qual a atuação da agência MACTALENTS no segmento de design?
Do ponto de vista prático, nós assessoramos no gerenciamento da carreira de cada designer, posicionamento no mercado, prazos e entregas enfim, trabalhamos todo o escopo profissional tanto no que se refere ao dia a dia como os de aspectos mais intangíveis e conceituais da carreira de cada um.
Nosso papel é ajudar na construção individual de cada carreira e gerar visibilidade em abrangência nacional e internacional nos diversos mercados e não só de arquitetura e decoração.
Também atuamos na área de cenografia, design gráfico, palestras e coordenação de estilo e coleções.
Como se dará a parceria com os designers?
Funcionamos como plataforma e suporte. Trabalhamos não só na captação de clientes, mas acompanhamos todo o desenvolvimento do projeto até a sua entrega. Outro aspecto importante é que criamos um planejamento para a carreira dos designers, cuidamos de seu posicionamento e relacionamento com mercado.
Os designers dispostos a juntar esses diversos pontos e entender as questões de responsabilidade e comprometimento para com o cliente estão prontos pra fazer parte de nosso time.
Qual o critério de escolha dos designers para integrarem a agência?
Os primeiros 13 designers foram escolhidos por mim e, a partir deste ano, conto também com o olhar do Rodrigo Almeida, curador associado, além de um dos designers do time. Todos eles foram escolhidos pelas suas habilidades complementares por que assim podemos oferecer uma gama maior de possibilidades para indústria e o mercado em geral.
Quais atributos você considera necessário ao designer para integrar o perfil da agência?
Em nosso time existem diferentes perfis. Procuramos nomes com grande potencial de procura pelo mercado e nomes mais autorais para introduzir inovações. O interessante do ponto de vista dos designers é que por mais que seu conceito corresponda a um estilo é necessário fazer cruzamentos, algo que os desafie.
Qual a perspectiva para 2016 em relação a atuação da agência e a busca por novos designers?
Valorizar o desenho autoral de qualidade ajudando jovens na construção de suas carreiras. Fazer com que nosso time de designers trabalhe muito para que o mercado mude sua percepção em relação a eles. O designer autoral deve ser figura central para o desenvolvimento não só estético, mas técnico e de receita das empresas.
Atualmente no cenário nacional existe um crescente interesse pelo design assinado, ou seja, o objeto projetado por um designer. Nosso foco é criar um suporte estratégico em relação ao mercado e a carreira dos designers. Acreditamos que este elo precisa ser definitivamente estabelecido para que tanto as empresas como os designers possam exercer uma comunicação fluente com seu público.
No momento em que as empresas estão tendo que se reinventar para superar a crise, o design torna-se um diferencial agregando valor ao produto.