Para transbordar dentro da nossa área de atuação, apresentamos o projeto ArqSC colaboradores. Toda semana iremos publicar novos artigos, enriquecendo o debate nos campos da arquitetura, design, urbanismo, cidade e produção cultural. Entendemos que o nosso objetivo é o de propor conteúdos relevantes, dar espaço para a crítica, para a expressão individual. O momento é de excesso de informação e de certa forma, sem nenhuma pretensão, queremos filtrar e trazer textos mais densos que refletem o pensamento dos autores.
Então fique ligado que toda semana tem artigo novo no Portal. Acessa o artigo da semana aqui!
Nossos colaboradores foram um time de peso, diverso, transdisciplinar, que farão abordagens pessoais sobre temas variados em seus campos de atuação.
Camilla Ghisleni – arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2014) e mestre em Urbanismo, Cultura e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Sócia-fundadora do escritório Bloco B arquitetura e Escola Livre de Arquitetura. Colaboradora da equipe editorial do site internacional de arquitetura ArchDaily Brasil.
Maria Pilar Arantes, arquiteta e pós-graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fundadora do Centro de Artes e Design em 1999, um centro de pesquisa, ensino e difusão do design de interiores. Colabora com revistas e portais especializados em arquitetura e design de interiores. Autora do livro “Fundamentos da Estética em Design de Interiores” lançado pela Editora MSPublishers. Estudiosa de História da Arte pela universidade espanhola UNED e colaborado do ArqSC desde 2018.
Néri Pedroso – Formada em comunicação social/jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), vive em Florianópolis (SC). Jornalista, diretora da NProduções, com atuação em projetos culturais. Implantou projetos jornalísticos como cadernos e suplementos especiais, entre os quais “Anexo”, do jornal “A Notícia” (1989/1993 e 2000/2005); “Plural” no “Notícias do Dia” (2008- 2011). No mesmo jornal, assina a coluna “Secos&Molhados” (2009-2011) e, mais tarde, entre 2012 e 2018, a coluna “Mosaico”. É autora do livro “Hassis” (Tempo Editorial) e “Coletiva de Artistas de Joinville: Construção Mínima de Memória” (Fundação Cultural de Joinville) e do catálogo/livro “Superlativa Marina” (Instituto Juarez Machado), entre outros. Integra desde 2013 a equipe técnica do Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea; a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), a Academia Catarinense de Artes e Letras (Acla) e, como sócia-fundadora, faz parte da diretoria do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke/Instituto Schwanke, em Joinville. Atualmente atua como vice-presidente e integrante do conselho curatorial.
Paolo Colosso é professor no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Programa de Pós-Graduação (2020-2022). Estudou na École Nationale Supérieure d´Architecture de Grenoble (2004-2005), graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). Tem graduação em Filosofia pela Unicamp (2012), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2015), onde desenvolveu também sua tese de doutorado. Em 2018 realizou estágio supervisionado por Michael Löwy na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris. Autor do livro Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a Bigness e o big business( Annablume, 2017). É membro do grupo Teoria Urbana Crítica no Instituto de Estudos Avançados(IEA) da USP e do laboratório Indisciplinar da EA-UFMG. Junto à rede BrCidades, ganhou prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, categoria Urbanidade (2019).
Rodrigo Gonçalves, também conhecido como Gonça, é arquiteto, artista e professor. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursou Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professor de Projeto Arquitetônico do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da UFSC. Coordena o Grupo Quiasma: Estudos e pesquisas interdisciplinares em arquitetura, corpo e cidade (ARQ/UFSC). Em seu processo criativo busca atuar num campo ampliado da arquitetura e urbanismo pesquisando seus limiares com a arte contemporânea.
Sandro Clemes é administrador de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e designer de interiores pelo Instituto Brasileiro de Design de Interiores (IBDI). Trabalha há 20 anos com atividades ligadas à construção civil e elaboração e gestão executiva de projetos de interiores residenciais, comerciais e corporativos. Desde 2011 desenvolve trabalhos em cenografia e cenotécnica para espetáculos teatrais em variadas escalas, curadoria e expografia em mostras e eventos nos campos da arquitetura, design e artes performativas.