Com a chegada da exposição de Gaudí a Florianópolis, um grupo de arquitetos radicados em SC resolveu criar uma iniciativa para valorizar a arquitetura regional inspirada na catalã. A Mostra “Paralela: Além de Gaudí, aqui” não tem fins comerciais e é realizada por profissionais independentes que pretendem levantar o debate acerca da arquitetura regional. Aplaudo a iniciativa do grupo que viu uma oportunidade para chamar a atenção para o que tem de muito bacana em nosso território.
“Paralela: Além de Gaudí, aqui” é um circuito de exposições, intervenções, debates e ações em Florianópolis que buscam repensar o fantástico na arquitetura. As atividades ocorrem de 10 de setembro a 31 de outubro, em diferentes pontos de Florianópolis, com entrada franca.
Arquitetos, escritórios e coletivos da capital catarinense foram provocados a discutir a convergência de arte e arquitetura. A ideia é criar um diálogo regional a partir da chegada da mostra “Gaudí, Barcelona 1900” na cidade, em exposição no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) até 30 de outubro.
O circuito é organizado pelos escritórios Bloco B, LOTO e Lucas Reitz e tem como convidados uma nova geração de arquitetos da ilha de Santa Catarina. Gabriela Foés, Gabriela Almeida, Fabiana Heidemann, Mato, Praia e Urbe também tem ações confirmadas.
A temática é abordada nas formas de ações urbanas, exposição de trabalhos, palestras, debates, conversas em escritórios, além de produções arquitetônicas, audiovisuais e textuais.
Ações
Para começar, o Bloco B Arquitetura fez um mapeamento de edificações em “Arquiteturas fantásticas: Gaudís daqui, excentricidade e natureza”. Por meio de um mapa interativo e passeios guiados, o público poderá conhecer prédios com estéticas únicas na cidade, como o caso de uma casa na praia da Solidão, que nasceu da ideia de trabalhar técnicas da cerâmica na arquitetura.
Já os arquitetos da LOTO e helicoidal farão uma exposição documental chamada “Biorealismo: Paisagens e ruínas de Hans Broos e Roberto Burle Marx”. A ideia é apresentar projetos dos arquitetos para Santa Catarina e refletir sobre as urbanidades fantásticas não realizadas.
O arquiteto Lucas Reitz irá expor colagens fotográficas do projeto “TILT”. São cinco obras que exploram possibilidades das formas arquitetônicas através de manipulação de imagens fotográficas digitais. Há fragmentos de diversas cidades do mundo, incluindo Florianópolis.