O ano de 2015 foi decisivo para as designers Mariana Guolo e Caroline Freitas, formandas em Design de Produto na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), de Criciúma, quando escolheram como tema de projeto final de graduação a proposta de inserir o design no contexto das empresas familiares que fazem parte, nos segmentos de calçados masculinos e semijoias. Em comum, as designers identificaram a necessidade de construir uma identidade própria , reconhecer melhor o público alvo e agregar mais valor aos produtos de marcas já consolidadas regionalmente.

Protótipo calçado Derby [fonte: Arquivo Mariana Guolo – 2015].
No caso do projeto para a empresa de calçados masculinos, a qual está no mercado há 40 anos e produz 1000 pares dia, Mariana identificou um processo fechado, com foco na produção, desenvolvido a partir de informações coletadas pela área comercial e aprovadas internamente por diversos setores. Segundo Mariana, “o processo atual de criação não possui um prazo e datas específicas, apenas são elaborados modelos físicos conforme a pesquisa feita durante o ano. Nota-se também que não existe uma etapa para a escolha do tema, ou o conceito da coleção. O último quadro do processo é a produção, quando o produto vai para o mercado pelas mãos dos representantes, a fim de se realizarem as vendas e perceber sua aceitação.“ A proposta desenvolvida divide-se em três níveis: estratégico, tático e operacional.
Protótipo calçado Oxford [fonte: Arquivo Mariana Guolo – 2015].

Fluxograma do processo de criação atual da empresa de calçados [fonte: Arquivo Mariana Guolo – 2015].
O nível estratégico irá descrever o cenário futuro e tem como objetivo definir a missão, visão e valores. No nível tático, os objetivos de médio prazo são: conduzir as tarefas operacionais além da comunicação entre os setores e melhorar o setor de criação, bem como o processo de desenvolvimento de novos produtos. No nível operacional, as ferramentas importantes da pesquisa irão abranger a persona, a situação de uso do calçado, análise de tendências, painéis semânticos e os fatores que proporcionam relevância para o projeto.
Mapa mental [fonte: Arquivo Mariana Guolo – 2015].
Cada nível terá datas específicas para realizar as tarefas, mesmo no nível estratégico, o qual possui prazos mais longos. Outro fator que será indispensável é a revisão durante certo tempo do novo processo assim como novas demandas, “mas toda a equipe deverá estar de acordo com a alteração proposta”, conclui Mariana. Como exemplo prático, foram idealizadas três tipologias: Básica, Fashion e Vanguarda. E desta última nasceram as linhas Derby e Oxford (protótipos).
Para a empresa de semijoias, no mercado regional há mais de 28 anos, Caroline concentrou-se no nível operacional e considerou que a gestão do design terá como função criar uma estratégia que permita a inserção na cultura do design e torná-la mais competitiva. Atualmente a empresa não possui um setor de design que desenvolva seus produtos.Grande parte das peças são adquiridas ainda em seu material bruto de fornecedores e finalizadas com os processos galvanoplásticos, visto que a empresa dispõe de know-how e um setor específico de galvanoplastia. Os produtos criados partem da montagem de acessórios de metal, pedrarias e modelos de correntes, uma vez que conta com um grande acervo desses materiais.
Houve a necessidade da implantação de um departamento de design que guiasse todas as etapas do processo de criação, para que a marca ganhasse ainda mais destaque no mercado, por meio da diferenciação de seus produtos. A pesquisa possibilitou a compreensão do tema, além de demonstrar a relevância do design e sua cultura no interior da empresa, visto que a gestão, mesmo que ao nível operacional, é capaz de modificar os processos organizacionais.
A busca de maior êxito comercial estabeleceu uma forte aproximação com seu consumidor e maior percepção dos acontecimentos do mundo, os quais irão interferir nesta relação.

3D Gargantilha | 3D Detalhe Barbicacho Gargantilha [fonte: arquivo Caroline Freitas – 2015].
Foi desenvolvida uma coleção explorando a linguagem clássica dos acessórios, denominada ”Eterna” e composta por brincos, pulseiras e gargantilhas, para o público feminino, com faixa etária de 25 a 40 anos.
3D Detalhe Brinco.
3D Brinco. | 3D Pulseira.
Fichas técnicas dos produtos.
O processo de desenvolvimento partiu de ferramentas como painéis semânticos e análise de tendências para uma maior aproximação com o público alvo, seguido de renders e modelagem 3D, bem como o desenvolvimento de modelos e protótipos.
Painel Semântico Público Alvo Projeto Semi Joias
Painel de Inspiração
Imagens Tema da coleção.
Geração de Alternativas de Gargantilhas.
Geração de Alternativas de Brincos.
Geração de Alternativas de Pulseiras.
O projeto de Mariana Guolo foi orientado pelo designer Haron Fabre enquanto o projeto de Caroline Freitas, pelo designer Fabio Brodbeck, sob a coordenação do designer Igor Drudi, professores do Curso de Design UNESC.


































Protótipo calçado Oxford [fonte: Arquivo Mariana Guolo – 2015].
Mapa mental [fonte: Arquivo Mariana Guolo – 2015].
3D Detalhe Brinco.
3D Brinco. | 3D Pulseira.
Fichas técnicas dos produtos.
Painel Semântico Público Alvo Projeto Semi Joias
Painel de Inspiração
Imagens Tema da coleção.
Geração de Alternativas de Gargantilhas.
Geração de Alternativas de Brincos.
Geração de Alternativas de Pulseiras.

